Idosos e PCDs credencial digital de estacionamento

Fala galera, mais um tópico de interesse público.

Idosos e PCDs podem emitir a credencial de estacionamento via aplicativo Carteira Digital de Trânsito e Portal da Senatran, o documento, que antes precisava ser impresso para exibição no painel do veículo, passa a ser digital.
Mais de 16 milhões de pessoas acima de 60 anos que possuem, ou possuíram, carteira de habilitação, passam agora a contar com a versão digital da credencial de estacionamento exclusivo. A facilidade está disponível desde 25 de outubro, no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Além dos idosos, a medida beneficiará cerca de 3,4 milhões de PCDs, cadastrados na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.

A adesão da população ao benefício deve aumentar consideravelmente com o lançamento da emissão digital do documento. A credencial, que antes era emitida via estados e municípios e precisava ser impressa para exibição no painel do veículo, agora passa a ser digital e terá validade em todo o território brasileiro.

O processo é totalmente online, sem a necessidade de deslocamentos e o beneficiário poderá optar pela versão impressa (por meio do Portal da Senatran) ou digital (via app da CDT).

“A gente está trabalhando todos os dias para inserir mais e mais serviços para facilitar a vida do cidadão, ampliar as facilidades e diminuir a burocracia”, explica o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.

Essa é mais uma iniciativa da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Ação alinhada às diretrizes da Estratégia Federal de Governo Digital 2024-2027, que busca promover a digitalização dos serviços públicos, com foco no cidadão.

O documento, que antes tinha validade de 5 anos, agora será vitalício para os idosos. No caso de pessoas com deficiência, a autorização será mantida enquanto constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.

Para o uso da versão digital, só é possível vincular a credencial a um único veículo, que poderá ser alterado a qualquer momento.

“Você vai usar o aplicativo para cadastrar o veículo que você está usando na hora, isso é muito importante, porque vai garantir ao cidadão mais efetividade desse direito. Você vai poder usar em um veículo, depois em outro, e isso tudo usando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito”, conclui Adrualdo Catão.

“Essa é uma novidade que tem o poder de beneficiar direta e imediatamente dezenas de milhões de brasileiros e brasileiras”, afirma Diego Migliavacca, gerente de Soluções Digitais para Trânsito do Serpro.

Isidro dos Santos Monteiro, gerente de Soluções Digitais para Trânsito do Serpro, explica que os agentes de trânsito e policiais têm um aplicativo de fiscalização que permite verificar, por meio da placa ou do seu QR Code, se existe uma credencial vinculada ao veículo estacionado.

Em caso de descumprimento das regras, o responsável estará sujeito a multas e sanções. A infração, classificada como gravíssima, resulta na adição de 7 pontos à CNH e na aplicação de uma multa de R$ 293,47, além da remoção do veículo.

“O uso da credencial digital será cada vez mais frequente e se tornará a regra no país em bem pouco tempo”, completa Isidro.

Fonte:
Assessoria Especial de Comunicação
Ministério dos Transportes

16 curtidas

Que maravilha @LucianoRezende quero ver agora os folgados se beneficiar

3 curtidas

Precisamos cobrar fiscalização da autoridade de trânsito, inclusive dentro de comércios e shoppings, conforme dita a legislação de trânsito.

2 curtidas

Esse aplicativo ajuda demais! Minha habilitação só uso por ele, documento do carro… Agora com a extensão desses benefícios, melhor ainda. Quanto mais facilidade no que é burocrático, melhor.

3 curtidas

Também uso e é muito prático mesmo.
Alíás sou fanático por tecnologia, o Sem Parar é outra coisa muito prática, inclusive em estacionamentos de Shoppings.

3 curtidas

EXCELENTE @LucianoRezende . É muito importante este assunto. Parabéns por bordar o tema

3 curtidas

Muito bom esse conteúdo

4 curtidas

Muito boa a informação.

Eu fiz a carteira para pessoas com mobilidade reduzida, gestantes e mães com bebês até 2 anos de idade, tem direito.

(Não sei se está disponível para todos os estados e cidades)

4 curtidas

Que notícia maravilhosaaaaaaaaaaaaa, muito bom trazer esse debate aqui no grupo! Ficou possesso quando eu vejo jovens estacionamento em vagas de idosos e quando vou falar que estão errados, ainda dão risadas e não se mostram nem um pouco preocupados!

3 curtidas

Excelente informação

3 curtidas

Que ótima iniciativa! A credencial digital vai facilitar muito a vida. :clap:

2 curtidas

É uma iniciativa Federal, está acima das leis estaduais e municipais. Todos municípios tem wue acompanhar.

3 curtidas

Bom saber, essa para bebês eu não tinha conhecimento, descobri só quando fui atualizar um documento e me ofereceram.

2 curtidas

@LucianoRezende Isso vai facilitar bastante a utilização deste benefício, a burocracia acaba afastando as pessoas que tem direitos de chegar até eles efetivamente :clap::clap:

2 curtidas

Muito obrigada por compartilhar essa informação!

2 curtidas

Oi @adrimco temos tantos direitos que não são divulgados, eu sempre tive engajamento social, incluo minha família em todos e sei das dificuldades de acesso também, por isso tenho sempre a mente voltada para a informação, o que nos diferencia do primeiro mundo é isso, informação, porque como você disse, a burocracia no Brasil é um entrave nos nossos direitos.

2 curtidas