Como cancelar um pedido no app do iFood?

A gente sabe que problemas acontecem e, às vezes, cancelar o pedido pode ser necessário.

Entender como funciona o processo de cancelamento pode ajudar a tornar essa experiência mais tranquila. Confira aqui tudo que você precisa saber!

Quando você pode cancelar o pedido?

Existem 5 momentos em que você pode realizar o cancelamento e, a depender do caso, receber o reembolso integral ou parcial. São eles: antes da confirmação do pedido, depois da confirmação, enquanto a loja estiver preparando / separando, durante a entrega e depois do pedido entregue.

Vem conferir no detalhe sobre cada uma dessas situações.

1 - ANTES DA CONFIRMAÇÃO DO PEDIDO

Restaurantes, Mercado, Farmácia, Pet Shop, Bebidas e Shopping

Nesse caso, não há necessidade de consultar a loja, porque ela ainda não começou o preparo. Você receberá o reembolso do valor integral.

Veja como cancelar o pedido no iFood nesta situação. (aba expansiva)

1 - Abra o app do iFood e clique em “Pedidos”

2 - Clique em “Ajuda” no pedido que quer cancelar

3 - Na parte “Como podemos te ajudar”, selecione “Quero cancelar meu pedido”

4 - Inclua as informações solicitadas

2 - DEPOIS DA CONFIRMAÇÃO, mas antes da loja iniciar a preparação

Mercado, Farmácia, Pet Shop, Bebidas e Shopping

Nesta etapa, você pode cancelar o pedido e terá reembolso do valor total.

Importante: a loja também tem o direito de cancelar nessa etapa quando, por exemplo, está enfrentando alguma dificuldade sistêmica, não conta com pessoas entregadoras disponíveis para fazer a entrega ou até quando falta algum item solicitado por você.

Veja como cancelar seu pedido no iFood neste cenário. (aba expansiva)

  1. Abra o app do iFood e clique em “Pedidos”
  2. Clique em “Ajuda” no pedido que quer cancelar
  3. Na parte “Como podemos te ajudar”, selecione “Quero cancelar meu pedido”
  4. Inclua as informações solicitadas

3 - ENQUANTO A LOJA ESTIVER PREPARANDO / SEPARANDO

Mercado, Farmácia, Pet Shop, Bebidas e Shopping

O cancelamento pode ser realizado tanto em situações em que o pedido está dentro do prazo de entrega, quanto para cenário de atraso (quando ultrapassa 30 minutos do prazo estimado). O reembolso é integral.

Restaurantes

Para pedidos em Restaurantes, consideramos atraso na entrega quando ultrapassa 10 minutos do prazo inicial estimado. Por exemplo, se seu pedido estava com previsão de entrega entre 19:00 e 19:10, ele será considerado atrasado a partir de 19:10, que é quando você poderá solicitar uma nova previsão de entrega.

O restaurante será notificado e terá a chance de propor um novo prazo de entrega a você ou propor diretamente o reembolso do valor total do pedido. Mas fique tranquilo: existe um prazo limite de 5 minutos para que essa proposta seja feita. Assim que ela for enviada, você será avisado pelo app e terá até 5 minutos para aceitar ou recusar. Caso você não esteja de acordo com o novo prazo, você poderá solicitar o cancelamento do pedido.

Já quando você solicita o cancelamento sem que o pedido esteja atrasado, o restaurante é notificado para decidir se aceita ou recusa.

O estabelecimento pode recusar se entender, por exemplo, que o preparo do pedido está avançado e não conseguirá reutilizar os itens. Caso ele recuse ou não responda a sua solicitação durante o tempo indicado na tela, não será possível cancelar o pedido.

Veja como solicitar o cancelamento do pedido durante a etapa de preparo ou separação se ele estiver dentro do prazo. (aba expansiva)

  1. Abra o app do iFood e clique em “Pedidos”
  2. Clique em “Ajuda” no pedido que quer cancelar
  3. Selecione “Tenho um problema com o meu pedido”,
  4. Em “Que tipo de problema?”, busque a opção que melhor se encaixa

Veja como solicitar o cancelamento do pedido durante a etapa de preparo ou separação se ele estiver atrasado. (aba expansiva)

  1. Abra o app do iFood e clique em “Pedidos”
  2. Clique em “Ajuda” no pedido que quer cancelar
  3. Selecione “Tenho um problema com meu pedido”
  4. Clique em “Meu pedido está atrasado”

4 - DURANTE A ENTREGA DO PEDIDO

Você pode solicitar o cancelamento durante a entrega do pedido, ou seja, quando já saiu da loja, mas existem cenários diferentes a depender de onde fez o pedido.

Mercado, Farmácia, Pet Shop, Bebidas e Shopping

Você pode solicitar o cancelamento e o reembolso integral caso o pedido esteja atrasado.

Para essas lojas, consideramos atraso na entrega quando o pedido ultrapassa 30 minutos do prazo estimado. Por exemplo, se seu pedido estava com previsão de entrega entre 19:00 e 19:10, ele será considerado atrasado a partir de 19:40.

Pode não haver reembolso quando o cliente não é localizado no local de entrega informado no app. Se entender necessário, o cliente pode entrar em contato com o nosso canal de atendimento para mais informações.

Cancelamento de pedidos em Restaurantes

Se o seu pedido ainda estiver dentro do prazo estimado de entrega, você pode até cancelar, mas não será possível receber reembolso. Isso acontece porque o restaurante já preparou o pedido e a pessoa entregadora provavelmente já está a caminho — nesse caso, o custo já foi gerado.

Agora, se o pedido estiver atrasado e a entrega for de responsabilidade da loja, o restaurante será notificado e terá a chance de propor um novo prazo de entrega a você ou propor diretamente o reembolso do valor total do pedido. Mas fique tranquilo: existe um prazo limite de 5 minutos para que essa proposta seja feita. Assim que ela for enviada, você será avisado pelo app e terá até 5 minutos para aceitar ou recusar.

Nos pedidos de restaurante, quando a entrega é realizada pela própria loja parceira, consideramos que há atraso quando o prazo estimado é ultrapassado em 10 minutos. Por exemplo: se a entrega estava prevista entre 19h00 e 19h10, ela será considerada atrasada a partir das 19h20. É a partir desse momento que você pode solicitar um novo prazo de entrega. Caso você não esteja de acordo com o novo prazo, você poderá solicitar o cancelamento do pedido.

Cancelamento feito por loja ou pessoa entregadora durante a entrega

Vale lembrar que as lojas e pessoas entregadoras também podem cancelar o pedido durante a etapa de entrega, quando, por exemplo, identificarem algum problema que impeça de concluir a entrega. Um desses casos é quando a pessoa entregadora não encontra o cliente ou, ainda, quando não há um consenso do local que a entrega deve ser feita.

Também é importante ficar atento ao prazo de retirada do pedido. Ao chegar no local de entrega, a pessoa entregadora aguardará até 10 minutos no endereço informado. Esse é o tempo máximo para que o pedido seja retirado. Caso esse prazo seja excedido e não haja contato ou retirada por parte do cliente, o pedido poderá ser cancelado sem possibilidade de reembolso. Neste cenário, o cliente poderá entrar em contato com o iFood para contestar a possibilidade de reembolso.

ATENÇÃO: quando você seleciona um endereço de entrega ao fazer o pedido no app, é sua responsabilidade estar neste local no horário estimado de entrega e não em outros endereços informados em mensagens no chat, por exemplo. Caso você tenha selecionado um endereço errado, não será possível fazer essa alteração por meio de mensagens com a pessoa entregadora ou com o nosso atendimento, porque o iFood considera somente o endereço informado no momento de finalização do pedido.

Como solicitar o cancelamento do pedido durante a etapa de entrega se ele estiver dentro do prazo estimado. (aba expansiva)

  1. Abra o app do iFood e clique em “Pedidos”
  2. Clique em “Ajuda” no pedido que quer cancelar
  3. Selecione “Tenho um problema com meu pedido”
  4. Em “Que tipo de problema?”, busque a opção que melhor se encaixa

Como solicitar o cancelamento do pedido durante a etapa de entrega se ele estiver atrasado (mais de 15 minutos). (aba expansiva)

  1. Abra o app do iFood e clique em “Pedidos”
  2. Clique em “Ajuda” no pedido que quer cancelar
  3. Selecione “Tenho um problema com meu pedido”
  4. Clique em “Meu pedido está atrasado”

DICA para não precisar cancelar: ative as notificações para receber atualizações do pedido, sempre confira o endereço de entrega, se a forma de pagamento selecionada está correta ou, ainda, se incluiu todos os itens que precisava e o cupom disponível que gostaria.

5 - DEPOIS QUE O PEDIDO FOI ENTREGUE

O prazo para solicitar um cancelamento é de até 7 dias corridos para pedidos em Mercado, Pet Shop, Farmácia, Bebidas, Shopping. Neste cenário, o cliente pode ter o reembolso parcial ou integral. A devolução do produto poderá ser solicitada como condição para o cancelamento.

Já para Restaurantes, você tem até 48 horas após a entrega do pedido para abrir uma reclamação. Quanto antes você reportar o problema, melhor — em alguns casos, a loja pode ser notificada para tentar resolver a situação diretamente com você.

Fique tranquilo! Quando a loja for acionada, ela terá um prazo máximo de 10 minutos para sugerir uma das opções:

  1. Aceitar a reclamação, concordando com o cancelamento;

  2. Recusar a reclamação (ou seja, não concorda com o cancelamento);

  3. Fazer uma proposta de negociação, como oferecer um reembolso (total ou parcial), reenvio dos itens ou até um cupom de desconto para usar na própria loja.

Sempre que a loja fizer uma proposta, você será notificado pelo app e terá até 15 minutos para aceitar ou recusar.

Se a loja não responder no prazo, recusar sua reclamação ou se você não concordar com a proposta, você pode pedir que o iFood analise o caso e decida sobre o cancelamento.

Resposta pelo app

Independentemente do cenário, após a sua solicitação de cancelamento, o restaurante vai te informar imediatamente sobre a resposta pelo app e, se ele não responder dentro do prazo indicado na tela, recusar a solicitação, não resolver seu problema ou, ainda, você não concordar com o reembolso sugerido, você pode pedir uma análise do seu caso para o atendimento do iFood tomar a decisão sobre o cancelamento do pedido.

Para isso, é importante enviar comentários explicando com detalhes o motivo da solicitação de cancelamento pelo aplicativo do iFood. Por exemplo, se o pedido chegou com itens errados, você deve enviar fotos da nota fiscal, dos itens errados e descrever a situação para que o iFood analise e entenda se o pedido deve ser cancelado de forma integral, parcial ou não deve ser cancelado.

Não fazemos reembolsos ou cancelamentos de pedidos por motivos relacionados a características que não impactam a segurança alimentar. Nestes casos, sugerimos que o cliente faça a avaliação do pedido e deixe seu comentário para expressar a sua experiência na loja parceira. Isso ajudará outros usuários e também permitirá que a loja melhore a sua operação e atendimento.

É importante reforçar que em casos que não atendem às normas de vigilância sanitária, como alimentos estragados ou contaminados, o cancelamento e reembolso ainda serão permitidos. Nossa prioridade é garantir que você receba alimentos seguros e de qualidade.

Veja como cancelar seu pedido no iFood depois de entregue. (aba expansiva)

  1. Abra o App do iFood e Clique em “Pedidos” no canto inferior da tela

  2. Busque o Pedido que deseja cancelar e clique em “Ajuda”

  3. Depois, clique em “Tenho um problema com meu pedido”

  4. Ali, você pode selecionar o motivo pelo qual deseja cancelar

  5. Inclua as informações solicitadas

MELHORIA CONTÍNUA

E se o pedido consta como entregue, mas você não recebeu?

O código de entrega é uma forma de verificação de que o pedido foi entregue para a segurança tanto do cliente quanto da pessoa entregadora. Esse código só deve ser informado à pessoa entregadora no momento da entrega do pedido, pois através dessa confirmação podemos entender que o pedido foi devidamente entregue.

DICA: Informe o código ao entregador quando for solicitado para que ele libere o pedido. Não compartilhe o código pelo chat.

Ajuda com o código

Ah, se tiver um problema com o código de confirmação e a entrega, você pode solicitar ajuda através do App e o iFood vai pedir o seu relato para entender o que aconteceu e, assim, definir se o pedido deve ou não ser cancelado.

Você também poderá avaliar seus pedidos diretamente no aplicativo, deixando sugestões valiosas para que as lojas continuem aprimorando seus serviços.

REEMBOLSO

Como acompanhar o prazo de reembolso no iFood?

O seu reembolso depende da forma de pagamento escolhida, dos prazos das bandeiras do cartão de crédito e dos bancos.

Para acompanhar é fácil, basta clicar para seguir o passo a passo. (aba expansiva)

  1. Abra o app do iFood e vá em “Pedidos”;
  2. Encontre o pedido que solicitou o estorno;
  3. Entre neste pedido e clique em “Ajuda”
  4. Depois, selecione “Acompanhar meu reembolso”
  5. Por lá, é possível acompanhar os prazos e métodos de pagamento definidos para o reembolso.

Se após o prazo o reembolso ainda não estiver disponível, entre em contato com o iFood através do App em “Ajuda”, dentro do pedido que solicitou o reembolso.

IMPORTANTE: em alguns cenários optamos por estornar o valor na própria carteira do cliente disponível no app do iFood, e não na forma de pagamento utilizada na transação daquele pedido. Isso acontece após algumas tentativas de reembolso sem sucesso no método utilizado e, neste caso, é uma decisão tomada pensando em não reter o dinheiro do cliente e devolvê-lo o mais rápido possível dentro do prazo informado. Se for o seu caso, você pode visualizar esse valor clicando em “Perfil”, depois “Pagamentos” e “Saldo disponível”.

A gente espera ter esclarecido suas dúvidas. :heart:

107 curtidas