A Guerra das Sinalizações – Episódio 153: Ameça Fantasma

Olá, Comunidade

Hoje vamos falar de um tema que divide a galera mais do que ketchup na pizza: a famosa sinalização de posts.
Se você nunca foi sinalizado, parabéns: você não viveu intensamente essa comunidade.
Se você já foi, bem-vindo ao clube. E se você já sinalizou, fique… a gente precisa conversar.

:performing_arts: Quem são os “Sinalizadores”?

Tem gente que acha que só os embaixadores têm o poder místico de apertar o botão “sinalizar”.
Outros acreditam que temos um batalhão secreto de embaixadores sentados em poltronas de veludo vermelho, com uma xícara de chá na mão, analisando cada tópico. Spoiler: não é bem assim.

:light_bulb: Todo mundo pode sinalizar. Sim, até você, querido leitor.

:pushpin: Dá uma olhadinha nesse tutorial aqui pra não fazer besteira: :backhand_index_pointing_right: Tutorial de como sinalizar um tópico ou comentário

:bullseye: E os Embaixadores, coitados?

Ultimamente tá rolando uma teoria da conspiração de que usuários estão perseguindo embaixadores.
E os embaixadores, em contrapartida, acham que estão vivendo num episódio de Big Brother Brasil: tudo o que postam, alguém já corre pra sinalizar.

“Sinalizaram meu post só porque eu escrevi ‘Oi, tudo bem?’”
— Embaixador Anônimo, 2025.

Calma, galera. Nem tudo é complô. Às vezes é só um mal-entendido.
Ou às vezes é só alguém sem noção mesmo. :sweat_smile:

:prohibited: O Problema da Sinalização Indevida

Quando você sinaliza algo sem motivo real, algumas coisinhas chatas acontecem:

• Gente inocente é silenciada :pleading_face:
  • Moderação perde tempo com drama desnecessário :brain:
  • A comunidade perde conteúdo bom :smiling_face_with_tear:

Isso sem contar o caos que rola quando uma galera começa a sinalizar só porque não gostou do que leu.
Gente, opinião ≠ ofensa, tá?

:backhand_index_pointing_right: Olha esse post aqui que resume muito bem: :link: Sinalizar tópicos e silenciar usuários

:balance_scale: Proposta: Justiça Comunitária Sazona

Já que tá todo mundo no modo “juiz supremo da internet”, que tal criarmos um sistema comunitário de punição para os ‘sinalizadores compulsivos’?

Sugestões (totalmente sérias, claro… ou não):

• 3 sinalizações indevidas = 1 dia sem poder sinalizar.
  • 5 sinalizações indevidas = Obrigado a escrever um textão explicando a diferença entre “não gostei” e “quebra de regra”.
  • 10 sinalizações indevidas = Inscrito automático no curso “Como conviver em sociedade – módulo online”.

Ou, se quiser algo mais leve, a gente pode só criar um ranking dos maiores sinalizadores do mês e premiar com um selo:
:1st_place_medal: “DEDO NERVOSO – não pode ver um post que já quer derrubar”.

:loudspeaker: Moral da história:

Sinalizar é coisa séria, gente. Não é briga de condomínio.
Se você vê algo realmente fora das regras, sinalize.
Se você só não gostou do que a pessoa disse… respira, toma um café, e segue a vida.

Vamos usar esse superpoder com responsabilidade. E lembrar que, no fim das contas, estamos todos aqui pelo mesmo motivo: comida. E memes. E treta de leve e sempre na brincadeira.

Que a força esteja com você
xnegx

35 curtidas

Pode curtir 1000 vezes??? Parabéns @xnegx ! Não sei que seria de nós sem você!

10 curtidas

Parabéns pelo tópico @xnegx

4 curtidas

Agora tá na mão do iFood resolver isso, cenário ideal é que as sinalizações continuar liberadas, mas o comentário não precisa ser oculto, já que a ferramenta está sendo abusada, dessa forma apenas não é ocultado e a moderação tem um tempo para revisar o comentário.

9 curtidas

Eu sou seu fã!!!

O que seria de nozes sem tuzes!

Mandou muito bem!:+1:t3: :clap:t3:

6 curtidas

Topico mais que necessário nesses períodos que estamos passando! Certeiro em todos os pontos mencionados

5 curtidas

Amei querido, como sempre muito pertinente seu tópico :clap:t4::clap:t4::clap:t4::clap:t4:

6 curtidas

Já saiu um pronunciamento do Ifood sobre esse assunto. Vamos agora é ver se vai funcionar e essas sinalizações sem noções que anda tomando parem de vez.

4 curtidas

Eu acho pouco ficar um dia sem sinalizar, pra mim tinha que ficar um dia sem comunidade. Precisa incomodar mais que só tirar a sinalização. O @ifood se pronunciou e eu achei bem bom, estão de olho na gente.

3 curtidas

Que bom, torcer pra essas sinalizaçoes pararem , pq só da trabalho para os moderadores ficarem vendo

4 curtidas

Otimo tópico

4 curtidas

Parabéns pelo tópico e pela sua colaboração com a comunidade @xnegx, esse é o verdadeiro espírito colaborativo você é muito importante aqui na comunidade.

3 curtidas

Em tempo..

saiu um topico oficial sobre o mesmo tema.

Então vamos respeitar o uso da sinalização. :heart:

8 curtidas

Muito bom! :heart_eyes::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:

5 curtidas

Adorei tudo que falou. :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2:
Estou sem curtidas. Heheheh :wink:

5 curtidas

Fiquei um mês fora e não tava sabendo da treta… Agora me atualizei hahaha vamos usar o bom senso, gurizada

3 curtidas

basicamente eu nao entendi muito o drama mesmo depois de ler o texto, mas gostaria de dizer nesse comentário que gostei da arte

3 curtidas

Bom @xnegx meu primeiro tópico denunciando as sinalizações indevidas é de dezembro e de lá pra cá foram uns cinco ou seis, fora as DM para os Foodlovers e neste final de semana então… Não tenho bola de cristal, mas coisas estranhas acontecem aqui, gente impondo para outras pessoas não interagirem comigo ou com quem interage comigo sobre o pretexto de ser “da turma do Luciano”, virei um líder de um grupo indevido e todo mundo sabe de quem estou falando, sem essa de passar pano, mas como sempre fiz na minha vida, opto pelo antigo ditado:
“Os cães ladram e a caravana passa.”
Quanto as fanfic de conspiração de usuários perseguindo embaixadores, a verdade é que é sim uma ação orquestrada e os Foodlovers tem como identificar quem está sinalizando e re-sinalisando para que o comentário caia, afinal, se dá emblema, tem como identificar e punir.

4 curtidas

De acordo em número grau e gênero… Que a força esteja com você meu caro Jedi !

1 curtida

Nosssaaaaaaaaaaaaaa que tópico incrível, eu já tinha falado algo nessa linha no próprio conteúdo que o iFood fez dando um puxão de orelha nos sinalizadores compulsivos, mas o seu humor deixou esse tema ainda mais leve.

Parabéns por trazer de uma forma tão descontraída algo tão importante, que possamos voltar a dialogar com respeito e que essa comunidade volte a ter mais risadas e menos sanções!

7 curtidas