Tópico Isso ou aquilo, qual a relevância? 🤔

Oie, hoje eu vim trazer uma discussão e uma reclamação pessoal, mas que eu sei que é um tema que muita gente compartilha da mesma opinião.

Afinal, qual é a relevância desses tópicos de “Isso ou aquilo” pra Comunidade de clientes iFood? :thinking:

Pessoal, eu gostaria muito de consumir apenas conteúdos de qualidade na Comunidade, e isso inclui: Dicas, experiências, novidades e conteúdos relacionados ao iFood.

No meio de tanta coisa desinteressante de “Isso ou aquilo”, que eu tenho certeza que são tópicos criados única e exclusivamente para se autopromoverem e subirem no ranking, os tópicos realmente relevantes ficam perdidos, inclusive os próprios tópicos do iFood, como essa pesquisa nova de uma novidade super bacana do iFood Mercado:

Pesquisa Trilha de Recompensas

Qual é a sua opinião? Bora acabar com esses tópicos desinteressantes e começar a promover conteúdo de qualidade? Assim podemos atrair mais membros interessados na Comunidade. Porque infelizmente no contexto atual, todo mundo que entra na Comunidade, fica perdido com tanto post desinteressante e acaba saindo.

  • Concordo, apoio o fim do “Isso ou aquilo” :eyes:
  • Não concordo, amo interações de “Isso ou aquilo” :crazy_face:
0 votante

Não precisa sinalizar a postagem, eu promovi uma discussão saudável, não estou impondo a minha opinião acima da de ninguém.

14 curtidas

Adorei! Se acabar essas postagens “bestas” eu apareço por aqui. Tempo é um recurso escasso para gastar com coisas que não agregam em absolutamente nada.

10 curtidas

Le, concordo muito contigo.
Engajamento não é só o volume de mensagens, mas que sejam tópicos relevantes.

10 curtidas

Eu entendo real o seu ponto, mas eu acho que tem espaço pra tudo.
Inclusive sinto falta de um chat, pra galera se conhecer, interagir, falar bobeira. Afinal, quem define o que é qualidade? Eu acho que ter um espaço pra interagir tb é bem legal.
Pode ser uma opção viável , tentar separar os posts de alguma maneira, mas não vejo como prejudiciais. Na minha humilde opinião tb.

9 curtidas

Concordo MUITÍSSIMO! Eu falo por mim aqui como eu já falei com algum de vocês, aqui é medido por engajamento e essas postagens realmente engajam demais, dá muita curtida comentário e reações, com isso a pessoa acaba avançando bastante no ranking … infelizmente isso pontua muito por isso o que mais tem aqui é esse tipo de postagem. Eu mesma já postei coisas desse tipo aqui pq tenho plena consciência que vai dar bom … mas não é uma coisa que eu fique feliz em fazer e propagar ! Postagens com conteúdos são poucas e eu tento fazer também … mas infelizmente não tem a mesma relevância !

8 curtidas

(postagem excluída pelo(a) autor(a))

2 curtidas

E até tem a função, mas o pessoal que precisa criar e convidar pro chat, assim pode interagir como se fosse mesmo um bate-papo *(Enviando de novo porque não consigo editar)

2 curtidas

Legal, eu participo de uma outra comunidade, que tem chat geral, e é muito legal.
A gente se conhece, faz boas amizades, fala bobeira, é divertido, e faz muita gente participar, todo mundo se sente acolhido e pertencente. Acho que nem tudo precisa ser quadrado e serio. Existe muitas formas de agregar, e até aprender mais sobre nosso pais, que é tão diverso.

4 curtidas

Concordo com o seu comentário, @Flavia! Não dá pra medir o que é qualidade ou não, mas recentemente fiz um teste para entender essa dinâmica e tive a mesma percepção que você, um tópico que levou 2 horas para fazer cresceu ±2x nessa dinâmica de “quiz”, não acho que seja correto apontarmos o dedo para o que seria qualidade ou não como a @Erikaa pontuou, só que é perceptível mesmo.

3 curtidas

Mas engaja pq é legal, pq as pessoas sentem vontade de participar. Claro que pode ser cinza e quadrado, só com coisas “importantes” e tópicos “relevantes”
Se definirem que querem que seja pegada institucional, a pessoa entrar pra vê se tem algum cupom, se tem alguma pesquisa pra ganhar alguma coisa e sai, ou se quer que as pessoas participem, se sintam pertencentes, que curtam realmente está aqui.
Mas tb é só meu ponto de vista, e quem sou eu

1 curtida

@ranielreis @Erikaa @Flavia Concordo com o ponto de vista de vocês, mas realmente é legal continuar criando qualquer tipo de conteúdo só pra engajar? Até que ponto esse tipo de post é pra abrir uma discussão sobre diversidade culinária ou só pra postar qualquer coisa mesmo? É isso que tô questionando, e pelo que vi até agora, são posts que não agregam em nada mesmo, abertos só pra subir no ranking. E isso não se aplica ao @ranielreis que sempre criou conteúdo bacana, só que eu entendo que ele é a @Flavia queiram criar esse tipo de conteúdo pra engajar também, porque é o que dá engajamento. Mas concordo super que a solução seria um chat geral pra ficar falando sobre esses temas @Erikaa, e existe essa possibilidade aqui, mas não vai dar engajamento, então acho que não vai ter interessados kkkkkkkkk

4 curtidas

Achei sua visão super válida também, trouxe um outro lado, hoje em dia quando abro tem bastante tópico no formato, creio que tem espaço a todos aqui, só que o ranking cedo ou tarde vai acabar gerando um debate assim, acho que de todo o tema o que eu não sou fã mesmo é ranking, já não é de agora, de forma geral mesmo não gosto de ranking. :face_with_diagonal_mouth:

6 curtidas

@lelancho concordo. Deveria ter mais editorias, e mensurar o que o pessoal está mais engajando (a partir de agora). Acho que esse conteúdo é até válido para nos conhecermos, conhecer a ferramenta e tals, e para mostrar que a ferramenta está sendo utilizada pelos clientes. Mas que fique limitado a X quantidades de post por dia ou semana. Estou pensando mais futuramente, daqui 6 meses teremos só esse tipo de conteúdo? A Comunidada poderá ser um Hub de outros canais? Ficará para pesquisas, sugestões/ideias? Entendo o engajamento semanal, mas deveria ser mensal. Entendo que é para alavancar as intereações, mas até para os Foodlovers enviarem semanalmente os prêmios dos ganhadores, acho que fica puxado.

5 curtidas

Eu não acho que esses conteúdos como dicas, indicações, experiências, receitas, entre outros conteúdos, são institucionais, ou não são legais, ou não fazem as pessoas se sentirem pertencentes, tem tantos conteúdos bacanas aqui além de “Isso ou aquilo” e realmente as pessoas não têm acesso, porque estão perdidos entre esses tópicos desinteressantes.

4 curtidas

Muito pertinente esse tópico. Visualmente falando, a comunidade tá ficando poluída. Fica difícil acompanhar o conteúdo. Tem coisa relevante que se perde no meio desse conteúdo recreativo. E acaba sendo um engajamento que, ao meu ver, não tem relação com a atividade fim do iFood. Eu utilizo pouco a comunidade porque tá muito confuso utilizar, interagir. E quando eu vejo que tem mais um “isso ou aquilo”, logo saio. Acho que falta foco pra comunidade ficar mais atrativa.

6 curtidas

Eu entendo o seu ponto de vista, mas só acho errado definir alguns tópicos como desinteressantes, eu só acho que se fossem desinteressantes, o povo não tava participando. Eu acho que tudo é valido, e as pessoas vão escolher do que participar, acho que ter um chat, pode resolver isso, que tu tá falando, e fazer com que existam menos tópicos, deixar as conversas aleatórias mais agrupadas.

2 curtidas

Eu concordo com você Lelancho, não vejo propósito na maioria dos “isso ou aquilo”, gostaria que todos pudessem contribuir com dicas e experiências, não faço questão de likes, mas gosto muito de conteúdo.

5 curtidas

Pra mim, todos os tópicos são válidos! Acho super legal quando as pessoas se esforçam e são criativas pra criar coisas novas pra outras pessoas interagirem e se conhecerem. Mas confesso que os tópicos de “isso ou aquilo?” começaram a ficar massantes, cansativos e muito chatos. É chato abrir a comunidade e não ter nada além disso. Voltando ao “todo tópico é válido” acredito sim que possa ter esse tipo de tópico, de vez em quando, mas sempre? todos os dias? Acho que virou uma forma repetitiva e nada criativa de gerar engajamento na comunidade. Não acho justo também com quem cria algo legal, criativo e informativo ficar pra baixo enquanto esse tipo de conteúdo sobe na plataforma sem mais nem menos. Na minha opinião a galera percebeu que esse é o tipo de conteúdo mais fácil de engajar e crescer no ranking e pararam de se esforçar pra criar outro tipo de conteúdo, além disso, do fácil, que não passa de 3 linhas. Chato.

3 curtidas

E super entendi o seu ponto (aliás não entendi porque denunciaram o seu tópico), quis trazer esse conteúdo pra entender a dinâmica da comunidade do que mais gostam de consumir, porque ainda não entendi o que pode ser relevante ou não pra adaptar, não é algo que trarei com recorrência.

Não sei se mais alguém concorda que ranking sempre desperta junto o lado super mega competitivo que eu não acho saudável, tanto que participo por gostar da cultura do iFood, o ranking é consequência, existindo ou não, continuarei aqui como sempre. Acho o visual da comunidade lindíssimo, mas pro tanto de conteúdo que tem, vira e mexe me perco direto

4 curtidas

Sinceramente? É desinteressante sim e a real é que as pessoas só respondem esse tipo de conteúdo e interagem com ele porque é o mais fácil que tem. É só chegar no tópico, digitar que você prefere brigadeiro ao invés de beijinho por isso e aquilo e ir embora, pronto, ENGAJOU. Fez sua parte, ganhou pontos, tá subindo no ranking mas gostar desse conteúdo? acho difícil, de verdade, até porque, a comunidade não tem público pra isso. É todo mundo adulto e é foda ser “obrigado” a consumir um conteúdo raso e sem fundamento só pra ganhar pontos.

4 curtidas