Por trás de cada entrega, existe uma vida que importa 🚦

Por trás de cada pedido que chega à sua porta, existe alguém enfrentando trânsito, clima e desafios para garantir que tudo chegue com cuidado. Infelizmente, acidentes podem acontecer, e isso nos lembra de algo essencial: a vida desses entregadores é muito mais valiosa do que qualquer prazo.

Eles têm sonhos, famílias e histórias. São pessoas como nós, que saem todos os dias para fazer a diferença. Vamos juntos, como comunidade, apoiar esses profissionais com empatia, paciência e respeito.

Uma entrega é apenas um momento. A segurança deles é para a vida toda. :blue_heart:

24 curtidas

Com certeza! Devemos respeitar a todos!

8 curtidas

É muito importante todos pensarem desta forma!

6 curtidas

Sábias palavras @Larys . Que este tópico possa tocar muitas gentes no momento da entrega

5 curtidas

Sim, também apoio essa causa :clap:t2::clap:t2::handshake::wink:

5 curtidas

Com certeza respeito a todos

7 curtidas

Perfeito, muita empatia aos entregadores, guerreiros

7 curtidas

Quando trabalhei em petroquímica havia cursos de direção defensiva, com vídeos reais com condutores fazendo :poop: no trânsito, saia da sala horrorizado, tinha reciclagem semestral para que não esquecêssemos dos riscos.
Dito isso, a irresponsabilidade de motocas são os maiores inimigos deles mesmo, a expressão cachorro louco não é à toa.
Sei dos discursos todos de praxe, chegar o lanche quente, fazer o corrre rápido para pegar outro, etc, etc, etc… mas convido o colega e motoca do i-Food @AndreSalla que é entregador pra dar o depoimento dele aqui.

6 curtidas

Esses cursos realmente te fazem repensar muita coisa no trânsito, né? Quem já viu esses vídeos sabe como a imprudência pode acabar em tragédia. Sobre os motoboys, concordo que a pressão para entregar rápido e ganhar mais acaba colocando muitos em situações de risco.

Mas também tem o outro lado: muitas vezes, o sistema e as condições de trabalho levam eles a essas decisões. Seria ótimo ouvir o depoimento do colega motoca, porque ninguém melhor que eles pra contar como é a realidade na rua. Acho que dá pra aprender muito ouvindo diretamente de quem vive isso todo dia.

6 curtidas

Fazem mesmo, eu uso cinto de segurança muito antes de ser lei. Quando estaciono em garagem e estacionamentos, sempre em ré, para qualquer eventualidade é só ligar e sair, sem precisar fazer manobras. Aciono a seta até para mudança de faixa. Nas estradas a distância entre eu e o carro da frente é sempre de quatro segundos.
Tudo isso entra na sua cabeça e se torna instintivo, não penso, só faço.

5 curtidas

Máximo respeito e gratidão,aos entregadores.

7 curtidas

Pra quem não me conhece, sou André victor, entregador do ifood desde 2020.
De moto, comecei este ano, antes eu fazia de bike e mobilete, mas sou habilitado desde 2007.
Eu nunca fui fã de moto, sempre levei em consideração o risco triplicado de um acidente de moto, o qual um erro simples pode transformar em problemas graves ou irreversíveis. Por isso sou extremamente cauteloso desde o momento em que subo na moto, respeito os limites, semáforos, velocidades reduzidas nos corredores.
Quando tem alguém acelerado perto de mim, seja carro, moto ou perua escolar, eu deixo passar e vai com Deus.
Com certeza, se correr mais , ou não respeitar os sinais vermelhos, vai adiantar alguns minutos ou segundos as entregas, que se somar tudo no final do dia, nao passa de 30 ou 40 minutos. Neste tempo vc poderia ter feito mais 1 ou 2 entregas, e por isso acredito que os riscos nao vale a pena… vc andadar acelerado o tempo todo, arriscando-se e arriscando inocentes pra fazer uma ou duas entregas de 10 reais cada a mais no dia.
Infelizmente não são todos que pensam assim alem do risco te tomar uma multa e não valer o trabalho de 1 ou 2 dias pra pagar. Tem motoboys que já tem sua jornada em moto desde infância, e não tem medo, nao acreditam que algo ruim pode acontecer a qualquer momento, são os famosos “emocionados”.
Eu mesmo sendo cauteloso o tempo todo, sempre acontece algo que pode ocorrer em acidente… uma fechada, um pedestre que atravessa entre os carros, e até os famosos caramelos, que são muitos kkkk
Normalmente trabalhamos no dia de 12 a 16 horas direto, e isso gera um stress, e vc correr as vezes é um forma de aliviar este stress (relato de parceiros que encontro pela rua). Eu sempre dou pausas, de 15 ou 20 minutos quando estou a ponto de começar a xingar as pessoas que fazem besteira no trânsito, quando vejo que ja estou no limite, dou uma pausa, não tenho pressa. Sei que uma corrida a menos de 10 reais não me fará mais pobre.
Tenho 2 filhos, um casal e todo dia ele esperam minha ligação de video pra ve-los, e todo fim de semana esperam o ronco do meu carro na porta deles pra pega-los. Tenho meus sonhos, tenho o sonhos deles, e não troco isso por 1 ou 2 corridas a mais. Em dias de chuva, os riscos sao 5x mais, entao tenho que ter 7x mais cautela, suporto frio, calor, sede , fome e muita vontade de usar banheiro, pois não sei se sabem, mais eh muitooo dificil qualquer estabelecimento deixar o motoca usar o banheiro, ou nem sequer entrar na loja. Somos muito mal vistos e o preconceito é generalizado. Aguentamos o maximo que dá ate achar um local na rua pra se aliviar. O app sempre vai te levando pra frente, vai sempre tocando uma corrida cada vez mais distante de casa. Se por curiosidade vc perguntar pra um boy na entrega, onde ele mora, vc verá que é bem longe dali… ai chega um momento que vc está tão longe que tem que desligar o app e voltar proximo de sua casa… é nessa que voltam a todo vapor pra “não perder tempo”.
Não generalizando mais a maioria dos “emocionados”, são jovens entre 18 e 28 anos, a partir daí são mais responsáveis e cautelosos, principalmente se for pai de familia.
A realidade no trânsito é explicita, motos odeiam carros e vans, carros e vans odeiam motos, então é manter a distância e ter a humildade de ser gentil caso algo ruim queira acontecer pra cessar o problema instantâneamente.
Não sou o melhor piloto do mundo, e tambem minha experiência em motos não vem de muitos anos, mais vejo que a experiência de muitos que praticamente cresceram encima de uma moto, não chega nem perto da minha. Infelizmente é incontrolável esse tipo de situação, cabe apenas ao ser humano no piloto ter a consciência de não se matar e nem matar ninguem. Posso dizer com propriedade que, de 10 motocas que trabalham na madruga… 2 é “emocionado” e de noite entre 18 e 22h a cada 10, 6 é emocionado. Obrigado @LucianoRezende por mencionar eu aqui!

8 curtidas

Que relato incrível, André! Dá pra sentir o peso da responsabilidade e o respeito que você tem pelo trabalho e pela vida, tanto a sua quanto a dos outros no trânsito. Acho que isso reflete o tipo de entregador que muita gente gostaria de encontrar, alguém consciente e que entende que pressa não vale mais que segurança.

Seu ponto sobre os “emocionados” faz todo sentido, e infelizmente, são eles que acabam reforçando a imagem negativa que algumas pessoas têm dos motoboys. É inspirador ver que você escolhe ser cauteloso mesmo em um ambiente tão estressante. Sua rotina, com pausas pra evitar o limite emocional, mostra que equilíbrio é fundamental nesse trabalho.

E falar dos seus filhos como motivação foi emocionante. No fim, não há corrida ou dinheiro que valha a pena se isso colocar em risco o que realmente importa na vida. Obrigado por compartilhar essa visão tão humana e responsável, e parabéns pela postura!

6 curtidas

Acabei de dar uma editada e adc mais um conteúdo kkk @Larys Obrigado pelas palavras, as vezes fica até dificil acreditar se tratando de um texto, mas só quem me conhece sabe. Alguns clientes reconhecem e sentem a diferença na recepção, na forma em que o pedido foi acomodado na bag, o estado de conservação da moto e da bag, limpeza higiene… outros não dão a minima. Eu trabalho cm luvas, não toco minhas maos no pedido mesmo sendo embalado e lacrado, pois querendo ou não, estou na rua, e nao faço a mínima ideia da imunidade da pessoa que vai abrir e ingerir o alimento, pois mesmo em casa, as pessoas abrem a embalagem externa e ja abrem a interna pra consumir, o certo seria lavar as mãos após tirar o pedido da embalagem externa pra manusear a interna. E ai da pra se ter uma noção de como é feito o transporte. Não julgando as pessoas, nem generalizando, mas na maioria das vezes vc reconhece um emocionado pelo capacete que ele usa e o estado da bag.

8 curtidas

Meu texto ficou enorme, e ainda esqueci de citar algo. As vezes os clientes pensam que os “emocionados” existem por conta de prazo de entrega… Eu digo que, mesmo eu estando respeitando os limites e semáforo, sendo cauteloso, dando passagens pra carros e pedestres, ainda assim sempre chego na loja ou no cliente cm 5 ou 10 minutos de antecedência. O prazo do Ifood é grande, ja era bom, e este ano aumentaram ainda mais, já pensando nos riscos, pois muito motoca alega correr por causa do prazo, mas digo com propriedade que este prazo não é do ifood, pois o do ifood dá e sobra muito. Normalmente quem atrasa é a loja. Vou printar uma corrida completa minha e mostrar a vcs, o prazo que o Ifood dá e a hora que eu cheguei, e também vou printar o alerta que o Ifood dá quando a loja é quem está atrasada. Vou postar nesta resposta quando eu tiver o material. Agora estou na minha pausa de descanso, e ja vou voltar pra rua.

6 curtidas

Peguei agora um exemplo. Reparem que, nesta imagem temos uma previa da rota, a quilometragem total e o valor. Ai decidimos se aceitamos ou não a rota (nao pode cancelar muito, se nao o app da “castigo” e fica restrito por 15 min). Esta é uma rota agrupada com 2 pedidos.

Ai quando aceito, aparece o endereço da coleta e o tempo limite para a chegada. Se eu nao chegar neste tempo, após 2 minutos a rota é realocada pra outro motoqueiro, ela sai da minha tela e afeta meu score. Quando eu chego aparece o numero dos pedidos
Acabei nao printando a hora que eu cheguei, mas cheguei 10 min antes do prazo.

Ai quando coleto os pedidos, clico em coletar pedidos, ai aparece o nome dos clientes, o qual confirmo com a loja pra eu coletar. E ai vem quem é o primeiro, cm o endereço e o tempo pra entrega:

Repare que quando coloco no wase, o tempo que ele calcula que eu irei chegar. O wase leva em consideração os limites de velocidade, com uma tolerância para sinais fechados, ou restrições em vias (se for o caso). Neste caso ele calcula que eu iria chegar 7 minutos antes do prazo do ifood.

Mas na verdade cheguei 10 minutos antes do prazo do ifood :grin:

Feito isso, o cliente aparece, coloco o codigo e ai aparece o endereço do segundo cliente junto com o prazo… (coitado tem que esperar a boa vontade do primeiro aparecer para o dele prosseguir com a entrega)

Ai coloco o endereço no wase, ele calcula a hora que vou chegar … Repara quanto tempo, comparado ao relógio do celular…

Ai acabei chegando 11 min antes do prazo. Agora só aguardar o cliente aparecer…

Cliente apareceu, confirmou o codigo, eu recebo o valor da rota, e aparece a tela de avaliação, onde eu escolho apenas uma das alternativas e a quantidade de estrelas. Neste caso coloquei que o cliente foi gentil :pray:

E pronto, esta é a rotina. Levando em consideração que eu faço de madrugada, e é mais livre o transito, mesmo de dia tem os corredores pra passar, da pra ir na cautela, 10 minutos na moto, é muito tempo de tolerância. Tirem suas próprias conclusões. De dia ja fiz e chego cm 4, 5min de antecedência respeitando as leis e tendo cautela.
Lembrando que, pra coletar, as vezes o pedido demora… e o ifood recalcula este prazo de acordo cm o atraso da loja. Segue o exemplo

E tambem pra nós é… Desce da moto, tira o celular do suporte, tira capacete, tira bag das costas , abre bag, pega pedido, bota na bag, coloca nas costas , coloca capacete, monta na moto, coloca o celular no suporte, liga e sai… Chega no cliente… Desce da moto, tira cap, tira bag , tira cel do suporte, tira pedido da bag, entrega pro cliente, fecha bag, bota nas costas, bota cap, coloca cel no suporte, monta na moto, liga e sai kkkkkkkkk quem ja se perdeu ai nessa kkkk … Imagina que delícia isso com chuva… Viseira embaçada, asfalto liso, celular com capa plastica, a agua fica dando toque fantasma na tela, saindo da rota toda hora , clicando sozinho onde nao deve …visibilidade zero… No Sol, 5 min fora da moto e o banco fritaaaa o traseiro, vc nao enxerga a tela do celular, o cel super aquece e as vezes trava, reinicia sozinho por proteção termica kkkk enfim… É uma delicia… Por isso eu prefiro a noite e a madruga. Tem seus riscos, mas é mais tranquilo. Em relação a temperatura do pedido, por isso é importante a bag com jsopor laminado, bem conservada o zíper bem fechado, pra que conserve por mais tempo. Espero ter sido claro, qualquer divida só perguntar. Peço desculpas os erros de portuga e quem quiser copiar e colar em outros tópicos, sinta a vontade. Tmj , e marcha nas entregas.

8 curtidas

Ontem infelizmente um entregador morreu aqui na minha cidade ultrapassou sinal vermelho, era quase 00:00 esse horário como não tem muito movimento aí acham que não tem problema, que não vai dá nada … Infelizmente custou a vida dele :disappointed_relieved:

7 curtidas

Nossa @FernandaEste muito triste

6 curtidas

Caramba !!! Triste isso !!!

7 curtidas

Mencionarei sempre que o assunto for motoca, você tem meu profundo respeito e admiração pela transparência e pela simplicidade. Desde que entrei na comunidade deixei claro que minha intenção é melhorar o aplicativo e ajudar participando de debates de assuntos como esse, se fosse para ser fã clube eu estaria no Insta e não aqui. E quando eu estiver em São Paulo (Avenida Angélica), vou fazer pedidos e ficarei imensamente satisfeito se na tela do aplicativo aparecer que o entregador é você, já que os corres ficam na sua região. Uma abraço enorme, @AndreSalla.

Edit: “Emocionados” ficou mais romântico, na minha época era “cachorro loko”

10 curtidas