Desmistificando o Reclame Aqui

Fala galera, percebo que muitas pessoas ainda tem a impressão que quando abre uma reclamação no site do Reclame Aqui vai prejudicar a empresa reclamada. Na verdade, até foi assim no passado, mas hoje o site funciona como uma Câmara de Conciliação, evitando assim a judicialização do problema, dando a chance da empresa reclamada resolver o problema sem envolvimento do judiciário. E como funciona?

• Quando o cliente ou usuário de um serviço, adquire e se sente prejudicado, ele abre uma reclamação (ou ticket como alguns preferem chamar) relatando o problema.
  • Essa reclamação vai para a empresa reclamada por e-mail copy e a mesma tem uma prazo para responder ou não, sendo que enquanto não responder aparece a sinalização de quantos dias tem a reclamação sem retorno.
  • Assim que a empresa se manifesta, seja lá qual seja a sua decisão, a resposta se torna pública e o reclamante recebe um aviso via e-mail copy para se manifestar sobre a decisão, podendo usar a tréplica e se manifestar se foi resolvida ou não.
  • Sendo ou não resolvida à contento, abre-se a opção da tréplica e também uma pergunta se o reclamante voltaria fazer negócio com a empresa ou não.
  • Com todos os dados pautados se houve ou não a solução e se os reclamantes voltariam fazer negócio, a empresa tem uma pontuação em seu score, assim muitas pessoas antes de fazer negócio com a empresa, podem consultar se ela tem reclamações e como se comportou, resolveu ou não, dando a oportunidade do cliente decidir se quer ou não dar continuidade na aquisição.
  • Esse score que vai até 10, ajuda muito na decisão, dando transparência inclusive de quanto a empresa presa em resolver os problemas e é por isso que ao final de todo ano, as empresas pedem o voto lá no site, o próprio i-Food pede, conforme o link abaixo publicado pelo mesmo. Então, se a ajuda do aplicativo não resolveu, abra imediatamente uma reclamação e até publique aqui depois que foi resolvida, para que outras pessoas saibam que problemas existem para ser solucionados e que a empresa atendeu a solicitação e resolveu.

É fato que toda empresa tem problemas, imagine uma empresa como o i-Food com mais de 50 milhões de usuários, muitos problemas nem são causados por ela, mas por parceiros comerciais, mas cabe ao i-Food resolver ou intermediar a solução e uma vez resolvida é de bom tom informar a preocupação da empresa no atendimento ao cliente. Só complementando, sabemos também que nem sempre o cliente tem razão e aí cabe também a ponderação, afinal se a reclamação não procede, fica difícil ter razão, né?

18 curtidas

Você está certo . Porém vejo o reclame aqui como uma forma de chamar a ateção e assim tornar a plataforma ifood confiavel para o consumidor

3 curtidas

Gostei de saber mais como q funciona o Reclame Aqui! Tendo em vista q é um site muito citado na nossa Comunidade
Obrigada pelas informações @LucianoRezende!

3 curtidas

Descreveu perfeitamente :clap:

2 curtidas

Show é exatamente assim uma ferramenta fundamental para todos consumidores.

2 curtidas

Sim, já vi algumas pessoas “ameaçando” recorrer ao Reclame Aqui. Na verdade, acredito que isso pode beneficiar tanto a empresa quanto o cliente. Ao resolver os problemas e responder adequadamente, a empresa melhora sua classificação no site, que é público e acessível a todos. Antes nunca reclamei nada no reclame aqui por nao saber como funcionava, e o qual importante era, obrigado por ter explicado como funciona as etapas

2 curtidas

Gostei de saber como funciona, antigamente eu achava que o reclame aqui era pra reclamar só pras outras pessoas verem, só a pouco tempo eu descobri que por lá as empresas também resolvem os problemas de forma mais rápida e eficaz

2 curtidas

Sim é issso mesmo!!!

@MARCILIO, @Amabilin, @MaryLuz, @Alfred e @anaka
No início, lá nos idos de 2001, realmente o site tinha essa intenção de denúncia, mas com o tempo sacou que poderia se tornar uma opção de intermediação de conflitos e mudou um pouco o tom, mas para alguns, ainda continua sendo um site de denúncia, mas se fosse assim as empresas não divulgariam o atendimento por lá e nem participariam do prêmio Reclame Aqui, porque o prêmio é ganho por votação de confiabilidade e não um prêmio por reclamações.

5 curtidas

Sim . Uma forma de conciliar os prestadores de serviços e clientes. Por este lado acho bem válido

1 curtida

Reclame aqui já me ajudou demais a resolver vários problemas com muitas empresas…. Então com a maioria eu voltaria a fazer negócios sim.
É uma ótima ferramenta.

3 curtidas

Exatamente @Mfranca . É mais para conciliar e o cliente voltar a fazer negocios com o prestador de serviço

1 curtida

Ainda não usei pra reclamar mas faço consultas e vejo várias denúncias também!

1 curtida

Realmente a proposta do Reclame Aqui é de resolver mais rápido, não de punir. E que bom que temos essa ferramenta a nosso favor. Até pq o atendimento do iFood está muito robotizado após as mudanças na na política de cancelamento. Já utilizei algumas vezes para fazer com que alguma empresa resolvesse mais rápido alguma questão.

1 curtida

Sempre usei ( e ainda uso) muito o Reclame Aqui…
Fazer valer nossos direitos não é só sobre nós…é sobre os proximos consumidores que poderão ser poupados de cairem em ciladas

2 curtidas

Eu também, @izabelepestana, @Mfranca e @Tupolev já resolvi vários e a maioria problemas criados por funcionários nem um pouco preparados para atendimento ao consumidor.

3 curtidas

Sim. Informações erradas são muito comuns. Aí falamos com outro atendente, que diz outra coisa. É pracabá.

1 curtida

Eu normalmente quando fica no jogo de empurra, acabo estourando justamente com que resolveu o problema, mas na segunda tentativa eu já aviso antes: Por enquanto o meu problema é com sua empresa, não me faça ter também um problema pessoal, ok?

1 curtida

@Esse site ajuda e já ajudou muitos usuários.
Grande ferramenta de apoio ao consumidor.

1 curtida

Te entendo. Cada um que queira tirar o seu da reta. Resolve logo e aí será um problema a menos para a empresa. Às vezes são coisas até simples e ficam arrastando por muito tempo.

1 curtida