Você sabe como é feito o Abará? 🍤

O abará é um prato típico da culinária baiana, cheio de sabor e história. Normalmente, é servido com vatapá, caruru, salada de tomate e camarão. Mas eu gosto de fazer recheado, com camarão, polvo, siri ou frango, fica muito bom!

Ingredientes:

• 500g de feijão-fradinho
  • 1 cebola grande picada
  • 300g de camarão seco defumado
  • 1 colher de chá de gengibre ralado
  • 100ml de azeite de dendê
  • 1/2 xícara de amendoim torrado e moído
  • 1/2 xícara de castanha de caju torrada e moída
  • Folhas de bananeira para embrulhar

Modo de Preparo:

1. Preparação do Feijão: Deixe o feijão-fradinho de molho por algumas horas. Depois, retire as cascas que se soltarem e triture o feijão até obter uma massa homogênea.
  2. Mistura dos Ingredientes: No processador, misture o feijão triturado com a cebola, o camarão seco, o gengibre, o azeite de dendê, o amendoim e a castanha de caju. Bata até formar uma massa bem temperada e de cor amarela.
  3. Embrulhar nas Folhas de Bananeira: Amacie as folhas de bananeira passando-as rapidamente sobre a chama do fogão. Coloque uma colher da massa no centro de cada folha e dobre como um envelope.
  4. Cozinhar no Vapor: Cozinhe os abarás no vapor por cerca de 30 minutos, até que estejam firmes e cozidos.

Quem aí já conhece e experimentou essa delícia? :yum::point_down:
image

image

13 curtidas

Deve ficar uma delícia

5 curtidas

Nossa que delícia sou baiana também e amo abará!!! Faz tempo que não como um, amei sua postagem obrigada!

2 curtidas

Valeu por compartilhar

2 curtidas

Nossa! Que legal eu nao conhecia esse prato! Deve ser bom

2 curtidas

É uma comida gostosa, porém não posso por causa do dendê, rsrs

2 curtidas

Isso é maravilhoso sem o kiabo :face_with_peeking_eye::joy:

1 curtida

Eu não sabia como era feito, obrigada por ter compartilhado.

3 curtidas

Nada é sempre bom poder compartilhar um pouco da nossa cultura, da nossa culinária que é tão rica

3 curtidas

Muito bom. :drooling_face:

2 curtidas

Dá pra fazer sem azeite, já fiz, não fica igual, mas dá pra fazer, pra quem tem restrição.

2 curtidas

kkkkkk’ verdade não leva na massa. O que leva quiabo é o caruru, mas a maioria dos lugares nem tem mais, e quando tem, sempre dá pra pedir sem

3 curtidas

Nada, é bem facil de fazer, já vendi o abará recheado, a galera gosta muito, pra acompanhar uma cervejinha é maravilhoso

3 curtidas

Eu não gosto de abará e nem de acarajé :frowning:
Mas sou louca por pãozinho delícia rs

3 curtidas

pãozinho delícia é muito bom, tb amo muito. o bom é que tem coisa pra todo gosto

2 curtidas

Não conhecia, nunca comi mas acho q vou amar qnd experimentar :heart_eyes_cat:

4 curtidas

Nunca comi, só ouvi falar :rofl:

3 curtidas

Ainda bem que tem um lugar aqui em SP que faz uns deliciosos ! Mas os de Salvador não tem igual (nem o suco de limão com coco) :melting_face:

2 curtidas

se tiver a oportunidade, pode ir. É bem bom

2 curtidas

kkkk’ o seu dia vai chegar, vale muito a pena experimentar

2 curtidas