Por diversas vezes já tivemos relatos de usuários por aqui dizendo que não conseguiu o reembolso porque seu pedido não foi entregue ou porque o entregador simplesmente informou que o pedido foi entregue sem nem ao menos ter ido na residência do mesmo.
As vezes a pessoa caiu em um golpe e nem sabe que foi vitima, pois os golpistas estão se utilizando de táticas inusitadas.
O golpe é praticado da seguinte forma: O entregador realiza uma ligação para o cliente alegando que não esta conseguindo localizar o endereço e solicita o numero de telefone dele dizendo que com essa informação vai conseguir completar o trajeto ou mandam mensagem através do chat pedindo o numero, muitos acabam passando a informação pois só quer receber o seu pedido logo. Porém com essa simples informação para aqueles que não mudaram o código do pedido ( pode acessar o passo a passo aqui nesse tópico Bora falar de Segurança - Código de 4 dígitos ) os golpistas ficam sabendo os quatro últimos digito do seu celular que se refere ao código de entrega que eles precisam para finalizar a entrega e dizer ao @ifood que o pedido foi entregue.
Qual o prejuízo você pode ter com esse golpe?
Além de não receber o seu pedido e a depender da situação ficar com fome, ficar sem sua compra de mercado ou farmácia, ficar com um prejuízo financeiro pois pagou por algo que não recebeu, você também ganha uma super dor de cabeça para tentar reverter essa situação toda, pois muitos acabam não conseguindo ter contato com o suporte do ifood no aplicativo e aí tem que ir em outros canais para resolver esse problema.
Por esse motivo vamos aprender a como se proteger desse caso acima em específico
- Sempre desconfie de solicitações estranhas no chat ou por ligação de entregadores parceiros do ifood
- Caso o seu código continua sendo os últimos dígitos do seu celular, novamente recomendo a leitura desse tópico Bora falar de Segurança - Código de 4 dígitos
que ilustra muito bem como alterar ele a cada pedido que vai realizar.
- Só repasse o código de segurança após você já estiver com pedido em mãos (NUNCA, EM HIPOTESE ALGUMA, passe o código antes de estar com o seu pedido pois existe entregadores más intencionados que alegam que estão com problema na internet e que não estão conseguindo finalizar e tentam voltar com o seu pedido para a loja e no final você vai receber a mensagem que o seu pedido foi entregue e o resultado disso: NOVAMENTE uma DOR DE CABEÇA E PREJUÍZO para resolver).
Outro golpe praticado muitas vezes em compras de mercado: Você realiza a sua compra muitas vezes a do mês pelo aplicativo do ifood aproveitando alguma oferta ou cupom, porém com a correria do dia a dia, você acaba esquecendo de ficar de olho e ver se o seu pedido já saiu para a entrega e é aí que um golpista se aproveita, pois como você não esta atenta você não consegue verificar se o entregador esta a caminho da sua casa e se o mesmo já chegou no seu endereço, ele informa ao @ifood que já chegou no seu endereço e não te encontrou e com isso o aplicativo vai te notificar que você tem 10 minutos para responder ele dando mais detalhes do seu endereço como mostra o print abaixo
Vou usar esse caso que aconteceu com a minha mãe como exemplo e como eu evitei dela ter tomado esse golpe.
Minha mãe estava acompanhando o pedido mas no momento que ela largou o celular para ir ver a panela na cozinha, o telefone dela começou a tocar e como eu estava trabalhando não consegui atender mas vi algumas notificações do ifood e uma delas era a mensagem acima onde dizia que o entregador não tinha conseguido localizar o nosso endereço, no mesmo momento sai no portão e não tinha nenhum carro ou moto na rua que pudesse indicar que se tratava do entregador, retornei ao aplicativo e percebi essa situação do print abaixo
O entregador estava com outras entregas além do pedido da minha mãe e informou ao ifood que não tinha localizado o endereço, se eu não tivesse respondido a interação da notificação e enviado várias mensagens para ele perguntando aonde ele estava para eu poder auxiliar ele, simplesmente sem nem responder a interação o ifood enviou uma nova notificação com essa informação abaixo
Podem ver pelo print que esse entregador estava muito longe do mercado que ele retirou o pedido e mais longe ainda da minha casa e com essa nova notificação eu consegui rastrear ele. Ao chegar aqui em casa ele veio com uma desculpa esfarrapada tentando sair dessa tentativa frustrada desse golpe.
Se eu não tivesse visto a notificação a tempo o ifood tinha cancelado o pedido feito pela minha mãe, ela iria ficar com um baita prejuízo (pois com as novas regras de cancelamento que vocês podem ler aqui nesse tópico ela não teria o reembolso) e o entregador que estava longe pra caramba do meu endereço e do mercado tinha ficado com o pedido para ele.
Ah Rafa mas tem como evitar esse golpe aí?
No momento eu só sei de um e por mais que a correria do dia a dia as vezes atrapalha é ficar acompanhando o seu pedido, principalmente quando ele sai para ser entregue pois assim você evita ter uma dor de cabeça como eu tive.
Para mim é melhor perder alguns minutinhos acompanhando o seu pedido do que ter uma dor de cabeça e prejuízo financeiro que são causados por esses parceiros más intencionados que estão cadastrados no app do ifood.
Rafa os golpes acabam por aí?
A resposta para essa pergunta é NÂO
Por incrível que pareça alguns estabelecimentos cadastrados no ifood também estão aplicando golpes nos clientes. E como funciona esses golpes?
Você realiza a compra de um lanche por exemplo, recebe a notificação dizendo que seu pedido saiu para a entrega e do nada recebe uma mensagem do estabelecimento dizendo que o pneu da moto do entregador furou e que não vai conseguir realizar a entrega aí eles pedem para o cliente cancelar a compra no aplicativo e pedem para fazer um pix que eles vão mandar o pedido pelo uber flax por exemplo, se a pessoa acaba fazendo ela fica no prejuízo pois não recebe o lanche e ainda fica sem o dinheiro.
- Quando isso acontecer com você não aceite fazer transferências por fora do aplicativo, se poder cancele o pedido e refaça em uma loja de confiança e eu recomendo repassar para o ifood o que aconteceu no suporte para que eles possam tomar as medidas cabíveis contra esse estabelecimento.
Fique sempre de olho também pois esta ocorrendo muito de falsos perfis se cadastrando por grandes lojas com endereços inexistentes para aplicar golpes nas pessoas, se ficarem com dúvidas sempre pesquise na internet para verificar se aquela loja de fato existe e se encontra naquele endereço cadastrado e qualquer coisa sempre relate essas situações para o suporte do ifood.
Espero que com essas informações acima e com o meu relato da tentativa do golpe do mercado possa alertar mais e mais pessoas a ficar mais expertos e antenados. Caso eu fique sabendo de novos golpes trarei para vocês ficarem cientes e expertos para poder evita-los.