🤝 'Coopera Ifood' uma ideia pra expansão das entregas em cidades pequenas

Olá todo mundo :waving_hand:
Bom minha gente, hoje eu queria trazer pra roda e debatermos juntos, algumas sugestões pro ifood abraçar futuramente e fazer a alegria dos moradores de pequenas cidades com suas entregas.
Pra começar, quero contar sobre minha mais recente experiência nesse fim de semana,em um restaurante incrível, foi nesse momento que toda minha percepção sobre cidades pequenas e seus desafios afloraram pra esse tópico.
O restaurante se chama " Sarapalha fica localizado em Cordisburgo/ MG, uma cidadezinha linda, onde nasceu o famoso escritor João Guimarães Rosa.
Muitas ruas e bairros carregam nomes de suas obras, aconchego descreve bem a cidade.
Uma antiga venda de 1920 foi reformada pra dar vida ao restaurante, muito da arquitetura foi preservada, se nota desde a fachada á parede de tijolo adobe exposta, que fixa alguns avisos do estabelecimento.
Logo na entrada, há um cantinho com uma escultura do escritor , segurando o livro ‘Sagarana’ escrito de 1946, o nome Sarapalha é inspirado num conto dessa obra.
A comida é um show a parte, premiadíssima também por manter a ‘mineiridade ’ em todos os aspectos.
Segue algumas fotos pra poderem conhecer um pouco mais.

Assim que entramos, fomos muito bem recebidos, achei tudo tão perfeito e me senti a vontade pra puxar conversa com a recepcionista, esqueci o nome dela agora :face_with_hand_over_mouth: elogiei e pedi permissão pra tirar fotos; perguntei pra ela se estavam cadastrados no ifood, ela ficou meio surpresa e disse, como assim? aí expliquei, sobre o app de entrega, ifood benefícios… mas genuinamente , foi sincera em dizer que não conhece o ifood :hushed_face: é nessas horas que a gente sai da nossa bolha e vê uma realidade além do que vivenciamos né gente.
Fiquei curiosa, abri o app na hora e mudei minha localização, não tem nenhum comércio local cadastrado no ifood.
Cordisburgo tem hoje, 7.547 habitantes, de acordo com o censo de 2022, não é tão pequena assim, aí resolvi olhar pra cidade de Ipanena/ MG onde vivem a maioria dos meus familiares, hoje tem 19.522 habitantes, pasmei quando vi que lá só tem uma farmácia no ifood :frowning_face_with_open_mouth:
O que dificulta os comércios serem cadastrados no app ou mesmo ser desconhecido pra alguns?
Fiquei com essa dúvida mas o que pensei depois poderia juntar tudo.
Na minha visita a sede, conhecendo os espaços no tour, foi mostrada uma sala destacando cada nível e metas alcançadas do ifood, do primeiro milhão de pedidos á indagação final, ‘o que virá depois?’
Pois bem; as marcas desejam expansão, as cidades, independente do seu tamanho, acessibilidade e evolução.
*Porque não unir a vontade de expansão do ifood ao crescimento dessas cidades? *
A grande dificuldade sem dúvidas é o deslocamento, muitas famílias de cidades interioranas, vivem distantes uma das outras, seja em chácaras, sitios…
Tudo isso complica muito o quadro logístico; mas também conhecemos o modelo de ’ cooperativas’ por isso citei no título " Coopera Ifood " basicamente significa pessoas que se associam para atingir objetivos comuns.
Diz pra gente @ifood , seria possível estudarem um projeto assim, nos moldes do cooperativismo pra viabilizar os serviços de entregas em cidades pequenas?
Mesmo que com um protótipo, uma cidade por vez, pra analisarem se é viável ou não.
:white_check_mark: **Outra sugestão que pode contribuir *.

.Duvido que há alguém aqui, que não viveu em cidade pequena, teve ou tem contato com quem vive :face_with_hand_over_mouth:
Já ouviram isso aqui não já?
" tô indo na cidade, você quer alguma coisa? "
Pensei nisso porque também é uma forma de ampliar as entregas.
Porque não um app onde todos os moradores das cidades podem verificar se há algum pedido de pessoas conhecidas, aceitar pegar esse pedido, entregar e ainda ganhar X valor?
Eu acredito que tem potencial sim.
Ifood quebraria as barreiras da dificuldade do acesso a produtos em cidades pequenas, se unindo aos locais que desejam ver e vivenciar esse crescimento; bom pra todos no fim.
Vou compartilhar aqui o link de um tópico que a @a.golfetti criou, falando justamente sobre Entregas em cidades pequenas o anseio de milhões na verdade.
Bora prozear gente, o que mais seria viável pra essa expansão do ifood em cidades interioranas?
:wink:

24 curtidas

Ótimo tópico amiga.
Achei lindo esse restaurante, eu amo esses lugares com a estética antiga :smiling_face_with_three_hearts:
E eu estou chocada que ainda exista cidades que nao conheça o ifood :face_with_crossed_out_eyes: eu achei que isso nem era possível, pois estamos na era digital e tem anúncio do ifood pra todo lado

6 curtidas

Com IA já sendo nossa amiguinha diária pensei a mesma coisa @anaka

Se alguém me contasse não acreditaria fácil :face_with_hand_over_mouth:
Acho que é um super desafio essa expansão, mas é necessária sem dúvidas.

3 curtidas

Eu quase nao acreditei kakak uma realidade bem diferente da nossa

4 curtidas

COLOQUEI NA LISTA!!!
Com certeza vou visitar esse lugar.

Sobre o iFood em cidades pequenas, eu rodo muito MG e é beeem comum ter cidades que não tem nenhum app de delivery e as vezes quando tem não é o iFood. Imagino que, pela cultura das cidades e a quantidade de habitantes, manter um app de delivery não seja sustentável pro estabelecimento.

3 curtidas

Boa @gabrielborgeslima :wink:
Cordisburgo é um encanto de lugar, vai curtir muito, por lá tem casas exóticas também.
Com uma pequena taxa de entrada visita a casa baleia, elefante…
Pensa numa cidade que parece mais um conto real do Guimarães Rosa :face_with_hand_over_mouth:

11 curtidas

@JoiceCosta já quero ir conhecer esse lugar encantador rs… Quanto aos cadastros e entregas Ifood, quem sabe as compras coletivas do protótipo não ajudem? Minha cidade não é pequena, mas a maioria dos pedidos Ifood vem da cidade vizinha, muitíssimo maior. Me lembro que uns anos atrás teve uma febre de um app de compras coletivas e deixava em pouquíssimos pontos da cidade, era o maior alvoroço rs

3 curtidas

Um modelo que viria muito a encontro dessa necessidade @Mirella :oncoming_fist: é difícil? é, mas se fixar muito só na dificuldade, a evolução a nível mundial não chega né, precisa começar com alguma ideia, o resto é consequência.
Menina, se tiver oportunidade, venha sim conhecer Cordisburgo, é uma cidadezinha apaixonante :hugs: como você :smiling_face_with_three_hearts:

3 curtidas

Meu deus que legal!!! Adorei

3 curtidas

Sua sugestão sobre a criação de cooperativas de entrega, para expandir os serviços em cidades menores é bastante inovadora. Esse modelo poderia, de fato, superar desafios logísticos e ampliar o alcance nas regiões — topconteudo :heart:

4 curtidas

Obrigada @ranielreis :handshake:
Como todos nesses locais buscam comodidades e sabemos bem o quanto é complicado acessibilidade, os moldes de uma cooperativa tende a viabilizar mesmo.
Seja de carro, moto, charrete, bike etc… o importante é que flua.
Espero que o ifood possa pensar com carinho nessa opção :wink:

3 curtidas

Isso mesmo, muitas vezes nas cidades pequenas nem se houve falar em iFood e seria importante e bem bacana expandir para elas também.

3 curtidas

Sem expansão não tem como levar o progresso pra mais lugares né @Andressa.santosfs :wink: ;, é desafiador, mas possível sim, coisa boa como o ifood tem que estar acessível pra todos
:hugs:

1 curtida

Adorei o seu tópico, acho que o Ifood tem que expandir para cidades menores e ser cada vez mais acessível para todos. topconteudo :sparkling_heart: :sparkling_heart: :sparkling_heart:

4 curtidas

Obrigadaaa @Marcelagobi querida :heart_eyes:
Há um longo percurso até essa possibilidade, mas em compensação, há tantas cidades carentes de serviços de entregas como o do ifood, é preciso mesmo essa expansão, que aconteça em mais e mais lugares :smiling_face:

4 curtidas

Ufa… cheguei.
Acho a ideia muito legal, a gente tem aqui o @ranielreis que vive em um povoado sem iFood e assim como ele, milhões espalhados em pequenas cidades. Mas, quem faz essa área é o aplicativo ao lado, aquele que chutou um pedra antes do almoço. :rolling_on_the_floor_laughing:, se especializaram em cidades com menos de cem mil habitantes. Parece não ser a praia do iFood.

3 curtidas

Muito relevante o tema.
Expandir app de entrega para locais menores é um desafio que precisa ser alcançado.
Isso pode contribuir com mais empregos e mão de obra.

3 curtidas

Só vi esse tópico agora, mas concordo plenamente contigo @JoiceCosta e tbm passei perrengue quando visito cidades pequenas, os comerciantes locais desconhecem o app e alguns nem fazem questão de conhecer, até podemos sugerir restaurantes no app, mas se o “futuro parceiro” não tem interesse, o jeito é o trabalho de formiguinha mesmo,nós como clientes explicar sobre o app e sugerir parceria. E esse restaurante que conheceu é um charme, e a comida é de encher os olhos. Não vou ficar marcando #top conteúdo para não parecer marmelada, mas merece viu? :wink:

4 curtidas

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri com essa descrição breve, mas apoio a ideia!

3 curtidas

Obrigada @marylove :hugs:
Eu me encanto cada vez mais ao conhecer essas cidadezinhas, não são agitadas mas tem praticamente de tudo, o povo que vive nelas curtem a simplicidade em sua maioria, mas obviamente querem comer bem, cuidar da saúde, comodidades… e por aí vai.
Precisam muito desse acesso as facilidades do ifood, você estava aqui quando tudo ainda era mato né :face_with_hand_over_mouth: pois bem, o ifood pode também revolucionar o serviço de entrega onde hoje ainda é complicado, só precisa de um começo pra ir além :blush:

3 curtidas