Você sabe o que é o tal hate? Já viu algum colega cometendo?

Já que estão comentando bastante sobre BBB, vamos trocar uma ideia rapidinha sobre algo que costuma rolar no período do programa e em algumas redes sociais: o famigerado hate. Mas, calma, antes de apontar o dedo pros coleguinhas, bora pensar se a gente mesmo às vezes não contribui com isso, mesmo sem querer.

Primeiro, o que é hate? Basicamente, é quando a gente critica, ataca ou debocha de alguém de forma “pública”. Não estou falando de dar opinião ou discordar de forma educada. Estou falando daquele comentário que machuca, mesmo que nem conheçamos a pessoa do outro lado da tela.

Agora, aqui vai uma pergunta sincera: você já comentou algo do tipo “nada a ver esse post”, “que ridículo” ou até mesmo reagiu com risos a um meme que zoava alguém? Pois é, pode ser que sem querer estivemos no meio de um hate.

Mas por que isso acontece?

1. Impulsividade: A pessoa vê algo que irrita e pá, já comenta na hora.

2. Efeito manada: Todo mundo tá falando.

3. Anonimato: Atrás da tela, parece que as palavras têm menos peso.

O problema é que esse tipo de atitude, além de deixar o ambiente tóxico, um lugar pesado, onde todo mundo tem medo de ser julgado, pode ser considerado crime.

Então, como não entrar em um hate, mesmo sem querer?

Sentiu vontade de criticar? Pense antes se o comentário vai ajudar ou piorar as coisas.

Ao discordar, veja se está fazendo isso com respeito.

Lembremos: a gente nunca sabe o que a pessoa tá passando fora da internet. Uma palavra nossa pode ser só um desabafo, mas, pra quem recebe, pode ser a gota d’água.

O mundo já tem problemas demais, né? :blush: Bora espalhar incentivos?

27 curtidas

Assunto muito importante !! Tópico muito relavante.

5 curtidas

As pessoas podem cair em verdadeiras armadilhas de redes sociais :frowning:

5 curtidas

Exatamente !!

4 curtidas

@Mirella Acho que 99% do Aumento de Hates é a questão do Anonimato… quando é visível quem está praticando o Hate, isso tira uns 50% da coragem da pessoa de fazer ou incitarem os outros a fazerem isso …

8 curtidas

Jamais, se eu nao quero que façam comigo, eu nao faço com os outros. Se todo mundo pensa-se assim o mundo era melhor

10 curtidas

7 curtidas

É verdade

4 curtidas

@adrimco Muito bem colocado! O anonimato realmente contribui com esse ambiente tóxico. A responsabilidade e a transparência são fundamentais para uma comunicação saudável

2 curtidas

@anaka A empatia faz a diferença, né? :pray:t2::blue_heart:

4 curtidas

@LucianoRezende Talento para apelidos kkk… carinhos, imagino :blush:

3 curtidas

Exatamente👏🏻

4 curtidas

E muitos caem por não ter personalidade.propria ou pq acha que aquilo que faz é engraçado.

4 curtidas

@Yofood a famosa coragem virtual também

4 curtidas

Ótimo t´opico. Geralmente o problema está nas proprias pessoas que praticam isso, pois o que vemos nas pessoas pode ser um reflexo do que somos.

8 curtidas

E o que mais existe … a maldade por trás de uma tela

4 curtidas

@Brunaflores essa é uma lição muito valiosa, poucos percebem e é isso mesmo

3 curtidas

@Mirella, muito pertinente o seu tópico. Tem muita gente sem noção ou sem empatia. As pessoas deviam refletir antes de fazer crítica, principalmente nos meios online. As pessoas se escondem atrás das telas.

8 curtidas

Exatamente, acham que as telas protegem até mesmo do efeito reverso

3 curtidas

Excelente postagem e espero que nunca venha a acontecer isso por aqui na comunidade que continue a ser um ambiente de boa convivência :pray:

5 curtidas