Enquete: iFood para Serviços Domésticos

Sugiro que vejam as empresas abaixo:

Destaquei uma lista de 10 empresas que começaram com delivery e expandiram para serviços domésticos, com informações sobre o aumento de clientes, receitas e participação no mercado:

1. Urban Company (Índia e Internacional)
    • Serviços: Beleza, massagem, limpeza e reparos domésticos.
    • Receita: Cresceu 30% em 2024, atingindo ₹827 crore (cerca de R$ 500 milhões).
    • Participação de mercado: Líder no segmento de serviços domésticos na Índia, com expansão para Emirados Árabes, Cingapura e Arábia Saudita.

2. Rappi (América Latina)
    • Serviços: Beleza sob demanda, como manicure e cabeleireiro, além de entregas de farmácia e mercado.
    • Receita: US$ 856 milhões em 2023 (+37% em relação a 2022).
    • Participação de mercado: Presente em mais de 100 cidades na América Latina, com crescimento acelerado em serviços diversificados.

3. Zeel (EUA)
    • Serviços: Massagens à domicílio e bem-estar corporativo.
    • Clientes: Mais de 1,5 milhão de atendimentos realizados desde o lançamento.
    • Receita: Crescimento anual consistente no mercado de bem-estar avaliado em US$ 15 bilhões nos EUA.

4. Soothe (EUA)
    • Serviços: Massagens em casa realizadas por profissionais certificados.
    • Receita: Crescimento mensal de 20%-30% em mercados dos EUA.
    • Participação de mercado: Operando em mais de 22 cidades com expansão planejada para novas regiões.

5. GoWabi (Tailândia)
    • Serviços: Beleza e bem-estar, incluindo cabeleireiro, spa, unhas e massagens.
    • Receita: US$ 27,8 milhões anuais estimados.
    • Participação de mercado: Plataforma número 1 na Tailândia com mais de 500 mil usuários mensais ativos.

6. TaskRabbit (EUA e Europa)
    • Serviços: Montagem de móveis, reparos domésticos e tarefas gerais.
    • Receita: Comprada pela IKEA em 2017 para integrar serviços à venda de móveis.
    • Participação de mercado: Forte presença nos EUA e Europa.

7. Handy (EUA)
    • Serviços: Limpeza doméstica e pequenos reparos.
    • Receita: Crescimento acelerado após aquisição pela ANGI Homeservices.
    • Participação de mercado: Ampliou sua base para milhões de usuários nos EUA.

8. Thumbtack (EUA)
    • Serviços: Conexão com profissionais para reformas, eventos e cuidados pessoais.
    • Receita: Crescimento significativo ao agregar serviços complementares à plataforma.
    • Participação de mercado: Líder no segmento “marketplace” para serviços locais nos EUA.

9. Helpling (Europa)
    • Serviços: Limpeza doméstica sob demanda e cuidados residenciais.
    • Clientes: Milhões de usuários ativos na Europa.
    • Participação de mercado: Forte presença na Alemanha, França e Reino Unido.

10. Housejoy (Índia)
    • Serviços: Reparos domésticos, beleza, limpeza e manutenção residencial.
    • Receita: Crescimento anual consistente no setor indiano de serviços domésticos.
    • Participação de mercado: Uma das principais plataformas na Índia para serviços sob demanda.

Essas empresas mostram como a diversificação para serviços domésticos pode aumentar receitas significativamente ao atender novas demandas dos consumidores por conveniência e personalização.

4 curtidas

Podia ter algo no modelo Getninjas dentro do ifood

2 curtidas

Entenda. O foco de cada empresa é primordial para que não seja mais uma Block Buster, o foco do i-Food é M&A em tecnologia, por isso a minha resposta, se outras empresas nasceram como delivery e expandiram para serviços, foi porque o foco delas era esse.

3 curtidas

Lembrando que o próprio ifood hoje já expandiu para a área financeira, tendo um banco devidamente cadastrado no BACEN, com emissões de cartões, transferências via PIX e o mercado de cashback. Isso não é perder o foco, é atender demanda reprimida.

2 curtidas

Tecnologia.

1 curtida

Independentemente de outras empresas terem feito diferente, minha opinião permanece a mesma.
E, eu hoje não faria uso de nenhuma dessas outras alternativas, por meio de contratação por plataforma. Nos serviços listados, prefiro buscar por indicação de pessoas que conheço

3 curtidas

Tudo é tecnologia. A implementação de serviços reflete a essência da inovação tecnológica. Desde a construção de uma infraestrutura robusta em TI para proporcionar uma melhor experiência ao cliente até a gestão de transações financeiras, rastreamento e avaliações, cada etapa é cuidadosamente projetada

1 curtida

Banco é serviços com uso de tecnologia.
Fintechs não tem agências, não tem caixa eletrônico, não tem gerente de conta, não tem talão de cheques… tecnologia.
Você confunde tecnologia no foco com seu uso.

1 curtida

Entendo seu ponto. Minha sugestão é a inovação por meio de atendimento de demandas reprimidas em um único app. Afinal, mercados que não se renovam, perdem espaço para os inovadores. Existe uma linha da economia de Schumpeter, um resumo abaixo:

A Inovação como motor do desenvolvimento econômico:

1. Schumpeter argumentou que a inovação é o principal fator de transformação e crescimento das economias capitalistas. Ele descreveu a inovação como qualquer mudança que introduza novos produtos, métodos de produção, mercados, fontes de matéria-prima ou formas organizacionais.
2.	Destruição criativa: Um dos conceitos mais famosos de Schumpeter é o da destruição criativa, que explica como novas inovações substituem tecnologias, produtos e modelos de negócios antigos, gerando progresso econômico ao mesmo tempo em que eliminam estruturas ultrapassadas.
3.	Teoria das Ondas de Inovação: Ele também desenvolveu a ideia das “ondas de inovação”, mostrando como ciclos tecnológicos impulsionaram mudanças econômicas significativas ao longo da história, desde a Revolução Industrial até os avanços tecnológicos modernos.
1 curtida

Então, mas a Amazon mesmo com essa diversificação que você mencionou, de certa forma ainda se mantém no mesmo nicho que é o oferecimento de produtos não de serviços.
Da mesma forma , o Ifood! Mercado, farmácia, pet, ainda está na categoria de entega de produtos…
O oferecimento de serviços seria a meu ver muito fora da curva…
Pra mim é aquela história, cada um no seu quadrado
Inclusive, para o oferecimento de serviços existe uma plataforma chamada GetNinjas… seria o mesmo ela passar a oferecer refeições…foge muito do objetivo principal

2 curtidas

Exatamente isso @Vivi …complementou muito bem meu ponto de vista!

2 curtidas

O que Schumpeter vislumbrava como tecnologia foi baseada na revolução industrial, o que vivemos hoje não dá nem para comparar, só se aproveita a palavra.

1 curtida

Obrigado pela lembrança do meu tópico, Vivi!

Exatamente…

Antes de acrescentarem, eles precisam melhorar o que tem disponível para o cliente…

O suporte para com o cliente… Eu mesmo, como falei, me senti perdido, liguei até pro pão de açúcar, tentando suporte, mas nada…

Não tem nenhuma aba disponível pra falar com alguém do Ifood. Não tem. Pelo menos pra mercado!

Sobre o tópico:

A ideia é boa, mas colocar muitos serviços de forma rápida, pode ser um tiro no pé do próprio app.

6 curtidas

Manicure e pedicure assim seriam incríveis!

2 curtidas

Oi @Flamenguista abri uma enquete exatamente sobre isso.

4 curtidas

Seria interessante e muito útil poder ter acesso a esses serviços. Realmente é uma boa idéia.

3 curtidas

Ótima idéia.
O iFood poderia fazer uma parceria com alguma empresa já com expertise do mercado, como GetNinjas.

1 curtida

Pelo contrário. Falo como economista, bacharel, a linha de pensamento econômica descreve ciclos que o atual modelo Keynesiano aborda e fala exatamente sobre tais questões.

1 curtida

Poderia ser no mesmo grupo. App separado, não há problema. Mas acho que poderia compartilhar de promoções ou carteiras e cashback

1 curtida

Ou acreditam que o ifood daqui 5 anos estará somente com delivery? Jamais. Inovação é parte da evolução