Seja a mudança que você quer ver no mundo

Fala galera, primeiro dia de 2025, desejo um excelente ano para todos e já que é o início de um novo ciclo, cheio de promessas e expectativas, abro meu ano com o seguinte desafio:

Seja eu a mudança que quero no mundo!

É muito comum que tenhamos muitas ideias e opiniões para que os outros mudem isso, mudem aquilo, refaçam, revejam, reavaliem… mas, e nós? O quanto estamos dispostos para mudar o mundo em que vivemos? O quanto você está empenhado em fazer a diferença?

Há uns anos, um amigo meu aqui de Bragança se incomodou com a ausência de árvores nativas nas ruas e avenidas e teve a iniciativa de transforma-las em verdadeiras alamedas, para quem não sabe, alamedas são ruas com árvores plantadas enfileiradas.

Qual é o processo de mudança? Primeiro o incômodo, depois a solução e finaliza na ação corretiva. E foi exatamente como ele fez. Muito incomodado com o crescimento rápido e desordenado da cidade, foi até a prefeitura e solicitou mudas de plantas nativas, com o propósito de espalhar as mesmas pela cidade de maneira ordenada. Sim, aqui em Bragança a Secretaria de Meio Ambiente tem um viveiro com mudas de plantas nativas e frutíferas e os munícipes podem solicitar para o plantio.

De posse das mudas, foi acionada a juventude da cidade, que logo toparam o desafio e já saíram convidando outros amigos adolescentes para participar da iniciativa, os mesmos se incumbiram de espalhar e convidar mais amigos para participarem e logo tinham vários dispostos ajudar em deixar a cidade mais bonita e mais arborizada.

Foi um processo meio longo e demorado, pois precisou também envolver funcionários da prefeitura para abrir as covas, medir as distâncias e também o pessoal do trânsito para sinalizar e proteger os envolvidos, para que não houvesse nenhum acidente.

Obviamente não demorou para aparecer os urucas, que reclamam de tudo, mas não solucionam nada. A reclamação ou crítica, só faz sentido ou gera resultado se também for apresentada com uma solução ao problema, reclamar por reclamar ou reclamar porque está na lei ou nos hábitos também não ajuda, a mudança se dá por atitudes.

Voltando aos críticos, que apareceram aos montes para dizer que aquilo era dinheiro gasto inutilmente, que deveriam estar mais preocupados com isso ou aquilo e assediando os adolescentes pararem de trabalhar de graça para a prefeitura ou que até as plantas crescerem eles já teriam netos, eu imediatamente fui ver o que estava acontecendo e tentei os persuadi-los participar, explicando a importância do que estava sendo feito e claro, não consegui que nenhum deles aderíssem ao mutirão. Então, como diz o velho ditado, não adianta gastar vela boa com difunto ruim, mudei a dinâmica e chamei todos adolescentes e fiz a seguinte pergunta:

Esses são da geração que deixaram a cidade assim pra vocês. Qual é a cidade que vocês querem para seus filhos, netos e também para nós mesmos? A que eles nos deixaram e é por isso que estamos aqui ou a que estamos tentado deixar?

E foi assim que hoje temos avenidas arborizadas, porque um munícipe se incomodou, resolveu fazer a diferença e outros tantos abraçaram a ideia. Tenho outras tantas histórias de envolvimento com adolescentes que me trouxeram muita gratidão em ter participado e hoje quando passo pelas avenidas que eles arborizaram eu me sinto orgulhoso, imagine então meu amigo, que foi graças a ele o resultado.

Hoje é o primeiro dia do ano, o que você pode e vai fazer para mudar o mundo em que vivemos?

17 curtidas

É isso meu sábio amigo @LucianoRezende !!!

3 curtidas

Excelente publicação @LucianoRezende precisamos fazer a diferença no mundo.

3 curtidas

Oi @PaLuz e @MARCILIO obrigado pelo comentário, aqui mesmo temos vários tópicos sobre reciclagem por exemplo, alguns inclusive ensinam como fazer e hoje é o ponto que mais afeta o planeta, reduzir o lixo que produzimos e reaproveitar o que são produzidos. Mas são muitas as atividades simples que podemos fazer, basta achar uma a gente se identifique e vai desde contar histórias para crianças internadas em hospitais, divulgar e organizar campanhas de doação de sangue ou como fazemos no Natal, adotar cartinhas para fazer alguém feliz.

3 curtidas

Se todo mundo tivesse um pouco desse seu amigo, o mundo já tava bem mais verde

4 curtidas

Estaria mesmo @Carloscr, felizmente ele fez alguns discipulos. Várias vezes vi alguns dos que participaram olhando as plantas e cuidando colocando adubos no entorno do nosso cartão postal aqui que é o Lago do Taboão.

2 curtidas

Aí sim @LucianoRezende quando o pessoal pega gosto pela coisa, o negócio vira legado :grinning:. daaqui a pouco o Lago do Taboão vai virar o Jardim Botânico 2.0 :laughing:

4 curtidas

:smile: :smile:
Sim, mas a prefeitura controla a coisa, para não virar bagunça, não permite e retira quando são plantadas árvores impróprias, como seringueiras, por exemplo.

2 curtidas

faz sentido, né? Se deixar solto, daqui a pouco tem até bananeira no meio do asfalto :rofl:

4 curtidas

Olha, bananeira no meio do asfalto não tem, mas árvores frutíferas nas calçadas tem aos montes, principalmente abacateiros, jabuticabeiras, laranjeiras, limoeiros, pitangueiras e as amoreiras que tem bastante… E o mais legal é que com tantas árvores frutíferas disponíveis, tem pássaros dos mais variados, anu branco, maritacas, bem-te-vis, beija-flor e até tucano.
Quando me mudei de São Paulo prá cá fiquei impressionadíssimo com isso, hoje virou rotina, mas quando paro pra prestar atenção vejo o quanto preservar a natureza nos faz bem.

1 curtida

A mudança deve começar em nós, fato :+1:
Pra reclamar e criticar, muitos estão de prontidão.
Já pra botar a mão na massa… poucos.
Eu sigo crendo que se não posso ser a luz no caminho de alguém, trevas também não serei.
E assim a vida segue, nada vai ser bom o suficiente, se eu só enxergar o lado ruim, preciso dar o primeiro passo :wink:

5 curtidas

Pois é @JoiceCosta é bem o caso da parábola do passarinho e o incêndio, do incrível Herbert de Souza, o Betinho. E se alguém não souber qual seja, é essa:

Um dia a floresta pegou fogo e passou a ser consumida por um grande incêndio. Os animais fugiam apavorados em busca de abrigo e segurança. Contudo, um pequeno beija-flor voava repetidas vezes, do rio para a floresta com gotas de água em seu bico e as despejava sobre as chamas que atingiam a vegetação. Então uma coruja, que também fugia, passou pelo beija-flor perguntou:

• O que você está fazendo, beija-flor? - Ele respondeu:

• Não está vendo? Estou trazendo água do rio para apagar o incêndio antes que ele destrua toda a floresta” - Ao que coruja retrucou:

• Você deve ser maluco! Não vê é impossível apagar esse incêndio enorme com uma gotinha de água?

• Sei disso, mas estou fazendo a minha parte” - respondeu o beija-flor.

3 curtidas

Isso aí :clap: por mais pessoas assim

6 curtidas

Conheço essa história, um belo contexto do comportamento humano que faria a diferença ajudando, mas perde tempo em ficar só observando e criticando :woman_facepalming:
E nunca muda né, infelizmente.

5 curtidas

Sim verdade muito bom o seu ponto de vista

2 curtidas

União e força de vontade faz muita diferença e quem quer faz, não manda fazer.

2 curtidas

Eu concordo com você @Srao eu participo e já participei de várias causas sociais e reunir pessoas que engajam é muito difícil. A maioria fala, admiro seu trabalho, mas… e logo vem o porque não pode ou não quer.

2 curtidas

Fala galera, hoje como sempre faço pela manhã consulto algum tema que quero abordar para ver se não há alguma já postada e me deparei com essa postagem do @Thiagoperne entre outras que ele fez. Vi alguns comentários prestando solidariedade, mas pouco ativismo em cima do tema e como meu tópico principal é fazer a diferença, vou aproveitar deste, que foi a minha primeira postagem do ano e chamar a atenção do i-Food através da @giu, @are, @ariane.queroz, @Paixao, @horstgui e os moderadores @pedro.chaves, @Patricia, @Beatriz_Clube e @Beatriz, Foodlovers e moderadores já marcados, portanto peço encarecidamente que não sinalizem essa mensagem com a intenção de chamar a atenção da equipe, haja vista que marquei-os todos, além de marcar também o Thiago Perne que obviamente pode nos dizer quais ideias ajudariam na questão da inserção de alguma ferramenta que facilite a vida das pessoas com deficiência, no caso dele surdez, mas podem também atender outras deficiências. tiveumaideia
Assim de imediato pensei em um escudo, um emblema que identificasse o cliente PcD para que os pontos de venda pudessem ter a sensibilidade no atendimento e talvez o aplicativo, como incentivo ao atendimento especializado não cobrasse a taxa de serviço da loja.
Segundo os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que 5% da população brasileira é composta de pessoas que apresentam alguma deficiência auditiva . Essa porcentagem significa que mais de 10 milhões de cidadãos apresentam a deficiência e 2,7 milhões têm surdez profunda, ou seja, não escutam nada.
E aí? Quem está com disposto resolver o problema de milhões de pessoas aqui no aplicativo?
Da minha parte, aqui será o meu bom dia, diariamente até que alguém apresente e seja aceita e implementada alguma solução para o problema. Bora fazer a diferença?

9 curtidas

Perfeito…pequenos atos mudam o mundo!

2 curtidas

Oi Luciano, muito obrigado pela empatia e apoio a minha dificuldade.

Já já envio sugestões de como poderia acontecer para mais acessibilidade na entrega para surdos.

5 curtidas