Caça às Bruxas - Questionamento sobre sinalizações

Fala galera, ontem algo que havia ficado pra trás, voltou… as sinalizações e as diversas maneiras de interpretar uma regra e por isso antes de colar aqui as regras já entro direto nos questionamentos. Ontem conversei bastante com a @Marcelagobi em DM sobre isso e creio que ela já tenha dado andamento sobre os questionamentos debatidos com a @Are, @arianeq, @Giu , @horstgui e @Paixao, que marco propositalmente para que tenham acesso aqui aos questionamentos.

• 1º Não há nenhuma menção nas regras sobre a postagem ser ou não de parceiros, então a orientação de poder ser postados links ou promoções apenas de parceiros não condiz com a verdade.
  • 2º A regra diz que “não é permitido compartilhar promoções, vendas de convites, concursos, spam, anúncios ou propagandas de produtos ou serviços comerciais, bem como direcionar tráfego para outros sites”. Não dizendo nada sobre parceiros, então a postagem dos ursinhos carinhosos é indevida, ainda que tenha tido inclusive participação com foto e comentários de foodlovers, portanto se fosse irregular eles teriam derrubado ou não teriam participado.
  • 3º Um dos Top Conteúdo de fevereiro foi um post com mais de 1.000 links postados do YouTube e que eu saiba eles não são parceiros do i-Food, ainda que a regra seja clara em não citar nada sobre parcerias. Aliás, se ganhou o Top Conteúdo do mês é porque obviamente foi analisado pelos Foodlovers, se a regra fosse aplicada cegamente, não teria vencido, o que deixa sim margem de interpretação o que é ou não prejudicial à comunidade e OBVIAMENTE não houve nenhum prejuízo, ao contrário, agitou positivamente as interações.
  • 4º Há uma infinidade de comentários e um post fazendo EXCLUSIVAMENTE uma publicidade de um determinado refrigerante que é sim publicidade em confronto direto com as regras, além de não ser parceiro do i-Food, que é a justificativa do tipo “lavar de mãos” usada para remoção, encerramento e sinalização de postagens e no entanto reina divino entre outras postagens.

Eu ficaria aqui horas com exemplos diversos que há sim muuuuuuuita publicidade, ainda que não pessoal em uma infinidade de posts que todos em determinado momento leram e participaram ou não à sua escolha e sem que haja tido qualquer tipo de prejuízo.

Regras são feitas no calor de um momento e nada na vida é absoluito, nada é imutável e se assim for, todas as postagens fora do padrão precisam ser removidas retro e posteriormente, para que no mínimo haja isonomia da aplicação, essa pode, essa não em RIGOROSA comparação, não é regra, mas sim preciosismo do tipo, não gostei vou sinalizar, encerrar ou remover.

Outro ponto em questão é a demora na análise de postagens, tenho uma infinidade de postagens sinalizadas, dentre elas uma foto de samambaia, uma foto de um porquinho e um cupom da Mega da Virada com meses de espera e com mais de 18 pedidos de verificação e até agora NADA, então isso não é moderação, mas censura e nesses termos eu não quero mais correr o risco de uma irritação porque meia dúzia de pessoas que não tem simpatia por minha pessoa se incomodam pelo TOP 3 e fazem o possível para me prejudicar, reclamo disso para os Fooflovers há meses e qual o retorno?

Cri, cri, cri, cri…

Então, sendo assim prefiro a comunicação em exclusiva em DM, com amigos que aqui fiz e que não gostaria de perder o contato diário.

Existe aqui a crença que quando levantamos uma questão os Foodlover nos ouvem, pois bem essa aqui é a minha intenção, pois a regra precisa sim de ajustes e de isonomia, ser mais CLARAS, se não pode pra um, não pode pra ninguém ou então que seja interpretativa no quesito PREJUDICAR o aplicativo, a comunidade ou qualquer participante e como exemplo eu questiono:

Tive uma publicação de promoção da Cacau Show, PARCEIRA do i-Food, com centenas de lojas espalhadas pelo país no aplicativo, qual o prejuízo ou diferença da postagem dos Ursinhos Carinhosos? Nenhuma! E os motivos pelos quais acho que não há motivos para derrubar, já expliquei acima, então pra não ficar repetitivo, espero já ter sido entendido, vou abrir aqui uma polêmica com mais participantes, que podem colaborar para um ajuste fino nessa regra, uma vez que qualquer um de nós em determinado momento pode ser surpreendido com uma sinalização esdrúxula como já tive e que até hoje não foi revisada, bem como não tive nenhum feed back até o momento.

Abaixo o print das regras aqui abordadas:

27 curtidas

Vou marcar aqui @ReMaruta @adrimco @Isislima @ranielreis @FernandaEste @JoiceCosta @anaka @Viviana @Vivi e @Spreas

11 curtidas

Continuando a marcação com @Littlehand @Crisrjbr1969 @ViviSawada @Sonia_41 @Dani_Melo @Ester_63 @marylove @Flamenguista @EliRodrigues @TatiGeronimo7

8 curtidas

Mais marcações… @PaLuz @Ale90 @Mfranca @jhu @danielebrandao @Srao @SimoneCosta @tande

10 curtidas

Sintam-se à vontade aos comentários e inclusive ao debate respeitoso, a intenção é essa e não tumultuar o ambiente.

7 curtidas

Oi, só para esclarecer: você entendeu que os embaixadores não têm controle sobre as sinalizações?

Independente do que façam, eles não têm esse poder. No meu caso, optei por não entrar nessa discussão porque sigo as regras da comunidade, então pra nao esquentar a cabeça, to ignrando muita coisa ( para minha saude mental) . Se há uma regra que proíbe links de sites, então ela deve ser respeitada.

Pelo que eu acompanhei, um post com link foi derrubado por um embaixador, outras pessoas se sentiram injustiçadas e começaram a sinalizar outros posts, com ou sem links. E, nesse processo, os embaixadores não têm como interferir.

Uma vez sinalizada, a postagem é enviada para a moderação do site, que tem várias demandas para gerenciar e não consegue revisar tudo imediatamente. Apenas a moderação pode decidir se a sinalização será removida ou mantida.

19 curtidas

Sim.

Eis um ponto IMPORTANTÍSSIMO do porque as revisões precisam ser mais ágeis.

Se não há estrutura para a demanda, essas funções de revisão deveria ser repassadas aos embaixadores que são hoje em 50, número absurdamente maior que os moderadores hoje.
A comunidade cresce hoje à passos largos, se 99,5% dos novatos não postam nada, hoje é uma benção, porque se com no máximo 30 pessoas constantes não há como atender a demanda, imagine com 5% do efetivo, 5.000 pessoas postando diariamente.

7 curtidas

Única coisa que consigo pensar é “O pau que dá em Chico dá em Francisco” Mas também pode ter, grupos que trabalham juntos para derrubar certas pessoas. Pra mim algo tão inútil. Acaba perdendo um pouco a graça a comunidade.

12 curtidas

Esse é o ponto, eu entendo o direito de sinalizar, mas com responsabilidade e direito ao sinalizado na rapidez da revisão.

8 curtidas

Nao pode promoção?? Xiiiiiiií

11 curtidas

Somos mais de 102 mil usuários na Comunidade Ifood.
Nem todos são ativos.

13 curtidas

Vou dar um exemplo, eu acompanho o primo pobre o Duda no Youtube, ele teve a conta bloqueado por 1 ano no Instagram, porquê fez uma indicação de CDB O Certificado de Depósito Bancário é um tipo de depósito a prazo, isto é, um produto comumente oferecido por instituições financeiras com garantia do FGC". Totalmente legal e seguro. Disseram que é spam. Agora te pergunto qual foi a última vez que você viu propaganda de jogo do tigrinho? A lógica é a mesma, qual o critério usado?

9 curtidas

Entendo sua preocupação, mas é importante lembrar que os moderadores são funcionários que possuem diversas outras responsabilidades. A comunidade representa apenas uma pequena parte do trabalho deles. Por isso, é natural que a revisão de postagens não seja instantânea. Afinal, existe vida fora da internet, e aguardar um pouco pela moderação não causa grandes impactos.

A paciência é essencial nesse processo.

Essa possibilidade provavelmente envolve desafios técnicos e administrativos. Além disso, justamente por haver 50 embaixadores, a gestão pode se tornar ainda mais complexa, especialmente considerando a diversidade de opiniões entre eles. Um exemplo disso é a discussão sobre mesclar ou não tópicos repetidos ,mesmo com uma regra clara, há diferentes interpretações.

Diante disso, o melhor a fazer é ter paciência e aguardar a avaliação da sinalização pela moderação.

Porque a sinalição é feita por usuarios normais , então basta vc juntar seus amiguinhos e sinalizar o post que quiser que ele vai cair.

existem familias aqui, grupo de amigos enormes e grupos de pessoas que se conheceram aqui.
para essa turma se juntar e derrubar um topico é facil

inclusive o propio @LucianoRezende gosta de mandar DM para milhares de pessoas juntas,
da mesma forma que ele faz alguem pode fazer e pedir para reportar um topico. simples

e embaixador não tem nada a ver com isso, ( pelo menos não deveria, não posso falar por todos )

14 curtidas

Eu descobri isso ,e que não pode link com uma sinalização na minha postagem da Elseve( pior que essa eu não sabia mesmo)… Porém,em questões de flexibilização das regras,de certo modo,se a comunidade se sempre prejudicada com essa questão ,deveria ser aberto uma reformulação, até porque em um determinado momento,não vai ser possível controlar todas as postagens de pessoas que forem entrando.

7 curtidas

sou toltamente contra a flexibilização das regras
daqui a pouco vira uma comnidade de propaganda e cheio de anuncios sem falar nos links de afiliados

15 curtidas

Além do que @xnegx comentou, nesse ponto não concordo, tem que haver distinção entre moderadores e embaixadores, até porque cada um pensa de uma forma e uma tomada de decisão da moderação nunca envolve uma pessoa só, se a demanda for dividida entre moderador e embaixador levaria o mesmo tempo ou até mais.

Um ou mais embaixadores tomar essa decisão de punir ou não um usuário não seria justo, até porque cada um tem os seus próprios interesses e a moderação tem que sempre ser neutra, não favorecer a ninguém.

O que os embaixadores fazem é levar a demanda para que a moderação possa tomar uma decisão, mas a decisão final é sempre da moderação, entendo que leva um tempo para ser avaliado e é sempre bom ter feedbacks pra como melhorar, até porque foi assim que diversas propostas melhoraram a nossa comunidade com o tempo. :handshake:

13 curtidas

Milhares você forçou :joy:, opto por essa ação quando o tema é sensível e não quero sofrer mais sinalizações das que já tenho. Ontem mesmo fiz uma envolvendo a questão das entregas, pois é um tema que atinge a todos e de certa forma houve uma interação positiva, ainda que limitada.

5 curtidas

Sim, precisa ser no mínimo reescrita, porque sua postagem não traz ou trouxe prejuízo a ninguém, ao contrário, pessoas se beneficiaram dela..

4 curtidas

Assim,foi como eu disse,tudo depende de como a comunidade está analisando a situação. Nunca cheguei a ver links exacerbados aqui na comunidade ( estou desde 2024), porém,se houve levantamento dessa pauta, é porque algo tem que mudar, flexibilizar(ou como qualquer moderador/embaixador quiser fazer).
Mas enfim,se somos uma comunidade,todos temos que estar abertos a ouvir cada perspectiva

5 curtidas

@Luciano, bom dia!!!
Eu penso assim, não é porque fizeram no passado que eu tenho que fazer também e tornar isso um ciclo vicioso, se colocaram links antes, podemos não colocar mais e tudo bem, podemos mudar a postura, entende?
Eu entendo que esteja chateado, mas foi como escrevi pra você, pra mim não faz sentido sinalizar um tópico sem conversar e explicar antes sobre o porque, e quem fez, queria isso, as pessoas discutindo sobre uma regra que nem fomos nós os embaixadores que decidimos, apenas alertamos.
Você concorda que mesmo escrevendo com educação e falando com respeito, a impressão que tenho é que se querem levar para o pior lado, vão levar e acabou, não importa o esforço e isso me deixa triste demais…
Quanto ao TOP conteúdo que vc mencionou era sobre música, que não é algo que o IFOOD comercializa, então não entra (no meu ponto de vista) numa dessas regras do que não é permitido colocar o link do vídeo, pois não é um concorrente direto . Acho que o que entra é sobre concorrência, ao invés de comprar o chocolate no ifood vou comprar direto no link da americanas (um exemplo), então sim acabam sendo situações totalmente diferentes, com objetivos diferentes.
Mas deixo meu questionamento: Porque tanta discussão sobre seguir as regras? e o que foi feito antes sempre tem que interferir no que será feito de agora a diante?
Concordo que sinalizar sem ter uma justificativa plausível seja errado, eu penso assim, sinalizar é deve ser usado com cautela e em casos de desrespeito ou algo que prejudique o bom funcionamento da comunidade.
E pergunto pra você, pois gostaria muito de saber a sua opinião, o que você acha que deveria ser feito para melhorar a comunidade como um todo?

Acho muito importante todos expressarmos nossas opiniões sempre muito com respeito e empatia, pois não sabemos como a pessoa do outro lado está… e desculpem o textão…

17 curtidas