Vamos falar de inclusão? Dia Mundial da Conscientização do Autismo - 2 de Abril

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo :blue_heart:, celebrado anualmente em 2 de abril, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O objetivo da data é promover informação e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combatendo preconceitos e garantindo mais inclusão e respeito para as pessoas autistas.

Mas o que é o autismo?
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. No entanto, cada pessoa autista é única dentro do seu espectro, e o espectro é bastante amplo, abrangendo diferentes níveis de suporte necessários. Algumas pessoas autistas têm dificuldades significativas na linguagem e nas habilidades sociais, enquanto outras podem ter talentos excepcionais em áreas específicas, como matemática, música ou artes.

A conscientização sobre o autismo é fundamental para garantir que essas pessoas tenham acesso a educação, saúde e oportunidades de trabalho adequadas. A aceitação e a inclusão social são essenciais para que possam viver com dignidade e autonomia.

No dia 2 de abril, diversas instituições, organizações e comunidades promovem eventos e campanhas para ampliar o conhecimento sobre o autismo. Uma das formas de participar é usar a cor azul, que simboliza a conscientização do TEA, além de compartilhar informações e apoiar iniciativas voltadas para a inclusão.

A informação, empatia e o respeito são fundamentais para a construção de uma sociedade mais acolhedora e acessível para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças.

Imagem da internet

27 curtidas

Que bom tópico! Aliás ,para quem mora no Rio de Janeiro,está tendo distribuição gratuita de fones ( aqueles que abafam ruídos exteriores), hoje mesmo .

13 curtidas

Que maravilha essa informação e obrigada @adriana2098 por traze-la para nós.
Aqui em casa eu comprei um fone com abafador de ruídos, mas o meu filho só usa em dias de fogos ou festas com som bem alto…

8 curtidas

Adorei @Marcelagobi :blush: :clap: :clap: gostei muito de voce ter compartilhado com a gente um pouco da sua história, :handshake:

Um abraço pra todas voces. :blush: :handshake: não é uma causa somente de pais atipicos, mas da sociedade em conjunto. :handshake: pode me chamar pra essas e outras causas.

4 curtidas

Muito obrigada pelo carinho e apoio @Josineide :blue_heart:

4 curtidas

De nada @Marcelagobi estou sem curtidas. rsrssr :laughing: :blush:

3 curtidas

6 curtidas

Sem sombra de duvidas, mesmo quem não tem pessoas com TEA em casa ou no convivio, é super importante saber sobre, e aprender cada dia mais.

6 curtidas

Excelente pauta!!

Uma vez ouvi uma frase muito especial:

O outro é você mesmo em um mundo diferente

Trabalhando com pessoas com autismo pude perceber a riqueza dessa reflexão.

6 curtidas

Acredito muito nisso. Sempre falo isso só que de outra forma. rsrsrs :handshake: adorei.

2 curtidas

Por isso nesse espaço que temos aqui, quis trazer nesse dia, não só de conscientização mas pra mim como mãe, um dia de tantos obstáculos superados, cada novo aprendizado é uma enorme conquista. É um trabalho de formiguinha, mas cada dia Deus vai nos ajudando e colocando pessoas maravilhosas em nosso caminho que nos auxiliam para buscar o melhor para o Pepe.

5 curtidas

Obrigada @Antonio89 como mãe tento ao máximo trazer um novo olhar e conhecimento para as pessoas ao meu redor, pois sei o quanto a batalha é grande. Buscamos por mais inclusão, empatia e respeito para nossas crianças e adultos que fazem parte do espectro e também suas famílias.

2 curtidas

:clap::clap::clap: a base né @Marcelagobi :smiling_face_with_three_hearts:
Aquele tópico pra despertar o coração pra mais paciência e respeito pelo próximo, só assim evoluimos como pessoas.

2 curtidas

Com certeza @JoiceCosta :heart_eyes: :clap: :clap:

1 curtida

Muito obrigado pelas contribuições valiosas, tens minha admiração.

Abraço!

4 curtidas

Eu que super agradeço você e todos que participam dessa minha jornada por aqui :blue_heart:

3 curtidas

Iniciativa perfeita,o país todo poderia aderir.

3 curtidas

Informação nunca é demais e essa pauta é perfeita além de imprescindível.

Ainda lidamos com situações lastimáveis sobre quem desconhece ou mesmo ignora a questão,fato.

Entretanto a sede por um mundo melhor pra nossos anjos azuis meio que ameniza qualquer desses eventos.

Força!

4 curtidas

é sempre bom trazer esse tema.

olha que legal, não vi nada parecido aqui em sp

5 curtidas

obrigada @ByLuh pela sensibilidade e força :sparkling_heart:

2 curtidas