Vamos falar sobre inclusão? Carteirinha (Ciptea)

Oi pessoal tudo bem??

Hoje queria escrever pra vocês sobre um assunto muito importante e que faz toda a diferença para o autista e sua família. Meu filho tem 8 anos e se comunica hoje em dia bem, mas quando era menor ele mal falava… e para isso é necessário alguma forma de identificação, pois caso a criança se perca, essa carteirinha tem todas as informações do adulto responsável, telefones e local de residência da criança e em caso de algum acidente o tipo sanguíneo, o que facilita no atendimento.
Além disso, tem o objetivo de reconhecer a pessoa diagnosticada para facilitar a atenção integral e prioritária no atendimento em serviços públicos e privados (hospitais, mercados, bancos…).
Com essa carteirinha em mãos, também se consegue gratuidade em ônibus municipais e intermunicipais, a utilizar a vaga especial dos estacionamentos, mesmo se tem condição de se locomover, descontos em passagens aéreas, dependendo da renda familiar, desconto nas conta de energia e também o beneficio LOAS pelo INSS.

Como solicitar?

  1. Documento com foto;
  2. Foto 3x4 com fundo branco;
  3. Comprovante de endereço;
  4. Laudo médico que ateste o diagnóstico de TEA com data, assinatura e número do registro profissional (CRM) do médico responsável Neuropsiquiatria ou Psiquiatra.

Para tirar a carteirinha verifique na sua cidade, pois existem locais específicos. Quem é de SP tem o site https://ciptea.sp.gov.br/ ou direto no Poupatempo…

Inclusão é amor, vamos juntos levantar essa bandeira :smiling_face_with_three_hearts: :smiling_face_with_three_hearts:

35 curtidas

Assunto muito importante !!

6 curtidas

Infelizmente tem muita gente que nem sabe que essa carteirinha existe…

8 curtidas

É super importante ter conhecimento da existência desse documento. Facilita muito em momentos de emergência

8 curtidas

@Marcelagobi tópico muito importante. Meu sobrinho foi o primeiro a receber o CIPTEA na minha cidade, pois seus pais são muito engajados no assunto. Mas, existem muitas famílias atípicas que conhecem pouco de seus direitos. Que a garantia por direitos às pessoas com TEA seja cada dia mais efetiva.

11 curtidas

Informação muito importante e de qualidade :clap:

9 curtidas

Pior é que muita gente não respeita os direitos da pessoa com TEA,
como por exemplo a fila preferencial.

12 curtidas

Uma triste verdade.

4 curtidas

Verdade, as pessoas esquecem do bom senso que ali existe uma criança que precisa ser incluída na sociedade mas as vezes pode entrar em uma crise e precisa sair daquele local com mais urgência.

6 curtidas

Só uma pequena observação (já tenho fama de chato mesmo ) :sweat_smile:

Não é só criança não.
Muitas vezes um adulto com TEA pode ta sofrendo ali na fila do mercado ou banco.
e se controlando para não ter uma crise.

Muitas vezes esse sofrimento não é visivel para outras pesssoas, por isso o respeito é fundamental.

Ninguem sabe o que a outra pessoa está passando

14 curtidas

É relevante isso !!

5 curtidas

os cordões e as carteirinhas precisam ser amplamente divulgados para que tenham acesso e que as pessoas respeitem também.

7 curtidas

O acesso a essas informações devia ser um direito a todos, aos que mais precisam muitas vezes não chega

6 curtidas

Gostei muito do seu ponto de vista, de verdade é muito importante falarmos do adulto também, independente da idade, a pessoa com TEA tem que ter seus direitos respeitados.
Quanto a visibilidade, por isso o uso do cordão de identificação é fundamental, para justamente combatermos o preconceito e assim evitar momentos de crises nos diversos ambientes.
Obrigada pela sua observação.

9 curtidas

Infelizmente muitos precisam de assistência, porém até para os tratamentos são meses e anos até conseguir de forma gratuita pelo SUS. Toda informação que pudermos divulgar é muito importante, pois até mesmo nas grandes cidades, ainda sim existem pessoas que nem sabe sobre a carteirinha.

8 curtidas

Bom saber, já vou passar essa informação pra alguns conhecidos, obrigada 🩷

4 curtidas

Obrigada por compartilhar, já enviei pra uma amiga que acabou de receber o laudo do filho.

6 curtidas

:heart:

4 curtidas

Importantíssimo o seu tópico @Marcelagobi, o caminho ainda é longo, mas estamos progredindo, há uma década, quase ninguem sabia o que era o Transtorno do Espectro Autista !

Mas inda tem muita gente que sequer sabe o que é o TEA. E infelizmente, por falta de conhecimento, não tem um acompanhamento adequado e precoce. Isso reflete diretamente na qualidade de vida da pessoa.

8 curtidas

É bom saber sobre os estados tbm

4 curtidas