Cuidado com estabelecimentos fake ‼️

Hoje mais cedo meu amigo @Barreto comentou que realizou um pedido num estabelecimento chamado “Mam Sushi Moema”. O MAM é um restaurante de culinaria japonesa que serve muita qualidade, mas, ele se localiza na Av Washington Luiz, nos arredores de Santo Amaro, mas o Rodrigo não sabia disso ate então. Era uma loja nova no iFood. Assim que eles aceitaram o pedido, mandaram uma mensagem no chat dizendo que ainda estavam em testes na plataforma; quiseram que o Rodrigo cancelasse o pedido e pagasse direto a eles na maquininha, e é claro que ele recusou, e disse que se era assim, preferia cancelar. Aliás, galera, não aceitem esse tipo de proposta!!!

A loja não cancelou, o pedido continua lá rodando, ninguem entregou. Ele não conseguiu atendimento pela ajuda do aplicativo, até o momento, tampouco cancelar o pedido.

Fui pesquisar e realmente essa tal unidade moema não existe. O endereço cadastrado no app nao dá em nenhum restaurante, e o CNPJ cadastrado é o mesmo da loja de verdade que fica em santo amaro, que também tem seu cadastro no ifood! Entrei em contato pelo instagram oficial do Mam e eles disseram que realmente não possuem outra unidade.

Como era uma loja nova no app, não suspeitou-se de inicio a falta de avaliações até então. Ele não aceitou esse “cancela e faz por fora”, mas sabe-se la o que poderia ter acontecido, ou o que aconteceu com outras pessoas. Eu particularmente confio no app e não tenho hábito de pesquisar se a loja existe ou não antes de pedir. Na minha cabeça, se tá no app, é porque foi verificada de alguma forma

Meu questionamento é: @Giu @Are e pessoal, o que devemos fazer quando nos deparamos com situações desse tipo?
E, como um mesmo CNPJ pode ser cadastrado mais de uma vez?

A sugestão que fica é: podia haver um botão dentro do app pra podermos denunciar, tanto esses estabelecimentos, quanto os milhões de estabelecimentos que são na verdade anúncios de venda de produtos por fora do app. Aí tudo que fosse denunciado passaria por um crivo humano para verificar a procedência da denúncia.

UPDATE: estão avaliando pelo chat e o Ro provavelmente será reembolsado :rocket:

25 curtidas

Excelentectópico @Vivi. Muito relevante . Parabéns

4 curtidas

Conheço esse restaurante @Vivi inclusive um amigo meu namora uma moça que trabalha na unidade da Washington Luís, vou até comentar o caso com ele, pra que ele repasse a informação de que tem uma loja fake no iFood usando o nome da loja oficial!

Que loucura em :exploding_head:

6 curtidas

Tentou reportar como caso crítico ?
Se o pagamento foi feito por cartão de crédito, é possível cancelar o pagamento direto com a administradora.
Situação complicada, neh?
Achei que existisse “critérios” para se cadastrar na plataforma. Fica complicado assim.

2 curtidas

Eu ja repassei e ja entrei em contato!!

2 curtidas

@Barreto voce tentou essa opção?

1 curtida

Fui ver no ifood se achava a loja, só aparece essa :rofl:

1 curtida

E essa tambem é fake viu? Não tem loja nesse endereço

2 curtidas

Mesma coisa que comentei sobre o caso da minha brotinho ,no endereço tem 3 pizzarias diferentes no Ifood :sweat_smile:.

Fui la no endereço,estava fechado perguntei na lojas da rua,falou que mudou de endereço :upside_down_face:

2 curtidas

@Vivi , depois de 1h e 20min esperando resposta no chat do ifood, finalmente o ifood cancelou e fez o estorno.
Mas é um absurdo um restaurante fake abrir uma conta no ifood com cnpj de outro restaurante. Fiquei com esse tormento todo por cerca de 2h30min até ter uma solução. E o pior, com fome.

9 curtidas

Meu Deus! A gente não tem um minuto de paz…
Outra coisa que também estranho é ver que tem restaurantes com vários nomes diferentes…
Como costumo ver sempre o endereço, vejo que são os mesmos…
As vezes as avaliações são diferentes e até alguns preços…
Acho que isso não deveria ser permitido…

2 curtidas

Ainda bem que deu tudo certo :pray:

1 curtida

Uma situação chata e bem perigosa essa

1 curtida

Tá perigoso mesmo, quando eu peço numa loja nova sempre olho as informações e o endereço, busco tudo no Google :eyes:

2 curtidas

Eu não tenho esse hábito. Pra mim a praticidade do app era justamente pra eu não ter que precisar fazer todas essas coisas😔

1 curtida

Caramba não imaginava esse tipo de golpe no aplicativo.

Mas como eles conseguem fazer o cadastro para entrar ?!

3 curtidas

Apoio a sugestão do botão pra denunciar app fraudulento

2 curtidas

Arrasada mesmo. Pior: 2 cadastros no mesmo CNPJ e não divergiu informação ou nada do tipo na hora do cadastro. Que bom que resolveu mas é um transtorno enorme e um risco maior ainda para o cliente.

2 curtidas

Bem chato isso acontecendo! Aqui na minha cidade teve vários casos similares, um restaurante novo que entrava em contato com a pessoa para dizer que a moto deu problema e teriam que cancelar o pedido pelo ifood e falava para as pessoas fazer o pedido pelo whatsap, as pessoas pagavam via pix e tomaram varios golpes por conta disso

4 curtidas

1 curtida