Criar uma etiqueta exclusiva para reclamações

Fala galera, ainda que este espaço seja destinado para interação e integração dos usuários do aplicativo, seja como clientes ou fornecedores, hoje é patente que necessitamos ter um espaço reservado para comunicar fraudes, descasos, fotos em desacordo, etc, etc, etc, pois já está claro que o atendimento da ajuda do aplicativo não está atendendo as expectativas do usuário, basta ver a quantidade absurda de reclamações e a gravidade dos relatos. Uma das reivindicações que era a possibilidade de alterar o código de entrega já foi atendida.

Agora, se torna necessário no mínimo uma outra alteração, que o encerramento do atendimento seja SEMPRE feito pelo cliente e não pelo motoca ou o fornecedor, até para atender o que determina o CDC Código de Defesa do Consumidor, que entende ser o cliente a parte mais frágil da transação.

Já houve denúncias sobre grupos que passam o código do cliente para desviar os lanches, foi disponibilizada a troca desse código, ajuda, mas não resolve. A ÚNICA maneira de acabar com a festa dos golpistas é tirar a autonomia de encerrar o pedido sem a concordância do cliente.

Existem diversas maneiras para solucionar, sem ter que fazer grandes alterações:
1- Não permitir o encerramento do pedido sem a concordância do cliente.
2- Os descartes de pedidos não entregues devem ser feitos OBRIGATORIAMENTE pelo restaurante e não pelo motoca e caso não seja obedecido, o pedido será descontado do restaurante, pois ele é o responsável pela entrega.
3- Entregas obrigatoriamente devem ser feitas por motocas filiados ao i-Food, a loja que lute para contratar pessoas idôneas.

Quem tiver outras soluções, por favor exponha também.

Com a recém entrada aqui na comunidade do @AndreSalla, descobrimos um verdadeiro mercado negro de pedidos furtados de clientes em grupos de Whatsapp e isso caracteriza ART 155: Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa. § 1º - A pena aumenta-se de um terço, se o crime é praticado durante o repouso noturno

A venda de produtos furtados caracteriza ART 180: Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Não dá para mais tapar o Sol com a peneira, virou caso de polícia e o aplicativo tá favorecendo esses golpes com o descaso em relação às reclamações, então é necessário que haja a alteração imediata das regras de devolução e que haja uma interferência humana para soluções desses casos no aplicativo, parece bastente óbvio, mas não é o que ocorre. As reclamações são atendidas por I.A. que claramente só atende a parte do artificial, porque a parte da inteligência tá deixando muito a desejar, então vou finalizar com o fechamento do tópico, solicitando e marcando alguns Foodlovers que tem atendido à todas nossas solicitações e que são o elo de ligação entre nós e o poderoso dedo que autoriza as alterações na plataforma do aplicativo.

@Giu e @are, teria como abrir uma etiqueta para que todas as contestações pudessem ser abertas ou transferidas como tal, centralizando então tudo em um único tópico, até para atender os anseios de uma comunidade mais organizada, como bem pontuou ontem o @xnegx?

Aproveito também para que todos possam aqui neste tópico apresentar as soluções para os diversos problemas enfrentados pelos consumidores, porque tá ficando uma sensação muito forte que o @ifood tá nem aí pra isso, muito pelo contrário, com a última alteração das regras de devolução a coisa ficou pior e a parte mais fraca do relacionamento ficou ainda mais fraca.

É isso, por favor colaborem para termos um aplicativo honesto e justo.

26 curtidas

Tópico importantíssimo @LucianoRezende !

3 curtidas

Muito boa esta ideia. Com a palavra o @Ifood

3 curtidas

Muito obrigado @PriTrevizan pelo feed back, aqui a gente (eu por exemplo) brincamos muito, fazemos tópicos para esclarecer e também para brincar, mas tá ficando chatão esses golpes todos, daqui à pouco começam surgir casos de abuso sexual e aí vai ficar como?
Esses entregadores que tem esse comportamento são bandidos e pensam que tudo pode e tá tudo certo e o @ifood esta acobertando esses caras todos, ficando portanto co-responsável pelos crimes.

4 curtidas

Perfeitas colocações @LucianoRezende !! Assino embaixo incondicionalmente!
Todo meu apoio! Não pidemos continuar a mercê de golpistas!

3 curtidas

Concordo plenamente @LucianoRezende , e aparentemente as pessoas tem vindo muito aqui pois não estão sendo ouvidas ou não encontram canais para relatar isso. É muito importante abordar sobre isso, visto que nós aqui da comunidade estamos aqui para falar sobre a marca e o produto, e essas experiências ruins interferem bastante.

4 curtidas

Ótima ideia, Luciano, tomara que o pessoal da adm do fórum leve pra frente :clap:t2:

3 curtidas

Entrgadores que se comportam como bandidos acabam até comprometendo os bons entregadores

4 curtidas

Exatamente @Tupolev, outro dia estava conversando com a @marylove sobre a possibilidade do @ifood colocar no aplicativo um botão de pânico para comunicar abusos domésticos, principalmente para as vítimas de sempre, mulheres e crianças, pois é sabido que algumas ligam para o 190 pedindo pizza e é a senha para os atendentes enviarem uma viatura para o local. Agora, como é que vamos sugerir um assunto tão delicado, se nem os problemas internos estão resiolvendo? O aplicativo do Uber já tem função semelhante e aliás, o Uber está anos luz a frente do i-Food no atendimento ao cliente e mesmo assim continua evoluindo na proposta.

6 curtidas

@LucianoRezende , vc foi cirúrgico nesse post!
Super importante!

Eu mesma já fui lesada com um pedido feito na loja O Boticário, informei via chat que o produto era um presente. Me enviaram o produto errado , numa caixa de papelão e sem nota.
Reclamei, tirei fotos e ainda assim o ifood encerrou dizendo que lamentava mais que ficaria por isso mesmo(resumidamente) . Encerrou e não consegui falar com ninguém.
Enfim , falar apenas com atendimento robotizado não dá.
Acredito que quando envolva dinheiro e reclamações, o atendimento deva ser humanizado/personalizado , no mínimo!

Sinto que a prioridade tem sido os lojistas e não mais o clinte. E isso tem me feito pensar muito bem antes de efetuar um pedido no ifood.

6 curtidas

Mais uma vez @LucianoRezende, você abordando um tema importantíssimo para todos os 55 milhões de usuários e clientes do @Ifood. Algo precisa ser feito com urgência. Diariamente são centenas quiçá milhares de ocorrências e a empresa precisa agir com suporte imediato! Parabéns pela iniciativa, você faz a diferença!

5 curtidas

Olá, @LucianoRezende, como sempre o seu tópico trás reflexões e um debate importante, tanto para o fortalecimento da comunidade, como a melhoria dos serviços oferecidos pelo iFood. Concordo com tudo o que você pontuou e é necessário que haja um trabalho de fiscalização maior por parte do iFood para que esses golpes não aconteçam com tanta recorrência. Obrigado por sempre trazer temas tão fundamentais aqui para a comunidade.

3 curtidas

@LucianoRezende vc foi certeiro nessa sua postagem! Precisamos mesmo dessa segurança! :clap::clap:

3 curtidas

A gente pede comida com a expectativa de receber tudo direitinho, mas tem gente aproveitando dessa confiança para fazer coisas erradas. Quando a gente tenta resolver o problema, a gente se depara com um atendimento automatizado e demorado. A gente se sente sozinho nessa luta, sem saber o que fazer para mudar essa situação. Precisam de uma mudança urgente!

3 curtidas

Um belo tópico​:clap::clap: Está tendo tanta reclamações de furtos pelos entregadores e cancelamento sem reembolso sem nenhuma solução, é frustante
Como alguém vai ter confiança de pedir de novo depois de levar esse prejuízo?
Teve um que ficou sem a compra do mês , imagina como ele tá se sentindo? Se é revoltante pra gente que não passo por isso imagina pra eles

Eu não sinto mais segurança de pagar no aplicativo
Se eu não recebo o produto, também não vou perder o meu dinheiro

Não sei se teria como mais acho que poderia ter lugar para avaliar o entregador da loja ,que todos pudessem ver , que seja anônima para a segurança dos clientes
Porque se tiver muitas reclamações de furto do mesmo entregador ficaria mais fácil a denuncia

Aqui na minha cidade uma cliente posto o caso a muito tempo no Facebook de um entregador que ficou com o pedido dela nos comentários vários também falou que sofreu o mesmo por ele assim foi feita a denuncia

4 curtidas

É verdade! Esse botão, inclusive, já era pra ter realmente, afinal, são inúmeros e públicos os relatos de pedidos de ajuda pelo aplicativo.
E não sei se você já leu as postagens do @AndreSalla…que entrou recentemente aqui na comunidade…dá uma olhada lá

1 curtida

Li sim, inclusive marquei ele neste post.

2 curtidas

Excelente tópico!!! @LucianoRezende :white_check_mark::clap::clap::clap::clap:

Informações importantíssimas.

Cheguei aqui! Então eu acredito que o maior problema do Ifood é o suporte… mas acredito que o maior problema é a demanda, principalmente em horário de pico. A infra estrutura pra um suporte humano, seria imensa… a quantidade de funcionário pra atender em tempo real seria grande. O ifood peça em algumas coisas como o codigo do cliente, deveria ser um numero aleatório a cada pedido. O cliente tem que entender que o pedido errado, não é culpa do motoca. Basta ver se está lacrado direitinho. Se estiver cm a embalagem rasurada, deveria ter a opção de vc tirar uma foto pro suporte analizar. Eu sempre tiro fotos, de cliente que nao aparece , tiro foto de minha moto parada na frente da casa do cliente mostrando o número da casa. Tiro foto da loja quando chego pra coletar e está fechada kkk resumindo, meu celular está carregado dessas fotos, e nao tem a quem recorrer na hora, eu envio pro suporte mas eles nao vê pq é tudo robotizado. Quando eu chego no cliente, eu nao tiro o pedido da bag até que ele esteja em minha frente e veja eu abrindo a bag e soltando o pedido dos elásticos, ai sim peço o codigo. E quando o cliente deixa o codigo na portaria, pra entregar pro porteiro, eu tiro foto do pedido bonitinho no compartimento de entrega do prédio. Masss ninguém vê, fica nas mãos de Deus se o cliente terá boa indole ou não.
Resumindo…
O codigo teria que ser aleatório a cada pedido.
O suporte teria que ser humano pra receber e analizar fotos e videos talvez
E o código de defesa do consumidor deve ser cumprido.
Simples saber quem agiu de má fé!
Em relação aos motocas o ifood deveria cadastrar somente usuarios com moto propria ou alugada, mediante apresentação de documento crlv em dia. (Igual a uber e a 99) Habilitação com EAR em dia. Vcs iriam ver a quantidade de picaretas que sairiam, só fica quem realmente leva a sério.
Edit- lembrei de uma outra falha, que ocorreu comigo, não sei se isso ja foi resolvido.
Ocorreu o seguinte, coletei um pedido em um supermercado aqui perto de casa, e era muita coisa, carregou a bag dentro e fora, super pesado, ainda amarrei algumas coisas na moto. (Ja tem uma falha ai, pois o ifood deveria calcular peso/volume ora enviar uma rota pra moto, visto que o frete pra carro é mais caro😏). Mas a questao foi que, quando estava no destino da entrega, minha moto quebrou a corrente, fiquei deseperado cm a moto carregada de compras, se eu acionasse o seguro ia demorar uma eternidade. Acionei o suporte, fui na gua , problema cm o veiculo, e ai o “jhow” (suporte) me perguntou o que aconteceu, e eu respondi que quebrou a corrente da moto. Ele mandou eletronicamente 2 opções: entregar o pedido e desalocar a rota. Entregar nao dava pq a moto quebrou, entao fui em desalocar. E simplesmente a rota saiu da tela e fiquei disponível pra outra … Ué… Ai eu fiquei inativo ora nao receber outra… e fiquei alu na rua cm a moto quebrada e um caminhao de mercadoria kkkkk… Meu Deus o que fazer… Ai beleza fiquei pensando… quem vai pagar essa compra? Será que o cliente será reemboisado? Será que o mercado terá que refazer a compra pra enviar pro cliente? Nao sei o que aconteceu… Mas fiquei na duvida, … e se eu quiser fazer isso cm outros pedidos? Apenas relatar que a moto quebrou… Eu fico cm o pedido kkk. Ai meus amigos, nao sei o que aconteceu, mas minha parte eu fiz. Chamei o seguro, eles levaram minha moto ora casa, cheguei la peguei as compras coloquei no carro e levei de volta no mercado. Lá procurei a pessoa que me entregou o pedido e devolvi tudo, lacradinho do jeito que peguei. Tirei foto das sacolas cm a nota no balcão aparecendo o logo do mercado, e tirei print da tela cm a foto ora registrar a data e a hora… Mas nao houve a quem mandar nem recorrer, nao sei o que aconteceu cm o cliente, mas a mercadoria devolvi e dormi cm minha cabeça tranquila… Quantos fatos desse acontece e o motoca simplesmente fica com a mercadoria? Quem fica no preju? O cliente ou o mercado? Espero que o iffod tenha resolvido isso. Depois disso, gracas a Deus nunca mais fiquei na mão cm a moto

7 curtidas

Sim Verdade, bem pensado

2 curtidas