''Consumimos o produto, mas e as embalagens? Qual destino damos a elas"?

Eu amei essa sua inciativa @JuCast :heart_eyes_cat::heart:

4 curtidas

Ter a coleta seletiva ajuda muito né, uma pena ser ainda limitada e não contar com a colaboração de muita gente, poucos separam de fato :neutral_face:

3 curtidas

Trabalhei muitos anos em petroquímica e participei algumas vezes de foruns e cooperativas de reciclagem com o propósito de reaproveitamento de materiais, no caso reaproveitamento de polímeros. Mas algumas medidas podem ser usadas em qualquer material.

Em alguns países a logística reversa é levada extremamente à sério e resumidamente o sistema consiste em responsabilizar quem produz o “lixo”, em resumo, quem gera o rejeito é responsável por ele e funciona da seguinte maneira:

Já no ponto de consumo, seja alimentos, eletro-eletrônicos, etc… o consumidor descarta as embalagens possíveis na própria loja. A loja por sua vez devolve as embalagens descartadas ao fornecedor dos produtos, que devolve ao fabricante das embalagens que por sua vez devolve ao fabricante das materias primas utilizadas na fabricação, todo esse processo chega ao ponto matriz do problema, que recicla na medida do possível as matérias primas, transforma em uma terceira utilização ou dá o destino correto de descarte nos casos de não ser possível o reaproveitamento.

Agora é evidente que o consumidor final é parte importante desse processo, um passeio rápido pelas ruas, podemos observar uma quantidade absurda de embalagens jogadas nas ruas sem a menor preocupação, como sefosse a coisa mais normal do mundo jogar uma bituca de cigarro pela janela ou a embalagem do lanche comprado no Drive-thru.

6 curtidas

Pois é @LucianoRezende
Fazemos todos parte desse processo no fim né, o consumismo pede muita estrutura, da fabricação ao consumo real.
A ilustração perfeita do ciclo na vida,; fazer esse ciclo funcionar sem impactar tanto, é o grande desafio😉

2 curtidas

Toda latinha que vejo na rua, faço questão de pegar para reciclar

2 curtidas

É isso aí :clap::clap:
Aquele gesto que faz a diferença :recycle::recycle:

3 curtidas

Tópico muito bom, assunto que deveríamos falar mais vezes.

3 curtidas

Tmj👊 @Tommy05
A comunidade no fim, acaba proporcionando debates e união em busca de assuntos que de certa forma impactam na vida de cada um aqui né :handshake:

3 curtidas

Exatamente @JoiceCosta

2 curtidas

Ahhhhhhhhhhhhh, que gracinhaaaaaa! Parabéns pelo trabalho, @JuCast! Depois, compartilha aqui a página para podemos seguir e dar uma força nesse trabalho tão incrível, me apaixonei pelas suas criações!

2 curtidas

Que legal @Ale90 ! meu insta é @julianacastilho5458
Tem essas fotos lá… mas faz um tempinho que não posto coisas novas… mas me segue lá e envia um direct… eu te mando foto quando fizer coisas novas…

2 curtidas

Verdade @LucianoRezende … Eu mesma faço essas reutilizações de embalagem mas entendo que na verdade só estou retardando um pouco o ciclo, porque em algum momento acaba sendo jogado fora… o ideal seria transformar em outra matéria prima. Até inventei uma máquina (só a ideia), vou mostrar as fotos e o vídeo…

Já pensou se essa maquina devolvesse a materia prima em cubinhos ou bolinhas que pudessem ser trocadas por cupons de desconto?
As pessoas teriam a recicladora domestica e depois trocavam as bolinhas ou cubinhos por pontos, ou descontos ou dinheiro…
Qualquer comércio poderia ter na entrada uma receptora desses cubinhos ou bolinhas e emitir um cupom de desconto. (Em Amsterdam vc coloca a garrafa vazia numa máquina na entrada do supermercado e ganha alguns cents…)
Que vcs acham da minha ideia?

4 curtidas

Achei brilhante sua ideia @JuCast :clap::clap::clap::clap:
Pensou numa solução acertada em todos os aspectos.
Uma maquininha dessa acessível pra todo mundo ou mesmo em alguns locais específicos, se fosse de valor elevado, facilitaria demais a reciclagem dessas embalagens.
Espero que ganhe vida em breve sua ideia :sparkles:

4 curtidas

Obrigada pelo feedback @JoiceCosta . às vezes eu me acho meio maluca, mas estou percebendo que minhas ideias fazem sentido… vou atrás de colocar essa máquina pra acontecer…

2 curtidas

Maluca que nada :clap::sparkles: as vezes a gente duvida do nosso potencial, quase sempre por pensar q já existe tudo no mundo ou por falta de incentivo mesmo
Não existe ideia ruim, as vezes só é preciso aprimorá-las .
Na torcida pra que seja a sua a ganhar vida, achei mesmo uma graça a máquina, você pensa bem verde :recycle::seedling: isso é super estimado.

3 curtidas

A ideia é boa e é correta na concepção, reduzindo o espaço você economiza na estocagem e no frete. A questão é que os materiais descartados precisam ser limpos antes do descarte, para não haver contaminação. Alguns materiais, dependendo da origem também são vetados na recuperação, produtos de uso médico, que tenham tido contato com metais pesados, que tenham sido processados mais de uma vez, com a excessão do vidro que é eternamente recuperável, não importa quantas vezes seja processado.
No caso dos plásticos, não sei se já reparou que em algum lugar tem um triângulo com um número, que orienta o reciclador com a informação que tipo de polímero é, para que não haja mistura e a perda dos materiais. Até é interessante essa nomenclatura codificada, porque antigamente os recuperadores identificavam a resina pelo cheiro dela na queima, então pegavam um pedaço do plástico, queimavam com um isqueiro e aspiravam a fumaça (cancerígena, diga-se de passagem) para identificar e separar os descartes. É muito complexo e por isso merecia ser matéria constante nas escolas, para formarmos as próximas gerações com instrução suficiente para quem sabe um dia não termos mais o lixo mais caro do planeta.

3 curtidas

Separam errado e olho que deram uma cartilha ensinando a fazer a separação corretamente.

2 curtidas

Verdade Luciano… sei dessas questões com o plástico. Inclusive no meu primeiro protótipo imaginário tinha um local para lavagem com água quente, separação de tampinha e um sensor de auferição do material e da limpeza. Mas vamos em frente, quem sabe um dia eu chego lá com minha recicladora doméstica… mas por enquanto vou fazendo minha parte também com os resíduos orgânicos. sabia que tenho uma composteira doméstica? Sim, eu a chamo de apartamente de minhocas… ela me devolve um substrato maravilhoso para as plantas (terra vegetal com humus de minhoca), além do chorume que misturado com água é um ótimo fertilizante… Quando tenho sobrando vendo e/ou faço doação do fertilizante e do extrato… vou postar umas fotos aqui… me contem se vcs fazem compostagem do seu lixo orgânico…

1 curtida

Tenho um amigo que fez uma pra ele, tenho vontade também de fazer, mas ando meio sem tempo pra dar continuidade, mas quem sabe um dia.

2 curtidas

@LucianoRezende Compra uma pronta, assim como essa… Sei que é fácil fazer, mas é o tipo de coisa que acabamos por procrastinar… Essa aqui eu tenho há 10 anos. Agora já tem uns modelos mais bonitinhos… vende na internet e já vem com as minhocas… compre na Morada da Floresta…

1 curtida