A pluralidade de ideias é que faz uma comunidade saudável

Fala galera, um assunto que deu o que falar na semana passada foi a incrível habilidade de “novatos” nos recursos aqui da comunidade, com 3 minutos de ingresso já dominavam inclusive a maneira de bloquear o acesso do perfil, que convenhamos, é um caminho que para quem não conhece é meio demorado achar e muito mais complexo é identificar o link de regras, os assuntos sobre a ideia do post e a postagem em 3 diferentes outros posts, tudo isso em três minutos e por três novos perfis no mesmo momento. A gente sabe bem o que ocorreu, né?

Não concordar com algo é comum em qualquer sociedade, o contraditório é salutar, mas o mais salutar é discutir isso mostrando o rosto e como se diz no dito popular, "dando a cara “a tapa”,.

A comunidade cresceu, entrou pessoas de todo tipo de religião, diversas idades, educados por diferentes opiniões e ninguém é mais “alguém” aqui na comunidade, não importando se foi o primeiro que entrou ou se foi o último, o direito de todos são iguais.

O que podemos fazer é contribuir com ideias aos organizadores, @Giu, @joe @Are (nosso Boninho) e apresentar soluções que podem ou não ser aceitas ou incorporadas às regras já existentes.
Um exemplo é a repetição de tópicos e vou usar o Feliz 2025 ou o Feliz Natal, não dá pra exigir que não se possa fazer isso individualmente, mas é bem diferente da mesma pessoa abrir 9 tópicos desejando Feliz ano novo.

A organização já disse e demonstrou que estão :eyes: em tudo aqui e provavelmente acompanhou também a espetacular habilidade de “novatos”, então deixo aqui a minha colaboração:

Qual é a sua sugestão para a organização da comunidade?

Deixe-as nos comentários e vamos debater democraticamente?

30 curtidas

Acho que teve tantas sugestões, mas só vou repetir a que @guilhermereistg e @xnegx que conhecem a plataforma e já vi sugerirem bastante a utilização da função: mesclar tópicos, é uma ação complexa e que vai precisar ver com cautela porque a princípio o que seria “tópicos repetidos?” (a definição vejo que é muito pessoal de cada um, já que nem todos conhecem a lupa pra pesquisar) e quem teria esse poder de determinar?

16 curtidas

Fica difícil, mas talvez uma espécie de birô, três moderadores em comum chegando em um consenso?

3 curtidas

Essa eu te respondo facil
com apenas 2 exemplos em menos de 2 minutos pesquisando

3 - topicos falando sobre o primeiro pedido de 2025 .
6 - topicos desejando feliz 2025

:joy:

14 curtidas

Sim, mas aí entraria a questão de que são muitos tópicos criados diariamente que tornaria inviáveis fazer meio que uma espécie de “conselho” para determinar se o tópico é igual ou não, a questão de tópicos de Ano novo e cupons realmente é mais fácil porque mescla em quem fez o 1° tópico do dia, mas o conceito de tópicos repetidos é tão amplo que não é só preto no branco, vai ter situação que vai caber também.

Espero que não levem na intenção que tô trazendo “mais um problema pra solução”, mas haverá questionamentos sobre porque X tópico foi mesclado e isso pode virar uma bola de neve a depender de como a pessoa reagirá ao ver que seu tópico saiu do ar e foi mesclado a um outro que a pessoa nem conhece, tem quem leve na boa e tem quem fará um barraco.

15 curtidas

A comunidade cresceu então acho quase impossível não ter tópicos repetidos sou totalmente contra ir no tópico do colega e ficar postando que já existe outro

Mais vamo lá acho que a maioria concorda que é chato abrir a comunidade e de tópicos novos só ter o mesmo assunto …
Não é só novato que faz , então acho que não dá pra fica só usando essa
Tudo bem que alguns não sabem usar a lupa mais Na tela principal da comunidade aparece tópicos novos , custa antes de abrir um tópico ir lá vê se alguém já falou sobre ? Pra não ficar 6 tópicos daa mesma coisa
E se eu acompanho a comunidade pelo menos vou me lembrar de alguns tópicos que já foram postado
Como pizza ou hambúrguer? ** Qual foi o primeiro pedido do ano**? o que você mais pede no Ifood

É tão legal quando geral se reúne em um tópico pra falar do assunto
Igual do aniversário 1 pessoas crio e geral vai lá
Fica até mais fácil para os aniversariantes ver e agradecer imagina ir em cada tópico agradecer kkk
Nao me lembro quem foi que posto um link de um tópico antigo da comunidade sobre a gameficaçao tinha mais de 3.000 comentários uma conversa legal e depois criaram 1 para todos posta a caixa que recebeu . Eu acho que ficaria bem melhor se fosse assim .

Mais enfim a comunidade é livre cada um posta o que quer ( dentro das regras kkk) mais acho que não custa a gente se organizar e tornar um ambiente melhor a cada dia… Se não ser pra não criar 5 tópicos repetidos no mesmo dia , seja para respeitar o colega e não comentar que tá repetindo é só não curtir , e ocultar notificação daquele tópico

17 curtidas

Se todos os Embaixadores assumir o papel de mesclar vai precisar se preparar porque observei que nem todos ficam felizes com o assunto de tópicos repetidos e leva mais ao pessoal, não é atoa que se criou o título “fiscal de tópicos” pra quem fica empurrando as regras em todos lugares, só imagino se for um tópico de quem não quer ver que o seu conteúdo foi pra um outro tópico - é 2 palito pra virar uma discussão, espero estar errado, mas é um tema bastante acalorado na comunidade. :grimacing:

8 curtidas

Se a opção mesclar de fato for ativada.
quem não ficar feliz precisa urgentemente ler os termos de uso da comunidade com mais calma e atenção .

vou ate deixar o link aqui para facilitar :wink:
https://comunidade.ifood.com.br/faq

14 curtidas

@LucianoRezende . Concordo com vc meu amigo !!

3 curtidas

E as regras aparecem na hora que vai criar a conta, então em tese era pra ler antes já que precisam concordar com todas pra conta de fato ser criada.

8 curtidas

A questão é simples, a regra existe, a própria plataforma já mostra que tem outros tópico iguais, basta ver se o seu estar repetido.

À função de mesclar ficar a cargo dos moderadores e nível de confiança que o @ifood selecionar.

8 curtidas

Essa vou te responder com tranquilidade.
Em outra comunidade, eu não percebi que não havia mudado de assunto e postei um comentário em local errado, você moveu o post para o lugar correto, pedi desculpas e te agradeci.

6 curtidas

Também tem a questão da comunidade ter a cultura que vem de anos, o pessoal meio que não liga e entende, aqui também se começar a fazer isso vai chegar nesse ponto, mas tem o fator do ranking no meio, querendo ou não ter um tópico mesclado deixa de ganhar muito mais pontos, com isso vai reduzir um pouco a chance de se tornar Top 30, - dependendo do objetivo da pessoa pela comunidade vai saber o que falaria, só tentando pra saber, sou super a favor de testarem.

Por aqui tenho visão que ranking podia ser consequência das ações e não um objetivo principal, mas isso varia de cada indivíduo.

7 curtidas

Precisa considerar a diferença entre evite e não faça.

4 curtidas

Sinceramente? Tópicos repetidos são super chatos, mas a maioria são de novatos que ainda estão aprendendo usar a comunidade, não vejo problema nisso, aquele dia zoei só de brincadeira mesmo kkk pq pra mim não faz diferença se tiver 500 tópicos iguais, eu curto e comento os que eu achar legal e os outros é só passar reto, pq ficar comentando que o tópico é igual desmotiva os novatos continuarem na comunidade e isso não é legal

8 curtidas

Tenso, não tenho dados estatísticos, mas o que vejo é que teve época que entrou muitos usurários atrás do ranking.

Tem que ir plantando a cultura pouco a pouco, tópico repetido vai continuar tendo.

6 curtidas

Se eu sou nova aqui na comunidade eu não vou ficar procurando post de julho do ano passado, pra ver se não é igual :yawning_face:

7 curtidas

Não precisa considerar nada.
topico duplicado mescla é pronto.

Se a pessoa criou pq não viu, não tem problema
se a pessoa criou pq viu e ingorou um outro topico, não tem problema , no fim tudo vai virar apenas um topico e ta tudo certo.

8 curtidas

Concordo @xnegx

6 curtidas

No final estarão todos comentando sobre o mesmo assunto

7 curtidas