Quantas vezes não escolhemos um prato pela fantástica imagem que aparecia no menu ou num cartaz? E quantas vezes esse prato correspondia na perfeição àquilo que nos mostrava essa imagem? Provavelmente, muito poucas.
Uma coisa é ser ligeiramente diferente, outra é não ter nada, mas mesmo nada a ver e é, nesse momento, que soltamos a fera que há em nós.
Afinal, não se brinca com a comida, certo?
Se nunca passou por isto, considere-se um sortudo, se já passou, lembre-se que não está sozinho..
Eu já passei, aliás foi a minha primeira publicação aqui na Comunidade..
Na legalidade das fotos “meramente ilustrativas” e no peso que elas tem na hora da escolha do pedido.
Ao meu ver, por mais que sejam permitidas, não deixam de ser uma forma de induzir o consumidor ao erro, uma vez que somos seduzidos por uma imagem incrível que, muitas vezes, é o principsl motivo de escolhermos determinado prato ou lanche.
Como se diz por aí, comemos, primeiramente, com os olhos!
Atualmente, com o advento da IA, a coisa está ainda pior.
Dito isso, a minha pergunta é:
Vocês não concordam que está na hora de ser revista essa história de “imagem meramente ilustrativa”? Uma imagem mais artística até é aceitável mas, totalmente “criada” considero como um engodo que pode levar à grandes decepções e frustrações.
Não seria melhor que os estabelecimentos aqui do Ifood fosse orientados a utilizar imagens reais?
Porque vamos combinar: não tem nada pior do que pagar caro em uma comida ruim..
O que acham??
Já discuti pessoalmente com um restaurante por causa da foto de uma sobremesa, onde o gerente respondeu que nem sempre ficavam perfeitos, a foto havia sido tirada em um dia que ficou ótimo.
Agora com a IA teria que ter a notificação de foto criada por IA.
Verdade kkk eu já fico esperta quando vejo uma imagem muito “produzida”, isso porque até nos influenciadores somos induzidos a fazer isso por algumas marcas. Acho super bacana quando o restaurante ou a marca pede a sinceridade na propaganda.