O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado anualmente em 2 de abril, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O objetivo da data é promover informação e conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), combatendo preconceitos e garantindo mais inclusão e respeito para as pessoas autistas.
Mas o que é o autismo?
O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a comunicação, a interação social e o comportamento. No entanto, cada pessoa autista é única dentro do seu espectro, e o espectro é bastante amplo, abrangendo diferentes níveis de suporte necessários. Algumas pessoas autistas têm dificuldades significativas na linguagem e nas habilidades sociais, enquanto outras podem ter talentos excepcionais em áreas específicas, como matemática, música ou artes.
A conscientização sobre o autismo é fundamental para garantir que essas pessoas tenham acesso a educação, saúde e oportunidades de trabalho adequadas. A aceitação e a inclusão social são essenciais para que possam viver com dignidade e autonomia.
No dia 2 de abril, diversas instituições, organizações e comunidades promovem eventos e campanhas para ampliar o conhecimento sobre o autismo. Uma das formas de participar é usar a cor azul, que simboliza a conscientização do TEA, além de compartilhar informações e apoiar iniciativas voltadas para a inclusão.
A informação, empatia e o respeito são fundamentais para a construção de uma sociedade mais acolhedora e acessível para todas as pessoas, independentemente de suas diferenças.
Que bom tópico! Aliás ,para quem mora no Rio de Janeiro,está tendo distribuição gratuita de fones ( aqueles que abafam ruídos exteriores), hoje mesmo .
Que maravilha essa informação e obrigada @adriana2098 por traze-la para nós.
Aqui em casa eu comprei um fone com abafador de ruídos, mas o meu filho só usa em dias de fogos ou festas com som bem alto…
Por isso nesse espaço que temos aqui, quis trazer nesse dia, não só de conscientização mas pra mim como mãe, um dia de tantos obstáculos superados, cada novo aprendizado é uma enorme conquista. É um trabalho de formiguinha, mas cada dia Deus vai nos ajudando e colocando pessoas maravilhosas em nosso caminho que nos auxiliam para buscar o melhor para o Pepe.
Obrigada @Antonio89 como mãe tento ao máximo trazer um novo olhar e conhecimento para as pessoas ao meu redor, pois sei o quanto a batalha é grande. Buscamos por mais inclusão, empatia e respeito para nossas crianças e adultos que fazem parte do espectro e também suas famílias.