Tanto no iFood quanto na Comunidade iFood, nós acreditamos na importância do respeito mútuo entre todas as pessoas, todas as atividades e todas as funções.
Temos acompanhado comentários que mencionam “estagiário” como forma de fazer críticas a algo que foi publicado em nosso app ou canais de comunicação.
Críticas são sempre bem-vindas e aceitas aqui. O que não aceitamos são mensagens que inferiorizam pessoas ou cargos e comentários preconceituosos ou ofensivos.
Independentemente de quem publica na plataforma ou de quem faz esses comentários, viemos reforçar que nosso propósito aqui é criar um ambiente inclusivo e acolhedor pra todos.
Ótima orientação, iFood! Já vi muito o “meme” que circula pela internet sobre estagiário, mas tudo precisa de limite, existe uma linha entre brincadeira e falta de respeito com os profissionais, todas as profissões deve ser respeitada sempre.
Isso mesmo! Super concordo! Eu já li muitos comentários com falta de respeito falando sobre " o estagiário" e acho super desnecessário esse tipo de coisa na comunidade.
Esse topico é muito necessário ! Vejo muitos comentários por aqui que sejam no intuito de zombaria e deboche para alguns membros, acho muito necessário a importância de lerem a politica e se adequarem a ela para evitar esse comportamento
Infelizmente muitos comentários, mesmo em tom de brincadeira, podem sim transmitir hostilidade e desrespeito para com o semelhante, mesmo que seja uma comunidade virtual, por trás de cada tela, somos humanos, logo, o respeito e a empatia precisam ser mantidos.
Por uma comunidade mais colaborativa e inclusa
Eu sofri quando eu era “estagiario”, quem trabalhou no mundo corporativo sabe que pegam bem pesado com pegadinhas, em TODAS as empresas(Minha turma inteira fazia estagio e ouvi muitas historias). Acho interessante reforçar as boas praticas, mas é importante se atentar que existem “tradições” e aspectos culturais que vão acabar se refletindo em todos ambientes, inclusive aqui na comunidade. Respeito acima de tudo!!! <3
Excelente orientação, @iFood! Claro que as brincadeiras são válidas e confesso que dei risadas com muitas aqui, mas quando elas ultrapassam o limite saudável e são feitas como agressões ou ofensas, aí tem que ser coibidas mesmo.
O grande problema é que a internet é o mural de desconto das frustações da vida real, tornando um espaço muitas vezes, tóxico e ofensivo e aqui na comunidade, isso, infelizmente, não é diferente.
Vamos todos nos tratar com respeito para que a comunidade seja um ambiente saúdavel, divertido e acolhedor!
Ótimo tópico @iFood, tem muita gente que se aproveita do “humor” para diminuir as pessoas e quando são repreendidas falam que é só humor ou que estão sendo perseguidos ou pior. As vezes essas pessoas não ver que estão cometendo algum tipo de crime usando esses humor ácidos que está sendo espalhado pela internet hoje em dia.
Respeito e empatia por todos, afinal o estagiário aprende e trabalha para colocar em prática seus conhecimentos. Se todos soubessem o quanto o estagiário trabalha e se esforça no dia a dia, não existiria piadinhas sobre…
Nenhuma profissão merece ser menosprezada. Tópico mais que necessário.
@iFood Importante sempre lembrar as Boas Práticas da Comunidade, creio que uma grande maioria aqui já foi Estagiário um dia e sabe bem como é muito trabalho, mas realmente não acredito que as brincadeiras sejam para ofender ou menosprezar e sim para realçar de um jeito mais leve que algo de errado não está certo, como no caso da Roleta do Doofi, onde com toda certeza não foi um Estagiário que desenvolveu ou que é o responsável por ela, mas que brincaram falando que o Estagiário estava trolando os participantes, mas realmente nada que li estava em tom ofensivo e sim com descontração;
Tem pessoas que aproveitam o gancho de algumas postagens do @Ifood para tentar lacrar, querendo fazer parecer maldade onde não existe.
Olha @adrimco eu vou falar por mim, um dia fui estagiária e ouvia muitas piadas que para alguns parecia não ser ofensivas, inclusive quando algo não estava certo e eu nada tinha haver com a situação, para quem faz a piada ou a brincadeira pode entender de um jeito, parecer normal… mas para o outro pode ser uma forma de ofender e humilhar.
Penso que se de alguma forma posso chatear alguém, deixa de ser saudável…
É claro que podemos trocar o tom da brincadeira e acho que eles deram o alerta porque notaram que existiu em algum momento aqui, algum comentário que fugiu do tolerável…
@Marcelagobi Pode ser, eu realmente não consigo ler 100% dos Comentários, enquanto que o @Ifood deve ler todos, então pode ser que houve algo que eu não cheguei a ler e que tinha esse tom Ofensivo …
Também imagino por ser um comunicado específico, mas já vi brincadeira sobre estagiário, algumas mais tranquilas e outras que passava do tom, não recentemente, mas já vi semanas atrás, se chegou nesse ponto a postura do iFood foi totalmente necessária.