A moqueca é um prato tradicional brasileiro, mas você sabia que existem diferenças marcantes entre a moqueca baiana e a capixaba? Vamos descobrir!
Moqueca Baiana
Ingredientes principais : Azeite de dendê, leite de coco, pimentão, tomate, cebola, coentro e peixes como dourado, cação e garoupa.
Sabor : Rico e encorpado, com um toque adocicado do leite de coco e o sabor marcante do azeite de dendê.
Influências : Africana, devido à forte presença de escravos africanos na Bahia, que trouxeram ingredientes como o dendê e a pimenta malagueta.
Moqueca Capixaba
Ingredientes principais : Azeite de oliva, urucum, tomate, cebola, coentro e peixes como badejo, robalo e garoupa.
Sabor : Leve e cítrico, destacando o sabor natural do peixe, com uma coloração alaranjada do urucum.
Influências : Indígena e portuguesa, com o uso de ingredientes locais e técnicas de cozimento em panelas de barro.
Ambas as versões são deliciosas e refletem a rica diversidade cultural do Brasil. Qual delas você prefere?
Moqueca Baiana
Moqueca Capixaba
6 curtidas
Bifood
Setembro 20, 2024, 3:44am
2
Comida baiana nao tem pra ngm
2 curtidas
Não conheço a capixaba, então a baiana minha preferida. Heheheh
2 curtidas
Erikaa
Setembro 20, 2024, 12:45pm
4
Com todo respeito se não leva dendê, nem leite de coco, nem pode ser chamada de moqueca, é só um ensopado de peixe.
2 curtidas
Kessia
Setembro 20, 2024, 1:12pm
5
Nunca comi moqueca, não sou muito fã de frutos do mar
2 curtidas
Tb nunca comi, mas confesso que a cara não me agrada muito.
2 curtidas
Spreas
Setembro 20, 2024, 3:18pm
8
Nenhum deles , não gosto de peixe
2 curtidas
Jinx
Setembro 20, 2024, 4:13pm
9
Nunca experimentei nenhuma mas parece bom
2 curtidas
Tati007
Setembro 20, 2024, 4:30pm
10
Prefiro a baiana tempero bom
2 curtidas
nunca comi nenhum deles, e para falar a verdade nao sinto vontade de experimentar nao, não sou fã de peixe
2 curtidas
Kelen
Setembro 20, 2024, 7:27pm
12
Moqueca baiana é minha preferida
3 curtidas
Confesso que tb não sou fã de peixe, mas tem outros tipos de moqueca, eu amo uma de camarão com pouco, tem tb de siri que é muito boa. Eu gosto de frutos do mar então funciona pra mim, mas quem não gosta ai não vale mesmo
2 curtidas
Eu sou suspeita pra falar, mas tb acho que o tempero é bom d+
2 curtidas
Não gosta só de peixe, ou de frutos do mar em geral? Tem outras opções de moqueca, como de camarão por exemplo, e fica muito bom
3 curtidas
Gosta de frango? Temos uma alternativa pra quem não curte peixe, e frutos do mar.
[image]
Se você adora a culinária baiana, mas prefere frango ao invés de peixe, o Ximxim de Frango é a escolha perfeita! Este prato tradicional é rico em sabores e combina perfeitamente com os acompanhamentos típicos da Bahia.
Receita de Ximxim de Frango
Ingredientes:
1 frango médio, limpo e cortado em pedaços
Suco de 1 limão
3 cebolas grandes
3 dentes de alho
1 maço de coentro
200 g de camarão seco (sem os olhos) moído
1 xícara de azeite de dendê
1 colher de chá de sal
1 pimentão vermelho …
3 curtidas
Kessia
Setembro 21, 2024, 12:53pm
17
Não tinha visto, uma boa substituição
3 curtidas
Simmm, é muito bom. Eu gosto muito.
3 curtidas
Spreas
Setembro 21, 2024, 2:11pm
19
Frutos do mar também não gosto
3 curtidas
eu amo camarão, e te falar tambem nao gostei da moqueca de camarão, acho que de fato nao gosto de moquecas
3 curtidas