Fala galera, percebo que muitas pessoas ainda tem a impressão que quando abre uma reclamação no site do Reclame Aqui vai prejudicar a empresa reclamada. Na verdade, até foi assim no passado, mas hoje o site funciona como uma Câmara de Conciliação, evitando assim a judicialização do problema, dando a chance da empresa reclamada resolver o problema sem envolvimento do judiciário. E como funciona?
Quando o cliente ou usuário de um serviço, adquire e se sente prejudicado, ele abre uma reclamação (ou ticket como alguns preferem chamar) relatando o problema.
Essa reclamação vai para a empresa reclamada por e-mail copy e a mesma tem uma prazo para responder ou não, sendo que enquanto não responder aparece a sinalização de quantos dias tem a reclamação sem retorno.
Assim que a empresa se manifesta, seja lá qual seja a sua decisão, a resposta se torna pública e o reclamante recebe um aviso via e-mail copy para se manifestar sobre a decisão, podendo usar a tréplica e se manifestar se foi resolvida ou não.
Sendo ou não resolvida à contento, abre-se a opção da tréplica e também uma pergunta se o reclamante voltaria fazer negócio com a empresa ou não.
Com todos os dados pautados se houve ou não a solução e se os reclamantes voltariam fazer negócio, a empresa tem uma pontuação em seu score, assim muitas pessoas antes de fazer negócio com a empresa, podem consultar se ela tem reclamações e como se comportou, resolveu ou não, dando a oportunidade do cliente decidir se quer ou não dar continuidade na aquisição.
Esse score que vai até 10, ajuda muito na decisão, dando transparência inclusive de quanto a empresa presa em resolver os problemas e é por isso que ao final de todo ano, as empresas pedem o voto lá no site, o próprio i-Food pede, conforme o link abaixo publicado pelo mesmo. Então, se a ajuda do aplicativo não resolveu, abra imediatamente uma reclamação e até publique aqui depois que foi resolvida, para que outras pessoas saibam que problemas existem para ser solucionados e que a empresa atendeu a solicitação e resolveu.
É fato que toda empresa tem problemas, imagine uma empresa como o i-Food com mais de 50 milhões de usuários, muitos problemas nem são causados por ela, mas por parceiros comerciais, mas cabe ao i-Food resolver ou intermediar a solução e uma vez resolvida é de bom tom informar a preocupação da empresa no atendimento ao cliente. Só complementando, sabemos também que nem sempre o cliente tem razão e aí cabe também a ponderação, afinal se a reclamação não procede, fica difícil ter razão, né?
Gostei de saber mais como q funciona o Reclame Aqui! Tendo em vista q é um site muito citado na nossa Comunidade
Obrigada pelas informações @LucianoRezende!
Sim, já vi algumas pessoas “ameaçando” recorrer ao Reclame Aqui. Na verdade, acredito que isso pode beneficiar tanto a empresa quanto o cliente. Ao resolver os problemas e responder adequadamente, a empresa melhora sua classificação no site, que é público e acessível a todos. Antes nunca reclamei nada no reclame aqui por nao saber como funcionava, e o qual importante era, obrigado por ter explicado como funciona as etapas
Gostei de saber como funciona, antigamente eu achava que o reclame aqui era pra reclamar só pras outras pessoas verem, só a pouco tempo eu descobri que por lá as empresas também resolvem os problemas de forma mais rápida e eficaz
@MARCILIO, @Amabilin, @MaryLuz, @Alfred e @anaka
No início, lá nos idos de 2001, realmente o site tinha essa intenção de denúncia, mas com o tempo sacou que poderia se tornar uma opção de intermediação de conflitos e mudou um pouco o tom, mas para alguns, ainda continua sendo um site de denúncia, mas se fosse assim as empresas não divulgariam o atendimento por lá e nem participariam do prêmio Reclame Aqui, porque o prêmio é ganho por votação de confiabilidade e não um prêmio por reclamações.
Reclame aqui já me ajudou demais a resolver vários problemas com muitas empresas…. Então com a maioria eu voltaria a fazer negócios sim.
É uma ótima ferramenta.
Realmente a proposta do Reclame Aqui é de resolver mais rápido, não de punir. E que bom que temos essa ferramenta a nosso favor. Até pq o atendimento do iFood está muito robotizado após as mudanças na na política de cancelamento. Já utilizei algumas vezes para fazer com que alguma empresa resolvesse mais rápido alguma questão.
Sempre usei ( e ainda uso) muito o Reclame Aqui…
Fazer valer nossos direitos não é só sobre nós…é sobre os proximos consumidores que poderão ser poupados de cairem em ciladas
Eu também, @izabelepestana, @Mfranca e @Tupolev já resolvi vários e a maioria problemas criados por funcionários nem um pouco preparados para atendimento ao consumidor.
Eu normalmente quando fica no jogo de empurra, acabo estourando justamente com que resolveu o problema, mas na segunda tentativa eu já aviso antes: Por enquanto o meu problema é com sua empresa, não me faça ter também um problema pessoal, ok?
Te entendo. Cada um que queira tirar o seu da reta. Resolve logo e aí será um problema a menos para a empresa. Às vezes são coisas até simples e ficam arrastando por muito tempo.