Acho q é o @AndreSalla
Esse mesmo, tks.
Bom Dia galera do bem! Trabalhei até as 5 da manha, mas acabei acordando já por cinta de vizinhos barulhentos kkkk
Então nós motoboys avaliamos clientes e restaurantes apenas com estrelas, de 1 a 5 e selecionamos uma opção pré determinada pelo ifood, tipo,
- Dliente demorou
*Demora no pedido
*Cliente nao foi gentil
*Cliente foi gentil, etc
Não temos autonomia pra mandar uma resposta escrita.
Quando estamos na loja, aguardando o pedido disponibiliza ja a avaliação para a loja cm algumas informações também alternativas o qual podemos selecionar apenas 1. Não lembro todas de cor mas tem:
*Limpeza da loja
*Equipe não foi gentil
*Equipe foi gentil
*Demora na loja (esse é o que mais eu uso negativamente)
Entre outros…
Colocamos a quantidade de estrelas e selecionamos apenas 1 das opções.
Nós não vemos qual cliente avaliou bem ou mau, até por questao de segurança, cmo eu disse em outro tópico, repito aqui, se o motoca tiver o poder de ver a avaliação do cliente, torna-se perigoso, pois o boy tem o endereço exato da casa do cliente e tem muita gente doida nesse mundo, pode ocorrer de o boy ir até a casa do cliente tirar satisfação. Das lojas nós tbm nao vemos quem avaliou, e nem existe comentário de avaliação pra nós. Temos uma pontuação em Score no Ifood, que tem 3 niveis, e esses niveis podem ir baixando conforme avaliações negativas, até o motoca ficar de “castigo”. Por isso as avaliações pro motoboy sao importantes, se ele foi pontual, caprichoso e educado, nao exite em avaliar bem, ajuda muitoo no numero de pedidos que toca pra ele, agora se ele foi mal educado, desleixado, ou qqr outra coisa, avalie negativo, aos pouquinhos ele vai se afundando, demora mais vai.
O @Ifood acredito que já não tira o motoca de vez em caso de golpe, porque existe clientes de má fé também, e restaurantes também, e acaba que não há como “provar” quem está certo ou não.
Quem tem autonomia pra passar o pente fino nos motoca picareta é só o ifood, as lojas escolhem o motoca mais proximo, quando dá tempo pois normalmente as lojas estão cheias e não há quem ficar selecionando um por um, entao fica no modo automatico. Talvez se o ifood desse a liberdade do cliente escolher o boy, seria interessante, mas entraria aquela questão que o de cima sobe e o debaixo desce, pois cliente nenhum iria escolher moto que está começando, cm pouco numero de entrega pontos baixos, assim nunca esse cara iria crescer… ifood deveria começar exigindo documento do veículo em dia, atualizado por reconhecimento de imagem igual a biometria facial.
A biometria facial é feita apenas 1 vez na primeira entrega do dia. Este reconhecimento facial, logo que fez a primeira entrega, ele é exigido, porem o golpista, já é combinado cm o proprietario da conta oficial e vai até ele para fazer, ou se for parente ou namorado(a), ja vai na garupa na primeira entrega ora fazer o reconhecimento facial.
Pra quem nao entendeu, vou tentar explicar melhor
Quando entramos no app a primeira vez no dia pra fazer entregas, ele esta normal, ele toca a corrida, vc vai lá e faz. Ai ao termino da entrega, o app fica restrito e exige um reconhecimento facial do proprietário da conta. Isso acontece porque muitos que ja perderam a conta, usam contas de outras pessoas, cmo maridos(as), irmaos, pais maes, tios, etc…e ai ele vai faz a primeira entrega e leva o celular pra pessoa dona fazer o reconhecimento.
O ifood poderia colocar um tempo pra pessoa fazer o reconhecimento facial, tipo, vc tem 1 minuto pra fazer, pra nao dar tempo de ir até o proprietário legal. E pedir com mais frequencia durante a jornada de entregas no dia, pois nem sempre a pessoa vai andar cm o proprietário da conta na garupa o dia todo.
São formas simples que eliminaram bastante os ruins. Se o fulano demorar pra fazer o reconhecimento facial, já é um alerta pro ifood que a conta não é dele, e ai ele teria tipo N tentativas até ser bloqueado…
Ifood tem uns cursos pros motocas iniciantes aprender a fazer as entregas, e tem avaliação no termino de cada tema do curso. (Eu fiz todos)
Não é obrigatório, mas deveria, a pessoa só começar a fazer entregas se tiver uma avaliação boa nas provas dos cursos do Ifood. Todos que fazem ifood sabem ler , pois sem saber ler não tem como trabalhar.
O problema é que o Ifood não quer tirar os muitos motoboys picaretas, porque está em falta de moto em horário de alta demanda, acaba acarretando em muito mais demoras nos pedidos, e o ifood nao tem tanto prejuizo com golpe do motoca como tem o cliente, então meio que “ta tudo bem”, mas não está.
Falando nisto, tem as campanhas do ifood “indique e ganhe”.
Se eu indicar alguem a criar uma conta, essa pessoa faz 15 ou 20 entregas, o cara que indicou ganha R$1000,00… Ai meu amigoo a quantidade de gente fazendo entrega só pra ter numeros de entregas e nao levando a sério … É grande meu chapa.
Qualquer outra duvida estou a disposição, mas acho que vou tentar dormir mais um pouco agora pra eu aguentar a noitada haha
Caramba @AndreSalla isso não foi um comentário, foi uma aula
Vou inclusive marcar o @ifood para verificar a mensagem que estou respondendo tiveumaideia porque não sei se todos esses assuntos foram debatidos no último encontro, mas são questões muito bem pontuadas, teve coisa aí que me despertou muito interesse em ter soluções, como eu sempre repito, nada como estar na pele do lobo.
Obrigado @LucianoRezende eu queria muito um dia participar de uma dessas reuniões.
Muito obrigado meu amigo, Deus abencoe @MARCILIO
Estou marcando aqui a pessoa que talvez possa tornar esse desejo em realidade, ela é o nosso Boninho na melhor versão feminina aqui na comunidade, a Big Boss @Are
Importante para nós clientes sabermos disso também. No último encontro haviam motoboys que pontuaram algumas situações, mas no geral foram mais sobre a relação com clientes
Acho ótimo isso!!!
Falando como cliente e como funcionária de um estabelecimento onde temos o app do ifood. Acredito ser muito importante que a o cliente saiba que a loja viu o comentário deixado e possamos receber um aviso sobre isso. E importante para que a loja melhore cada vez mais naquele ponto e o cliente saiba que ele está disposto a melhorar, podendo até mudar a avaliação.
Mas, @iFood seria bacana tbm se os estabelecimentos tivessem entrega rastreável, assim poderíamos acompanhar esse processo, acredito que ajudaria muito na minha opinião.
Isso eu concordo. Com tudo que o @AndreSalla comentou!! Por questão de segurança deles e autonomia para decidir se fazem entrega ou nao, deveria ter essa avaliação!
Acho que o negócio tem que ser bom para todos! Até para estudos anti fraude e possível banimento de clientes que não condizem com os valores defendidos pelo Ifood.
Avalio todos os pedidos. Acho importante porque costumo consultar as avaliações antes de comprar.
Adorei essa nova forma de avaliar, esperando essa a atualização chega no Rj
Sou uma avaliadora contumaz! Acho importantíssimo! Tanto para os consumidores que, como eu, escolhem os restaurantes baseada nelas , quanto para os restaurantes, que podem, assim, ter um feedback do serviço prestado…
Mas tem que ser real e honesta!
No meu grupo não foram…o que surgiu foi o fato de não termos como acompanhar pelo mapa quando a entrega é feita diretamente pelos restaurantes…
Foi dito que esse assunto já tinha sido levantado em outro encontro mas não foi considerado prioridade por conta de não ter tido adesão dos estabelecimentos e dos motoboys…
Eu, particularmente, discordei desse posicionamento pois acho que essa medida, na verdade, traria mais benefícios para nós consumidores, estão não deveria ter tanto peso somente a opinião dos restaurantes e entregadores, mas parece que irão rever já que o assunto voltou a ser cobrado …
Falou-se também sobre a viabilidade de cobrança de uma taxa extra para clientesxque demoram para,receber o pedido…
Na real não deveria ser uma opção, mas uma imposição.
Ótimo esse feedback, ansiosa pelos próximos passos!!!
Verdade @Viviana , assim como o cliente rastreia o pedido, a loja também poderia. É claro que em uma loja nivel MC ou BK, isso é praticamente impossível, teria que ter 2 ou 3 funcionário apenas nesta missão, e olhe la se dariam conta de ver tudo. Mas infelizmente os mesmos funcionários fecha pedido pra salão, drive e delivery, ai fica impossível. Mas em estabelecimentos pequenos, com certeza ajudaria muito.
A loja ver o comentário seria otimo, e não só ver mas ter a obrigação e um prazo pra responder e nao fingir que não leu. Assim aliviaria muito o reclame aqui kkk
@marquessep arrasou na fotinho do tópico, amiga!
Bem vinda, @Samiraduarte
Sim, concordo. Principalmente se for pouca estrela, sem a justificativa não agrega pro estabelecimento e nem ajuda muito os consumidores.