Olá todo mundo
Bom minha gente, hoje eu queria trazer pra roda e debatermos juntos, algumas sugestões pro ifood abraçar futuramente e fazer a alegria dos moradores de pequenas cidades com suas entregas.
Pra começar, quero contar sobre minha mais recente experiência nesse fim de semana,em um restaurante incrível, foi nesse momento que toda minha percepção sobre cidades pequenas e seus desafios afloraram pra esse tópico.
O restaurante se chama " Sarapalha fica localizado em Cordisburgo/ MG, uma cidadezinha linda, onde nasceu o famoso escritor João Guimarães Rosa.
Muitas ruas e bairros carregam nomes de suas obras, aconchego descreve bem a cidade.
Uma antiga venda de 1920 foi reformada pra dar vida ao restaurante, muito da arquitetura foi preservada, se nota desde a fachada á parede de tijolo adobe exposta, que fixa alguns avisos do estabelecimento.
Logo na entrada, há um cantinho com uma escultura do escritor , segurando o livro ‘Sagarana’ escrito de 1946, o nome Sarapalha é inspirado num conto dessa obra.
A comida é um show a parte, premiadíssima também por manter a ‘mineiridade ’ em todos os aspectos.
Segue algumas fotos pra poderem conhecer um pouco mais.
Assim que entramos, fomos muito bem recebidos, achei tudo tão perfeito e me senti a vontade pra puxar conversa com a recepcionista, esqueci o nome dela agora

Fiquei curiosa, abri o app na hora e mudei minha localização, não tem nenhum comércio local cadastrado no ifood.
Cordisburgo tem hoje, 7.547 habitantes, de acordo com o censo de 2022, não é tão pequena assim, aí resolvi olhar pra cidade de Ipanena/ MG onde vivem a maioria dos meus familiares, hoje tem 19.522 habitantes, pasmei quando vi que lá só tem uma farmácia no ifood

O que dificulta os comércios serem cadastrados no app ou mesmo ser desconhecido pra alguns?
Fiquei com essa dúvida mas o que pensei depois poderia juntar tudo.
Na minha visita a sede, conhecendo os espaços no tour, foi mostrada uma sala destacando cada nível e metas alcançadas do ifood, do primeiro milhão de pedidos á indagação final, ‘o que virá depois?’
Pois bem; as marcas desejam expansão, as cidades, independente do seu tamanho, acessibilidade e evolução.
*Porque não unir a vontade de expansão do ifood ao crescimento dessas cidades? *
A grande dificuldade sem dúvidas é o deslocamento, muitas famílias de cidades interioranas, vivem distantes uma das outras, seja em chácaras, sitios…
Tudo isso complica muito o quadro logístico; mas também conhecemos o modelo de ’ cooperativas’ por isso citei no título " Coopera Ifood " basicamente significa pessoas que se associam para atingir objetivos comuns.
Diz pra gente @ifood , seria possível estudarem um projeto assim, nos moldes do cooperativismo pra viabilizar os serviços de entregas em cidades pequenas?
Mesmo que com um protótipo, uma cidade por vez, pra analisarem se é viável ou não.

.Duvido que há alguém aqui, que não viveu em cidade pequena, teve ou tem contato com quem vive
Já ouviram isso aqui não já?
" tô indo na cidade, você quer alguma coisa? "
Pensei nisso porque também é uma forma de ampliar as entregas.
Porque não um app onde todos os moradores das cidades podem verificar se há algum pedido de pessoas conhecidas, aceitar pegar esse pedido, entregar e ainda ganhar X valor?
Eu acredito que tem potencial sim.
Ifood quebraria as barreiras da dificuldade do acesso a produtos em cidades pequenas, se unindo aos locais que desejam ver e vivenciar esse crescimento; bom pra todos no fim.
Vou compartilhar aqui o link de um tópico que a @a.golfetti criou, falando justamente sobre Entregas em cidades pequenas o anseio de milhões na verdade.
Bora prozear gente, o que mais seria viável pra essa expansão do ifood em cidades interioranas?