🫘 O que é mais brasileiro que Feijão com Arroz?

:seedling: :rice: :beans:

Se tem uma coisa que une o Brasil inteiro, é o feijão! Mas a verdade é que, dependendo de onde você mora, o tipo de feijão do dia a dia pode mudar completamente. :exploding_head:

Fora a variedade de grãos! Tem carioca, preto, verde, vermelho, branco… Nossa… Fim de semana vi no Globo Rural, um agricultor que cultiva uma variedade linda de cores !

Eu nasci na Capital de SP, e pra mim o feijão carioca sempre foi o básico de todo dia. Já o feijão preto aparecia só nas feijoadas de sábado. Mas depois que me mudei para o sul do Paraná, percebi que o feijão do dia a dia aqui é o preto, e o carioca é bem menos consumido (o que até faz ele ser mais caro por aqui).

Eu adoro saber mais de outras culturas e vim aqui saber da galera!

O feijão faz parte da lista das 20 coisas que só tem no Brasil (e você pode achar no iFood!) :brazil::spoon:
:pushpin: Veja a lista completa aqui!

E você, sabe qual o tipo de feijão mais comum na sua região? Olha só esse mapa dos hábitos brasileiros:

:spoon: Feijão pelo Brasil :brazil:

:heavy_check_mark: Sudeste (SP, MG, RJ, ES)Feijão carioca reina absoluto, mas o feijão preto aparece no Rio de Janeiro e na feijoada.
:heavy_check_mark: Sul (RS, SC, PR)Feijão preto é o queridinho do dia a dia, principalmente no Paraná e Santa Catarina.
:heavy_check_mark: NordesteFeijão de corda e feijão macassa (fradinho) são os mais comuns, usados no baião de dois e no acarajé.
:heavy_check_mark: NorteFeijão manteiguinha e feijão caupi, mais leves e muito usados nas receitas regionais.
:heavy_check_mark: Centro-OesteFeijão bolinha e carioquinha são mais comuns, principalmente acompanhando o arroz e a carne.

E aí, galera, procede? :thinking::beans:

Seja qual for o tipo de feijão que você come no dia a dia, tem algo melhor do que receber ele pronto, quentinho, sem precisar ficar de olho na panela? :joy::fire: Tem aquele PF honesto no iFood, a marmita da sobrevivência ou até um feijãozinho temperado pra salvar os dias de preguiça. pedeifoodjá

:garlic: Mas me conta: como você tempera o feijão por aí?

Aqui eu gosto de deixar o grão de molho por 12 horas antes de cozinhar.

Depois disso, já coloco o feijão na panela com uma folhinha de louro para dar aquele sabor. E no tempero? Eu sempre uso:
:small_blue_diamond: Cebola, alho e bacon para o sabor ficar incrível!
:small_blue_diamond: Às vezes, acrescento uma linguiça calabresa ou até uma carne defumada pra dar aquele toque especial.

Agora me conta: qual o feijão do dia a dia na sua casa? E o temperinho dele? E se você fosse pedir um PF no iFood hoje, qual seria o acompanhamento perfeito? :plate_with_cutlery::yum:

16 curtidas

Aqui nem feijão eu compro, então só tem arroz e carne :smile:

4 curtidas

não gosta?

3 curtidas

Gosto, só não compro pq não faz diferença pra mim na refeição ter ou não feijão com arroz,mas arroz tem sempre e carne,as vezes compro molho ou creme de leite :smile:

3 curtidas

O arroz com feijão é clássico, aqui em Minas consumimos mais o carioca mesmo, mas nas grandes cidades, porque no interior dá mais o feijão preto e aquele roxinho, o pessoal de lá prefere esse.
Eu gosto quando ele acaba de ser cozido , fica mais saboroso :yum: meu segredinho é só alho fresco amassado na hora, deixar uns pedacinhos então hummmmm :top::hugs:

3 curtidas

Pra mim tambem não fazia, mas de uns tempos pra cá eu mudei esse gosto do nada…
Como feijão até com pão haha

4 curtidas

ain menina, feijão fresquinho + Minas me lembra sabe o quê?
Feijão Tropeiro aaaaaaaaaaaaaaaain que vontaaade!

3 curtidas

Esse aqui é praxe nos clássicos da culinária, tem que ter :hugs:

3 curtidas

Hey, manda aqui uma receitinha top de feijão tropeiro original de Minas pra mim? por favorzinho?
Eu fiquei com vontade agora, acho que vou me arriscar na cozinha fim de semana

2 curtidas

É pra já. :100:

2 curtidas

1 curtida

Por aqui é o feijão carioca! Mas amooo uma feijoada e um feijão tropeiro!
Não como todos os dias por questão de dieta

2 curtidas

Feijão roxinho, 4 horas de molho na água para reduzir o nível de lectinas e fitatos.
Tempero com alho, cebola, bacon, toucinho, sal e linguiça e coloco para cozinhar.
Quando acaba o cozimento, tempero de novo com alho e cebola amasso alguns grãos e coloco para engrossar.

2 curtidas

Feijão com caldinho pão picado e farofa :sparkling_heart: :heart_eyes:

2 curtidas

Feijao com cuscuz

2 curtidas

Ou arroz com feijão? rsrsrs

2 curtidas

Eca…

2 curtidas

Simmm

2 curtidas

depende dá ótica, mas pra mim o feijão forra o prato, e o arroz vem por cima auhsuahsauh

1 curtida

essa pra mim é nova, nunca provei…
Eu gosto de macarrão com feijão e agora, tenho comido pão com feijão, como se ele fosse uma sopa haha

@LucianoRezende primeira vez que vejo vc dizer eca para comida hahahha

2 curtidas