Você Precisa Experimentar o Ximxim de Frango: A Surpreendente Alternativa Baiana ao Peixe!

Se você adora a culinária baiana, mas prefere frango ao invés de peixe, o Ximxim de Frango é a escolha perfeita! Este prato tradicional é rico em sabores e combina perfeitamente com os acompanhamentos típicos da Bahia.

Receita de Ximxim de Frango

Ingredientes:

• 1 frango médio, limpo e cortado em pedaços
  • Suco de 1 limão
  • 3 cebolas grandes
  • 3 dentes de alho
  • 1 maço de coentro
  • 200 g de camarão seco (sem os olhos) moído
  • 1 xícara de azeite de dendê
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 pimentão vermelho picado
  • 1 pimentão amarelo picado
  • 1 tomate grande picado
  • 1/3 de xícara de amendoim torrado
  • 1/3 de xícara de castanha-de-caju
  • 200 ml de leite de coco
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Gengibre ralado a gosto

Modo de Preparo:

1. Preparar o Frango: Lave o frango com o suco de limão. Tempere com sal, alho amassado e pimenta-do-reino. Deixe marinar por pelo menos 30 minutos.
  2. Refogar: Em uma panela grande, aqueça o azeite de dendê. Refogue a cebola ralada até dourar. Adicione os pedaços de frango e refogue até que estejam bem dourados.
  3. Adicionar Ingredientes: Acrescente os pimentões, o tomate, o gengibre ralado e o camarão seco moído. Misture bem.
  4. Preparar o Creme: No liquidificador, bata o amendoim, a castanha-de-caju, o coentro e o leite de coco até obter um creme homogêneo.
  5. Cozinhar: Adicione o creme batido à panela com o frango. Misture bem e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 20-30 minutos, ou até que o frango esteja completamente cozido e o molho tenha engrossado.
  6. Finalizar: Ajuste o sal e a pimenta, se necessário. Decore com coentro picado antes de servir.

Na culinária baiana, sempre temos opções para todos os gostos. Se você não é fã de peixe, o Ximxim de Frango é uma excelente alternativa que não deixa nada a desejar em sabor e tradição. Experimente e se apaixone por mais um prato da nossa rica gastronomia!

10 curtidas

Huuuuum, essa eu comeria :yum:

3 curtidas

Que legal,deve ser muito bom :yum:

3 curtidas

Temos opções pra todo gosto, ninguém pode ficar de fora. haha

3 curtidas

E é, eu adoro. É super saboroso.

2 curtidas

Esse eu não sei se provaria por causa do camarão.

3 curtidas

Nossa pela cara deve ser bem gostoso

2 curtidas

Mas tu não gosta ou tem alergia?

1 curtida

é sim, muito bom :drooling_face:

@ttmachadoo Eu não gosto.

1 curtida

Perfeitooooooooo!!!

1 curtida