Tutorial: O que é uma Wiki e um Certificado iFood?

Fala, Comunidade! Você já ouviu falar sobre o certificado que circula na comunidade e ficou curioso para saber como conquistar o seu? E que tal mergulhar na ferramenta Wiki, perfeita para criar tópicos colaborativos com um amigo e, de quebra, desbloquear um novo emblema? Mais do que uma funcionalidade pontual, ela pode ser uma aliada no dia a dia! Vamos explorar juntos essas possibilidades e levar esse conhecimento a quem ainda não descobriu todo o seu potencial!

Nos tutoriais anteriores, aprendemos como como instalar o App da comunidade e como ganhar as conquistas e colocar no perfil. Hoje, vamos destacar a ferramenta Wiki e o certificado da plataforma. A comunidade do iFood, hospedada no Discourse, oferece recursos incríveis, como o certificado gerado pelo @comunibot e a Wiki, que vai além de conquistas. Ela promove a criação de conteúdos colaborativos, reforçando o espírito da comunidade: aprendermos e crescermos juntos.

Como ganhar o certificado?

Os certificados da comunidade é um reconhecimento oficial dado aos usuários que completam tutoriais interativos da comunidade. Esses tutoriais ensinam as principais funcionalidades e melhores práticas da comunidade, aprimorando a experiência. Ao concluir, o usuário recebe dois certificados digitais, comprovando sua especialização na comunidade, veja o passo a passo:

• 1º passo: Clique no perfil do @comunibot, depois pressione o botão “Mensagem”. Envie uma mensagem com qualquer título, mas certifique-se de incluir o seguinte texto na descrição para iniciar o tutorial: @comunibot começar tutorial.

• 2º passo: Leia a mensagem que o robô enviou e siga as etapas com calma para garantir o próximo certificado. São 10 etapas, e você será orientado(a) a completá-las na seguinte ordem:
Clique aqui para ver todas as etapas do tutorial.

1ª etapa: Favorite a mensagem do @comunibot, conforme solicitado;
2ª etapa: Você precisará copiar e enviar um dos links. Caso não funcione, digite pular;
3ª etapa: Envie o emoji :tada: dessa exata forma para o próximo passo;
4ª etapa: Mencione o @comunibot enviando uma nova mensagem;
5ª etapa: Envie a mensagem **negrito**, exatamente dessa forma;
6ª etapa: Cite uma parte da mensagem e envie uma resposta abaixo. No celular ou computador, clique sobre o texto e segure para arrastar, e o botão ‘Citação’ aparecerá;
7ª etapa: Curta a postagem seguinte do @comunibot e envie qualquer imagem;
8ª etapa: Sinalize a mensagem seguinte do @comunibot clicando nos três pontinhos e, em seguida, selecione a opção ‘Isso não é apropriado’ na bandeira;
9ª etapa: Vá até o início da mensagem em que você enviou sua primeira resposta e verá que é solicitado o envio do emoji :herb: em uma nova resposta;
10ª etapa: Pronto, você concluiu o tutorial inicial e ganhou o certificado!

• 3º passo: Você recebeu o certificado, mas sabia que há outro certificado disponível? Para conquistar o certificado de usuário avançado, basta enviar a mensagem: começar tutorial avançado. São 8 etapas, e você será guiado(a) para realizar as etapas na seguinte ordem:
Clique aqui para ver todas as etapas do tutorial avançado.

1ª etapa: Edite a mensagem que será enviada em seu nome clicando no lápis;
2ª etapa: Apague a mensagem enviada em seu nome nos três pontinhos e no ícone 🗑️ para apagar;
3ª etapa: Desfaça a exclusão clicando nos três pontinhos e depois no ícone 🔁 para ser desfeito;
4ª etapa: Digite #ajuda:cupons ou qualquer outra categoria ao digitar # na frente;
5ª etapa: Desça até o final das mensagens e procure o botão ‘Acompanhando’ no final. Mude para ‘Monitorando’;
6ª etapa: Com o campo de digitar resposta aberto procure a engrenagem ⚒️, depois em ‘Criar enquete’, preencha o campo abaixo de ‘Única escolha’, clique em ‘Inserir enquete’ e envie;
7ª etapa: Agora com o campo de digitar resposta aberto procure a engrenagem 👋, depois clique em ‘Ocultar detalhes’ e envie;
8ª etapa: Pronto, você concluiu o tutorial inicial e ganhou o último certificado!

O que é Wiki e a conquista?

Agora que você recebeu os certificados e já é um usuário avançado, vamos explorar o universo das Wikis, que são muito mais do que uma conquista para o seu perfil – embora você ganhe ao editar um comentário nesse formato. Uma Wiki é um tipo de postagem especial que pode ser editada por vários usuários, promovendo uma colaboração contínua e permitindo que diferentes membros da comunidade contribuam e ajustem um comentário ou tópico. Para ativar ou editar, basta seguir os passos:

• 1º passo: Para ativar o modo Wiki, no seu comentário basta clicar nos três pontinhos ✏️, depois na chave inglesa 👋 e clique em “Tornar Wiki”. Lembre-se que qualquer usuário poderá editar o seu comentário se o modo Wiki estiver ativado, exceto em mensagens privadas. Se essa opção não estiver aparecendo para você, pode ser necessário subir para o nível Gourmet.

• 2º passo: Uma vez que o comentário esteja no modo Wiki, você poderá identificá-lo pelo símbolo ✏️ ao lado do horário no comentário – esse símbolo é diferente do lápis de mensagem editada. Para editar a Wiki, basta clicar no botão “Editar”, localizado no canto, próximo aos 3 pontinhos, e você conseguirá editar o comentário que esteja em formato Wiki, mas caso queira desfazer o Modo Wiki, basta repetir o mesmo tutorial do 1º passo.

Conseguiu seguir os passos?

Este foi o tutorial para conquistar os certificados que tanto circulam pela comunidade, além de entender o funcionamento das Wikis, que podem ser uma ótima ferramenta para criar conteúdo colaborativo ou até mesmo apenas para ganhar a conquista. Vou deixar abaixo um comentário meu em Modo Wiki para vocês testarem, mas lembrem-se de seguir sempre as regras da comunidade e manter o respeito.

66 curtidas

Oi! Para descobrir o que eu posso fazer, diga “@comunibot exibir ajuda”.

20 curtidas

Este é um comentário com Modo Wiki! Você consegue editá-lo para colocar uma mensagem e ao clicar em “Salvar edição” aguarde a surpresa, no lápis pode ver o histórico de quem editou. :heart:

Obrigado! :pray:t3::smiling_face:
Obrigado por liberar kkkk
Valeuuu! Muito obrigado mesmo! Melhor tópico !
Obrigado pelo tutorial !!! :face_with_monocle:
:rocket::eyes:
Aprendi! Valeeu! :kissing_closed_eyes:

Novidades #curte #compartilha restaurantes
:heart::partying_face::sparkles::100: :shamrock::four_leaf_clover: show :sunglasses: :brazil:

Legaaal :clap:t2::clap:t2::clap:t2::tada:
Obrigada por compartilhar.

Compartilhar o que é bom, é massa demais?!? Diga aí!! :))

iFood; bom, barato e brasileiro…

Uhul, testando essa funcionalidade.

Muito legal aprender essas funcionalidades.
Estou adorando! :heart:

Show, acabei de ganhar os 2 certificados e testando wiki aqui. Valeww dahora… salve pros motocas

Valeuuu acabei de concluir o tutorial e peguei o segundo certificado! Valeuuuu

Não sabia, informações essenciais!

30 curtidas

O rei dos tutorias, rsrsrs já sim, inclusive foi voce quem me ajudou rsrsrssr :clap: :clap: :clap: :clap: :laughing: :handshake: Muito bom esse tópico.

16 curtidas

Inclusive tenho uma dúvida, kkkkkk só são dois certificados mesmo @ranielreis ?

9 curtidas

Que legal !!! @ranielreis .

7 curtidas

Isso mesmo, são apenas 2 certificados e agora que o lápis de editar voltou melhorou muito. :handshake:

Que seja a primeira de muitas conquistas, tá de olho em alguma para adquirir? :eyes:

8 curtidas

Muito bom Raniel :clap:t2: eu tinha conseguido o meu editando um post seu muito antigo, não sei se notificou aí kkkkk

8 curtidas

Notificou, lembro até hoje! :joy:

5 curtidas

Muito bom o tópico para quem não conhece essas ferramentas

8 curtidas

O cara é brabo de mais.
mandou muito bem @ranielreis

9 curtidas

Obrigada @ranielreis por ter feito esse tópico, o primeiro certificado eu já tinha conseguido sobre o segundo eu ainda não fiz pois recebi a mensagem hoje. Sobre o Wiki eu nem sabia o que era e como fazia para acessar ele, esse tópico já deu uma luz sobre isso

7 curtidas

Se tiver qualquer dúvida sobre o segundo pode perguntar, o passo a passo tem no tópico, mas às vezes surge uma dúvida mais detalhada e a comunidade pode te ajudar, já o Wiki depois edita o comentário que deixei no tópico que você ganha a conquista. :rocket:

7 curtidas

Boa :clap::clap::clap::clap::clap:, agora sim a galera vai conseguir entender sobre o assunto.

:rocket::rocket::rocket:

7 curtidas

Pode deixar que eu pergunto sim @ranielreis, como você deixou aproveitei e editei o seu comentário ali em cima

7 curtidas

Obrigado por compartilhar, é algo que a galera ainda não conhece.

9 curtidas

Quem sabe comece a aparecer vários tópicos em collabs com o tempo usando a ferramenta de Wiki. :rocket:

8 curtidas

Eu achei que aqui na comunidade não tava liberado a Wiki.

5 curtidas

Agora vai poder lançar os tópicos em parcerias, já convida o @xnegx, quem sabe! :eyes:

7 curtidas

Aee agora consegui meu certificado tb

4 curtidas