Por isso a importância de políticas públicas, em todos os espaços, que de fato pessoas ocupem seus espaços por direitos. A importância de ter letratamento racial faz toda diferença, eu falo pra todas as pessoas que conheço, faça um curso sobre letratamento racial, independente de cor da sua pele, raça, gênero, etnia, religião, sua condição, classe social. FAÇA! Mas não só faça o curso, mas comece a praticar e lembrar que; qualquer prática de racismo é CRIME! Seja ele recreativo, estrutural e etc…! Citei esses dois, pois são os que mais vejo em todos os espaços. Fiquei feliz também de ver mulheres, advogadas e negras juntas em prol de um povo.
Só gosto de opinar, falar quando realmente eu leio sobre tal assunto.
Hoje no meu horário de almoço lir a cartilha que já fazia um tempo que queria ler, me surpreendi com o tanto de informações. Resolvi criar esse tópico e colocar aqui alguns links, do ifood, externos. Pra complementar todo esse assunto que é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO é IMPORTANTE.
Essa luta não é de agora, não é uma luta fácil, e nem será. Mas estamos resistindo.
Ano passado na escola teve um projeto chamado afroletramento pros alunos, onde o conteudo dos livros eram voltados pra cultura negra, tinha muitas referências ao grafismo e as religiões de matrizes africanas, era um momento excelente para os professores ensinarem sobre respeito as religiões e a valorização as diferenças culturais, mas infelizmente muitos nem quiseram passar o projeto e ainda acharam absurdo, esse tipo de atitude so mostra o quanto o racismo estrutural é forte, que se mostra presente ate mesmo num local de aprendizagem que deveria ser neutro.
Muito obrigada @Isislima concordo em tudo, inclusive tenho uma amiga que é da área de pedagogia, sempre envio materiais nesse tema pra ela, justamente por ser um assunto muito importante, noto uma resistência dela. infelizmente.
Ano passado eu tive uma aluna da umbanda, inicialmente ela nao usava as guias dela por medo, e eu incentivei muito ela nesse quesito, conversei com ela, com os alunos, foi muito bom quando ela começou a usar.
Infelizmente muitos ainda olhavam torto pra ela, inclusive funcionários da escola, mas o medo e a vergonha que ela tinha da sua crença diminuiu.
Depois vou ver se encontro os livros do projeto, sao muito bons.
Muitoooooooooo, muitooooooooooooo, muitoooooooo importante mesmo o seu post! Por namorar uma mulher negra há 3 anos, estou conhecendo muitos coletivos e ações educacionais que combatem o racismo e fortalecem o movimento.
Confesso que gostaria de ter mudado a minha chavinha antes, ter lido, assistido, apoiado mais o movimento negro antes, mas ainda assim, estou tirando o atraso e conhecendo pessoas maravilhosas da nossa cultura e da nossa história!
Penso que a verdadeira inclusão acontece quando a empresa adota medidas não porque ela é obrigada por lei, mas sim porque entende que isso é necessário para uma sociedade mais igualitária! Nisso, o iFood sai na frente de diversas outras companhias. Obrigado por compartilhar os links, vou lê-los todos com calma, sempre é tempo de nos conscientizarmos ainda mais!
Concordo em tudo que falou Alexandre, isso mesmo, participo de tudo isso e mais um pouco. rsrsrs sempre temos que estar abertos a aprender, nunca saberemos de tudo, muito bom saber que pessoas estão voltando a atenção para essas questões. Tão atuais e necessária. Otimo sua colocação. Por mais pessoas assim.
Como diz nossa saudosa Elis Regina, sempre gosto de utilizar essa frase dela, muito necessária e muito a frente da sua epoca.
“Consciência de classe, do que tem que ser feito, pouca gente tem”
Citou Elis já me conquistou inteiro, hehhehehehehe… Concordo super, precisamos sempre estar abertos a aprender, a rescrever a nossa história, a mudar de opiniões e também a ouvir o que o outro tem a dizer! Estou no comecinho ainda, mas tem sido uma jornada de muito aprendizado e desconstrução!