As vezes pode soar repetitivo pra alguns, trazer pra debate o tema sobre lixo, reciclagem…
Mas pra mim, não tem como falar de sustentabilidade e cuidar do planeta, se não termos consciência do quanto o lixo nosso de cada dia impacta e precisa sim de atenção.
Somos consumistas, isso é errado? Creio que não.
Mas erramos a meu ver em ‘deixar a vida nos levar’ sem nos preocuparmos com o amanhã e todos os recursos que sugamos da natureza o tempo todo , pensando que são ilimitados.
Não minha gente, não mesmo
Acho bacana ver as marcas, instituições em boa grande parte, tentarem ser mais sustentável; porém é tudo ainda muito sutil diria, sem grandes impactos; gosto das embalagens reutilizáveis mas será que reutilizamos mesmo
Não tem como reaproveitarmos tudo, concordo com isso, guardo muitas embalagens de lanches que compro, nem sei o que fazer com tanta coisa,mas sei que não posso só jogar fora.
Seria incrível ver mais empenho das marcas e estabelecimentos em criar de verdade mais oportunidades e espaços, pra que o consumidor tenha onde descartar corretamente essas embalagens, não adianta só lixeira com cores gente, não funciona corretamente, há pouquíssimas unidades de coleta e centros que reaproveitam algo.
Precisa urgentemente de mais incentivo e não só criarem embalagens reutilizáveis, mas um destino pra elas assim que são utilizadas, um ciclo verde de verdade
Consomem também pensando no que irão fazer com a embalagem depois ou não se ligam muito nessa etapa pós consumo???
só quando a gente começa a separar e reciclar os materiais que temos noção do quanto geramos de lixo ne ? é bizarro.
Não é ? verdade pura Mari, produzimos lixo o tempo todo se pararmos pra pensar.
Embora a criação de embalagens reutilizáveis ou recicláveis seja um passo importante, ela não é suficiente. É preciso que existam políticas públicas e uma infraestrutura eficiente para garantir que o ciclo realmente funcione. Além disso, o incentivo à conscientização do consumidor e a ampliação de pontos de coleta seletiva são fundamentais para mudar esse cenário.
Sem essa base estrutural, os esforços das marcas, por mais bem-intencionados que sejam, terão um impacto limitado. Afinal, o problema da destinação correta dos resíduos não pode ser resolvido apenas por iniciativas privadas ou individuais.
Concordo contigo @Alfred
As mudanças só tem real impacto se houver a participação de todos na verdade, o esforço conjunto é que significa comunidade né.
Que TODOS entremos nessa um dia, antes que seja tarde
Excelente informação
Perfeito. Vejo que muitos estabelecimentos aderiram às embalagens recicláveis mas a carência de pontos de coleta, ao menos onde moro, interfere na finalização do processo. O governo tem que proporcionar meios para que todo o trâmite da reciclagem possa acontecer.
Sim @izabelepestana
Não é só responsabilidade de alguns, o governo principalmente deveria priorizar essas questões ligadas a sustentabilidade.
Fazem do G20, dia do clima… um espetáculo, mas ações concretas mesmo, não se vê quase nada.
Pra mim esse tema nunca será repetitivo, muito pelo contrario, é um assunto atual, temos que colocar em pauta sempre, a todo momento e oportunidade que tivermos. Muito bom seu tópico.
Valeu super Josi
As vezes há mais falas que ações né, o tempo não pára, como dizia o eterno Cazuza
É pra ontem, atitudes voltadas pra preservar de verdade nosso planeta
Excelente postagem obrigada por compartilhar.
Que tópico mais importante, @JoiceCosta! Adorei a sua reflexão, fico P… da vida que aqui em Ribeirão, umas cidade grande e rica, não tenha um sistema de coleta seletiva organizado e funcionando! Assim, infelizmente, muitas vezes o lixo que eu separo, vai parar no mesmo local dos produtos orgânicos!
Ah, concordo com tudo o que você falou e acho importante além da questão da reciclagem, ter uma educação que incentive a compostagem, pois a quantidade de restos de alimentos jogados fora também é enorme!
Sim, adoro o Cazuza inclusive. Tem trecho que amo.
“A sua piscina está cheia de ratos , suas ideias não correspondem aos fatos, o tempo não para.”
Sou fã
Se pararmos pra pensar, einnn. É muita coisa
Kkj eu pensei que eu fosse acumuladora, esses dias eu não queria tirar plástico do painel da Airfryer e meu marido tirou escondido.
As embalagens do BK não dá nem para reutilizar
Muito importante esse tópico, acho que todos deveríamos tirar um tempo pra pensar sobre isso, e até mesmo aprender como fazer a separação e dias de coleta de reciclável
Incrível o pouco reaproveitamento e descarte correto do lixo @Ale90
Falta muito pra chegar perto do razoável, é tanto descaso, tem as pessoas que estão nem aí, instituições longe do sustentável, governo se lixando menos ainda…afff; a educação e conscientização é o primeiro passo.
Planejo fazer uma composteira um dia, acho outra grande aliada quanto ao desperdício de alimentos👊
Sim @anaka
Temos o poder de dar o primeiro passo, mas complica muito não ter nem acesso a centros que recolhem e reciclem 100% é muito lixo pra pouca conscientização, infelizmente.
A maioria das embalagens de fast food apesar de recicláveis, são quase destruídas no primeiro uso, muito frágeis, por isso dali mesmo da rede, já seria bacana ter algum centro de coleta pra retirar todas as usadas e já encaminhar pra reciclagem, fluiria mais rápido esse processo né, menos lixo mesmo.