Estive pensando em meios possíveis e funcionais aqui, na questão do aumento de furto dos pedidos ifood.
A opção de mudar o código de entrega, é ótima ; mas já provou não ser o suficiente pra evitar que alguns entregadores mal intencionados, fiquem com as compras após o mesmo ser informado.
Teve relatos aqui de pessoas que foram forçadas a passarem o código por ameaça
Logo , percebemos o quanto é necessário mais formas de dificultar essas ações criminosas.
Não vi essa ideia por aqui ou em outro local, por isso quis compartilhar.
E se o ifood, criasse a entrega verificada em duas etapas?
Como os bancos digitais já o fazem.
No modelo atual, assim que informamos o código, consta como compra entregue, o ifood notifica instantaneamente; por isso a dificuldade em reembolso de quem informou o código, quando avisa que não recebeu o pedido posteriormente.
Nessa ideia, imagino primeiro a informação desse código, seguido de uma mensagem instantânea “Confirme aqui se recebeu seu pedido” enquanto não houver essa confirmação , fica como compra pendente de entrega .
Por mais que o entregador mal intencionado não ligue pra isso e fique com a compra, o consumidor ifood não fica no prejuízo, não é justo pagar por algo que não recebemos.
Na minha opinião, pode funcionar essa ideia; mas quero saber o que acham, seria viável?? faria a diferença na plataforma??
É algo a se pensar porém não vai inibir o uso dessa funcionalidade por clientes mal intencionado pra relatar pedido não entregue e solicitar estorno
Temos que encontrar alguma opção mesmo!!!
Infelizmente existem muitas de mal caráter
É , tem também essa questão sim @Vinimed ; mas com algumas adaptações, pode vir a ser justa pra ambos.
Quem sabe né
Os relatos desses problemas só aumentam @Nathaliasb , creio que novas ferramentas pra evitar ou inibir isso, precisa surgir logo
Ai o comprador mal-intencionado nunca confirma o recebimento e abusa dos pedidos de reembolso.
Pensei isso. E tambem tem aquela pessoa que esquece de apertar no confirmar entrega por n razões. Acho que tinhamos de pensar em uma outra maneira. Do mesmo jeito que o entregador ameaça o cliente a passar, ele vai continuar ameaçando pra confirmar no app da pessoa, e vai gerar mais atrito num geral entre entregador x cliente.
Gente, acho que swmpre vai ter malandro no mundo, as funcionalidades tendem a aumentar a dificuldade, mas os golpistas vivem em achar brechas
Sim, uma boa ideia viu. Concordo, seria algo valido sim pra o aplicativo, e minimizaria o tanto de reclamação com relação a isso.
A Uber por exemplo, já tem uma opção que serve tanto de segurança para ele quanto para o passageiro, que ambos só iniciam a viagem quando um passa o código para o outro, o passageiro confirma ao motorista o seu código e o motorista passa o código dele pra ele, eu ainda não tenho essas atualizações, ao que entendi esta em fase de testes ainda, mas já é algo bem real.
Sim, infelizmente pode ocorrer porém toda ideia é passiva de melhorias, certamente o ifood sua sagaz equipe, tem atalhos pra aperfeiçoar e deixar sua plataforma mais justa né.
Mas o começo é assim, ideias nascem e em conjunto a gente chega lá
E SE, fossem obrigatoria as fotos…alem dos códigos…porque ai confirmaria que o pedido foi entregue e esta no local, o cliente nao consegue burlar…nem o entregador. porque ai tem GPS na parada tambem.
Claro, TUDO arrumam um jeito de burlar, mas, quanto mais dificultar mais demonstra que estão atentos a segurança do processo.
Com adaptações eu creio que ajudaria bastante viu Josi
Há falhas em todas as instituições, facilitando golpes pra todo lado, mas não pode é deixar correr solto né, tem que mudar pra frear ao menos esses golpistas, seja entregador, cliente mal intencionado também etc…
É tipo erva daninha né @natanista , burlam formas de dar golpe pra todo lado
Nossa @Mfranca ,quanto mais a gente pensa nisso, mais ideias surgem, só que nem tudo parece ser funcional no fim.
Pensei nessa questão de fotos também, hoje muita entrega que recebo de pedidos online, o entregador tira foto do pacote em minhas mãos, o que confirma que recebi sim; dessa forma também pode ser viável, acho né.
exato eu tambem recebo assim, de outros aplicativos de entrega ! acho seguro…
só nao pode deixar tirar foto do rosto da pessoa pq ai aplicam outros golpes…
Ia comentar isso. Eu sou uma que esqueço … sem maldade kkk
Os correios, por exemplo, eles tiram foto…
É uma boa sacada mesmo!!!
A ideia da nossa amiga @JoiceCosta é super valida!
Podem ter aqueles que queiram usar a esperteza? Pode… Mas não irá* muito longe!
De todas as formas parece haver brechas né @Vivi
Sempre vai existir má intenção de um ou de outro, tanto por parte de quem entrega quanto quem pediu.
A ideia em si, é deixar claro no app, quando não houver o recebimento de fato, pro consumidor não ficar no prejuízo.
Pode haver um alerta também no app, pro consumidor apertar, tipo ‘código enviado sob pressão’…assim o app automaticamente nota que há algo de errado e abre suporte pra entender o que houve.
É complicado pensar na fórmula ideal, pra golpe nunca tem né, mas da pra evoluir nisso sim.
“é uma ótima idéia”
e hoje já acontece em algumas plataformas como a shopee por exemplo, que você confirma ou não o recebimento da mercadoria, mesmo ela sendo entregue por correio muitas vezes (outro canal de muitos golpes).
o fato é que, não é fácil defender o consumidor
pois por outro lado como o @Vinimed relatou, há pessoas que agem de má fé, mas é preciso pois o fornecedor é o que tem mais força de inibição hoje.
Legislação atualizada e pertinente
de tudo, eu ainda acho que o que falta mesmo é lei que seja mais incisiva e que se faça cumprir sob quem usa de má fé pois o bom está cansado de pagar pelo mal não é mesmo?
Sim, a gente esquece mesmo, mas acredito que como a compra fica pendente, o próprio entregador pode solicitar que o mesmo só confirme ou como acontece já em muitas entregas, tirar uma foto dos produtos entregues em mãos e mostrar no app que assim o fez.
Pode ajudar.