Que 2025 seja um ano incrível para a Comunidade iFood! Desejo que continuemos evoluindo como um espaço de aprendizado, troca de experiências e união entre clientes e parceiros. Que possamos construir juntos um ambiente mais colaborativo e enriquecedor, onde todos se sintam valorizados e engajados.
Porém, para isso, precisamos enfrentar um dos maiores desafios da comunidade: o foco excessivo de alguns membros em acumular pontos para ganhar mimos. A corrida desenfreada por prêmios muitas vezes resulta em tópicos floodados e discussões vazias, que não agregam valor ao espaço. Isso prejudica a experiência de quem realmente está ali para contribuir ou buscar informações úteis.
Apesar do esforço dos moderadores, é essencial que os próprios membros reflitam sobre a qualidade das interações. A gamificação é uma ferramenta poderosa, mas funciona melhor quando usada para incentivar a colaboração genuína, e não como um fim em si mesma.
Que 2025 seja o ano em que cada um de nós passe a enxergar a Comunidade iFood como algo maior do que uma forma de acumular recompensas. Que possamos crescer juntos, promovendo diálogos mais relevantes e uma convivência mais harmoniosa. Afinal, o verdadeiro mimo é fazer parte de um ambiente tão promissor!
Bom texto e boas ponderações @xnegx, a comunidade é bastante nova, eu participo junto com você e o @ranielreis de outra comunidade (Nubank) e lá também houve um processo de qualificação, ainda que eu considere lá um ambiente mais sisudo e não ter a distribuição de prêmios no ranqueamento é fato que o processo foi longo, mas chegaremos lá, certamente.
Realmente pertinente o que foi exposto. Se houvesse um filtro anti-flood seria maravilhoso. Vamos ver se melhora. Muita gente entra mas muita gente deixa de participar, pois “não tem assunto” para continuar desenvolvendo. Então acaba sendo um filtro natural.
O Bom em uma Comunidade é Justamente a “Diversidade” dos Temas o que é Engraçado ou Interessante para uns pode não ser para outros e Todos são Livres para entrar no Tema se lhe interessar e Curtir ou Interagir, e se o Tema não lhe agradar saí do Tópico e segue a vida Nem sempre é pela Gamificação as vezes é só Descontração mesmo …
Concordo com você, Everton! Que 2025 traga mais conexões e menos ranking, é um processo longo como o @LucianoRezende pontuou, mas extremamente necessário.
Normalmente evito postar ou comentar temas Cecília Meirelles, mas concordo ser a opção de cada um, mas eu também concordo com o @xnegx precisa sim de um freio de arrumação.
Concordo. Muito bom voce ter colocado esse ponto aqui. Principalmente em algumas pessoas que só aparecem nos períodos de gamificações e convida outros membros para conseguirem pontuar em conversas em tópicos, ou criando, tópicos. O que eu fico muito chateada, pois não é justo com quem dedica um tempo para criar tópicos legais, ou interagir SOZINHA. Sem ajuda de grupos privados, ou iterações. Todos em algum momento gostam de presentes, alguns deixam isso bem claros e outros não, no off estão somente pontuando, acho isso uma hipocrisia. Desejo mesmo que as pessoas sejam sinceras com suas iterações.
Que 2025 seja próspero e abençoado pra todos.
Espero uma comunidade, não voltada apenas pra gamificações também, dessa forma, o conteúdo vai pro espaço de fato.
Em contrapartida, espero também ,um espaço igualitário, sem essa de panlinha que parece ser privilegiada e acaba por escolher com quem interagi; percebo arrogância de alguns aqui, como se fossem a sabedoria em pessoa, gente que quando tem a oportunidade de agregar e levar sua opinião sensata a um tópico, prefere diminuir ou questionar; ora, se aqui buscamos um mesmo objetivo e há essa subdivisão clara, não vejo onde a comunidade se encaixa no espírito de comunhão, perde seu sentido.
Vejo também muita gente reclamando de certos tópicos, mas preferem engajar no ‘isso ou aquilo’ do que em outros que tem conteúdo pra render
Talvez ajude uma definição de aba, pra cada tipo de postagem mais clara e redirecionada, que a atual; assim só abrimos o que nos interesse, quem sabe flui melhor né.
@LucianoRezende Tem meios, tem os Moderadores atentos e pelo que Li tem até uma Ferramenta de “Denúncia” dos Posts dos Amiguinhos, que inclusive pontua na Gamificação, e pelo tanto de Tópicos que vejo sendo criados é sim o Maior interesse da maioria aqui, porque quem entra só para se distrair, não fica se incomodando com os tópicos ou com a premiação que os outros amiguinhos ganham ou não…
Eu faço a minha própria seleção, se não gosto, não me atrai, não me agrega nem para me divertir, não vejo motivos para interagir e tá tudo certo com a opção de cada um, a comunidade não pertence nem ao i-Food, tem vida própria e reflete bastante a nossa sociedade. Quanto aos moderadores e às denúncias não vejo como ferramenta de régua, mas como um instrumento de contestação, para inibir temas sensíveis, inconvenientes, proibidos e criminosos. No mais, cada um faça seu jogo ou sua forma de participar, mas com o tempo, de uma maneira natural as amizades vão sendo formadas e a comunidade vai aperfeiçoando suas ferramentas.