Golpes praticados no iFood! Como evita-los!


Por diversas vezes já tivemos relatos de usuários por aqui dizendo que não conseguiu o reembolso porque seu pedido não foi entregue ou porque o entregador simplesmente informou que o pedido foi entregue sem nem ao menos ter ido na residência do mesmo.
As vezes a pessoa caiu em um golpe e nem sabe que foi vitima, pois os golpistas estão se utilizando de táticas inusitadas.
O golpe é praticado da seguinte forma: O entregador realiza uma ligação para o cliente alegando que não esta conseguindo localizar o endereço e solicita o numero de telefone dele dizendo que com essa informação vai conseguir completar o trajeto ou mandam mensagem através do chat pedindo o numero, muitos acabam passando a informação pois só quer receber o seu pedido logo. Porém com essa simples informação para aqueles que não mudaram o código do pedido ( pode acessar o passo a passo aqui nesse tópico Bora falar de Segurança - Código de 4 dígitos :iphone:) os golpistas ficam sabendo os quatro últimos digito do seu celular que se refere ao código de entrega que eles precisam para finalizar a entrega e dizer ao @ifood que o pedido foi entregue.
Qual o prejuízo você pode ter com esse golpe?
Além de não receber o seu pedido e a depender da situação ficar com fome, ficar sem sua compra de mercado ou farmácia, ficar com um prejuízo financeiro pois pagou por algo que não recebeu, você também ganha uma super dor de cabeça para tentar reverter essa situação toda, pois muitos acabam não conseguindo ter contato com o suporte do ifood no aplicativo e aí tem que ir em outros canais para resolver esse problema.
Por esse motivo vamos aprender a como se proteger desse caso acima em específico

  • Sempre desconfie de solicitações estranhas no chat ou por ligação de entregadores parceiros do ifood
  • Caso o seu código continua sendo os últimos dígitos do seu celular, novamente recomendo a leitura desse tópico Bora falar de Segurança - Código de 4 dígitos :iphone:que ilustra muito bem como alterar ele a cada pedido que vai realizar.
  • Só repasse o código de segurança após você já estiver com pedido em mãos (NUNCA, EM HIPOTESE ALGUMA, passe o código antes de estar com o seu pedido pois existe entregadores más intencionados que alegam que estão com problema na internet e que não estão conseguindo finalizar e tentam voltar com o seu pedido para a loja e no final você vai receber a mensagem que o seu pedido foi entregue e o resultado disso: NOVAMENTE uma DOR DE CABEÇA E PREJUÍZO para resolver).

Outro golpe praticado muitas vezes em compras de mercado: Você realiza a sua compra muitas vezes a do mês pelo aplicativo do ifood aproveitando alguma oferta ou cupom, porém com a correria do dia a dia, você acaba esquecendo de ficar de olho e ver se o seu pedido já saiu para a entrega e é aí que um golpista se aproveita, pois como você não esta atenta você não consegue verificar se o entregador esta a caminho da sua casa e se o mesmo já chegou no seu endereço, ele informa ao @ifood que já chegou no seu endereço e não te encontrou e com isso o aplicativo vai te notificar que você tem 10 minutos para responder ele dando mais detalhes do seu endereço como mostra o print abaixo


Vou usar esse caso que aconteceu com a minha mãe como exemplo e como eu evitei dela ter tomado esse golpe.
Minha mãe estava acompanhando o pedido mas no momento que ela largou o celular para ir ver a panela na cozinha, o telefone dela começou a tocar e como eu estava trabalhando não consegui atender mas vi algumas notificações do ifood e uma delas era a mensagem acima onde dizia que o entregador não tinha conseguido localizar o nosso endereço, no mesmo momento sai no portão e não tinha nenhum carro ou moto na rua que pudesse indicar que se tratava do entregador, retornei ao aplicativo e percebi essa situação do print abaixo

O entregador estava com outras entregas além do pedido da minha mãe e informou ao ifood que não tinha localizado o endereço, se eu não tivesse respondido a interação da notificação e enviado várias mensagens para ele perguntando aonde ele estava para eu poder auxiliar ele, simplesmente sem nem responder a interação o ifood enviou uma nova notificação com essa informação abaixo

Podem ver pelo print que esse entregador estava muito longe do mercado que ele retirou o pedido e mais longe ainda da minha casa e com essa nova notificação eu consegui rastrear ele. Ao chegar aqui em casa ele veio com uma desculpa esfarrapada tentando sair dessa tentativa frustrada desse golpe.
Se eu não tivesse visto a notificação a tempo o ifood tinha cancelado o pedido feito pela minha mãe, ela iria ficar com um baita prejuízo (pois com as novas regras de cancelamento que vocês podem ler aqui nesse tópico ela não teria o reembolso) e o entregador que estava longe pra caramba do meu endereço e do mercado tinha ficado com o pedido para ele.
Ah Rafa mas tem como evitar esse golpe aí?
No momento eu só sei de um e por mais que a correria do dia a dia as vezes atrapalha é ficar acompanhando o seu pedido, principalmente quando ele sai para ser entregue pois assim você evita ter uma dor de cabeça como eu tive.
Para mim é melhor perder alguns minutinhos acompanhando o seu pedido do que ter uma dor de cabeça e prejuízo financeiro que são causados por esses parceiros más intencionados que estão cadastrados no app do ifood.

Rafa os golpes acabam por aí?
A resposta para essa pergunta é NÂO
Por incrível que pareça alguns estabelecimentos cadastrados no ifood também estão aplicando golpes nos clientes. E como funciona esses golpes?
Você realiza a compra de um lanche por exemplo, recebe a notificação dizendo que seu pedido saiu para a entrega e do nada recebe uma mensagem do estabelecimento dizendo que o pneu da moto do entregador furou e que não vai conseguir realizar a entrega aí eles pedem para o cliente cancelar a compra no aplicativo e pedem para fazer um pix que eles vão mandar o pedido pelo uber flax por exemplo, se a pessoa acaba fazendo ela fica no prejuízo pois não recebe o lanche e ainda fica sem o dinheiro.

  • Quando isso acontecer com você não aceite fazer transferências por fora do aplicativo, se poder cancele o pedido e refaça em uma loja de confiança e eu recomendo repassar para o ifood o que aconteceu no suporte para que eles possam tomar as medidas cabíveis contra esse estabelecimento.
    Fique sempre de olho também pois esta ocorrendo muito de falsos perfis se cadastrando por grandes lojas com endereços inexistentes para aplicar golpes nas pessoas, se ficarem com dúvidas sempre pesquise na internet para verificar se aquela loja de fato existe e se encontra naquele endereço cadastrado e qualquer coisa sempre relate essas situações para o suporte do ifood.

Espero que com essas informações acima e com o meu relato da tentativa do golpe do mercado possa alertar mais e mais pessoas a ficar mais expertos e antenados. Caso eu fique sabendo de novos golpes trarei para vocês ficarem cientes e expertos para poder evita-los.

38 curtidas

topconteudo :clap::clap::clap::clap::clap:

Li todinho, eu só sinto muito pelo problema que vocês passaram, um absurdo alguém querer se aproveitar para que o outro tenha prejuízo, e se tratando de mercado, piora mais ainda.

Mas que bom que deu tudo certo no final!


Desconfiem de quem pede o código antes de chegar a sua residência, desconfiem.

13 curtidas

Que topico mais que necessário para todos nós clientes que usamos o app do ifood, com essas informações podemos nos proteger e evitar um pouco de cair nesses golpes que estão acontecendo ultimamente!! :clap:t2: topconteudo

13 curtidas

Realmente não podemos confiar mesmo!

9 curtidas

O pior foi ele chegar aqui contando uma historia tentando se safar. Porém eu consegui evitar ter essa dor de cabeça e prejuízo para minha mãe.
E me lembrei de outro caso, até tentei achar aqui a conversa que iria colocar no tópico da vez que o estabelecimento pediu o número do telefone por mensagem isso bem antes do ifood escutar nossas sugestões e mudar o codigo de segurança. Como eu já tinha lido aqui na comunidade o ifood dizendo que não era para passar nenhum dados por mensagem eu respondi essa informação ao estabelecimento que o próprio ifood pedia para nós usuários a não passar dados por mensagem que eles já tinha o nosso endereço quando recebia o nosso pedido e não precisava do meu telefone para isso

11 curtidas

topconteudo

8 curtidas

Sempre temos que ficar atento nos golpes que são aplicados hoje em dia, pois eles sempre tentam se atualizar neles e criam novos e se não ficarmos atualizados e ligados a gente acaba caindo em algum

11 curtidas

topconteudo

Parabens pelo topico, um assunto extremamente importante.

11 curtidas

É tanto relato que vemos não somente aqui na comunidade mas nas redes sociais que precisamos sempre estar alertando aos novos usuários e aos antigos também sobre essas praticas por parte desses golpistas e também mostrar que não estamos imunes a esses golpes, pois infelizmente podemos nos deparar com um parceiro do ifood que não esta com boas intenções seja ele um entregador ou um estabelecimento cadastrado no aplicativo

12 curtidas

Realmente e agora com as IA temos que ter cuidado dobrado, não sei vocês mais eu sempre recebo ligações que do outro lado nao falam nada e desligam na sua cara, antes eu sempre atendia o telefone falando alo, com essas IA hoje em dia eu nao atendo mais nenhum numero desconhecido falando alo, eu espero o outro lado falar primeiro antes de me pronunciar verbalmente e na maioria das vezes não falam nada ou é gravação, nos dias de hoje está difícil conviver com tantos golpes por ai

9 curtidas

Verdade viu, aqui tive um problema com entrega recente. Nao sei se foi tentativa de golpe, mas pedi um lanche, passaram do prazo e eu estendi mais 20minutos pra entregarem, passou novamente do prazo e eu pedi reembolso, eles pediram mais 20 minutos e eu recusei.
Nessa de esperar quase todos os restaurantes ja estavam fechados.

11 curtidas

Acho esse golpe um nos mais perigosos porque a gente acha que se tá no ifood é confiável ! Por isso é tão importante a gente avaliar o pedido!
Bom tópico @rafadias importante demais ficarmos bem atentos e informados topconteudo

11 curtidas

@Isislima Eu já passei por cada coisa que se eu contar aqui vocês vão ficar pasmos. Essa sua situação já me ocorreu também e eu fiquei tão fula da vida que pedi o ifood para cancelar e fui dormir sem pedir nada em outro lugar. Mas já recebi ameaças de um estabelecimento porque eu abri reclamação do produto que me enviaram, esse eu fiquei com medo real do que a pessoa poderia fazer, relatei o caso na época para o suporte e não sei no que deu pois infelizmente não tive retornos mas nessa loja eu nunca mais pedi nada e até avisei a minha irmã e mãe para passar longe dela, pois sim ela esta ativa ainda no ifood

11 curtidas

Depois que eu recebi ameaças por parte de um estabelecimento novo no ifood, hoje eu evito ao máximo fazer pedidos nessas novas lojas. Eu sei que eu deveria incentivar os novos empreendedores e eu faço mas quando a gente passa por certas situações a gente fica meio com pé atrás e eu priorizo as lojas que já conheço

13 curtidas

Caramba absurdo. estabelecimento fazer ameaça…

9 curtidas

Eu achei perfeita essa suas dicas para evitar golpes é muito bom mesmo, podermos ser precavidos ate que o ifood estabelaca mais segurança para nos clientes topconteudo

9 curtidas

@rafadias chegou a ir na Delegacia?

7 curtidas

Também achei um absurdo isso, ameacar o consumidor desse jeito, ifood deveria ter banido ele do app absurdo ele estar funcionando ainda

11 curtidas

Sim, falou que iria vir aqui na minha casa e outras coisas

Não, a minha única reação no dia foi tirar print da conversa no chat e abrir uma reclamação junto ao suporte do ifood

9 curtidas

Deveria ter aberto um BO

9 curtidas