Sistema binário, você já ouviu falar?

Quem completou o ensino fundamental certamente aprendeu (ou ensinaram) o sistema binário e também certamente disse: "Onde é que eu um dia vou aplicar isso, meu Deus?
Bom, para chegar na aplicação, primeiro vamos entender o que é o sistema binário de uma maneira muuuuuuuito simples e superficial, apenas para entender o que seja e para que serve.

Em nosso cotidiano temos vários hábitos envolvendo outros sistemas, como dezenas e dúzias. Se alguém pedir para você comprar dois ovos, você abre uma caixinha com uma dúzia e pega duas unidades e se pedirem meia dúzia você pega metade e se pedirem uma dúzia você pega a caixa inteira e se te pedirem 14 ovos você pega uma caixa e mais dois ovos e até aí ninguém vê problemas, pois desde sempre lidamos com essa forma de medida.

Nos primórdios da informática, computadores trabalhavam com válvulas (lâmpadas) e a linguagem desses computadores era simplesmente lâmpada acesa e lâmpada apagada, representando o que os computadores entendem e se comunicam até hoje, positivo e negativo.

Cada lâmpada acesa era a mensagem positiva e lâmpada apagada era negativa, tudo muito simples, mas isso precisava ser passado para uma linguagem mais simples e paupável, criando-se portanto o sistema binário, 0 e 1. E é desse jeito que o computador pensa até hoje, pra ele tudo que fazemos é sempre uma sequência de zeros e uns.

O que faz esse pensamento fluir é a energia e é outra matéria de ensino fundamental, para acender uma lâmpada é necessário um polo positivo e outro negativo (neutro). A coisa começa ficar mais complicada na utilização desse sistema:

O número 0 é representado por 00
O número 1 é representado por 01
O número dois é representado por 10
O número três é formado por 11

E assim se fecham as possibilidades, como a dúzia na caixa de ovos e para darmos continuidade na numeração, temos que abrir uma nova sequência, da mesma maneira que fizemos com a caixa de ovos.

O número quatro é formado por 01 00
O número cinco é formado por 01 01
O número seis é formado por 01 10
O número sete é formado por 01 11

E assim sucessivamente, mas e as letras você deve estar se perguntando, as letras usa o mesmo sistema, mas em outra base que é a Hexadecimal, com base 16, formados pelos números de 0 à 10, mais seis letras A, B, C, D, E e F e usamos em nosso teclado, usuários mais antigos já trabalharam muitas vezes com a tabela ASCII e nessa tabela a base que usamos é 8, daí o porque todas as outras coisas em computação são sempre nessa base, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512…

E para finalizar sem mais delongas e também porque daí pra frente o bicho pega e funde a cabeça do pessoal de Humanas, as cores também tem sua representatividade da mesma maneira, por exemplo, a cor branca para o processador é #FFF

Agora vem a resposta tão aguardada da pergunta: Onde é que vou usar essa joça na minha vida?
Aqui mesmo, na gameficação, para mensurar a participação de cada um, o sistema mede a participação por 0 e 1, calculando a energia gasta em cada participação em texto, imagens e multiplicando o resultado obtido pela pontuação determinada por que controla o game e para o processador, pouco importa se você está explicando quantos buracos tem na Lua ou se está perguntando se o arroz é por cima ou por baixo do feijão, aí entra outro fenômeno que é o interesse que você vai gerar com a sua participação e quantas e em que intensidade seu comentário vai gerar de intervenções dos amigos.

E finalizando, já vi aqui uns dois ou três tópicos com interação com emojis em uma brincadeira que achei bem legal, inclusive, e que gerou bastante integração, logo: PONTOS e engajamento para TODOS que participaram, não apenas para quem gerou a brincadeira e assim todos subiram no ranking de maneira orgânica.

Foi uma abordagem beeeeeeeeem superficial para desmistificar um pouco a computação, IA e outras traquinagens da informática, tenham sempre em mente que o computador é um idiota que tem apenas o Tico (0) e o Teco (1), porém é um idiota extremamente veloz, com capacidade abissal de processar uma informação.

20 curtidas

Ótimo tópico meu amigo @LucianoRezende , ainda mais para o pesdoal que não é da área.

3 curtidas

Estudei esse sistema no primeiro semestre da minha graduação, isso esta presente no nosso dia a dia, no uso do celular, computador, na hora de ligar uma lampada, na hora de tomar uma decisão, enfim. Tudo é binário.

3 curtidas

Certamente @natanista, tudo que envolve a tecnologia de hoje é 0 e 1.

2 curtidas

Na faculdade me foi apresentado também questões abstratas, tomada de decisão, ou seja, SIM seria 1 e NÃO seria 0. Então você consegue “viajar” e ter uma “visão binaria” da vida kkk eu acho meio viagem, mas faz sentido. Muitos coachs “quanticos” usam desses termos para vender curso. Mas é uma outra forma de ver a vida kkk

2 curtidas

Na verdade eu também não sou da área @MARCILIO, apenas um mero mortal que iniciou o aprendizado em COBOL, FORTRAM e outras programações jurássicas que graças à Deus alguém simplificou e colocou tudo dentro de aplicativos para que não seja preciso fritar as caspas no dia à dia, salvo o pessoal de TI, com sua vírgulas, dois pontos e outras maluquices da linguagem de programação.

3 curtidas

Duas expressões que me causam arrepios: Coach e Quântico.
Se as pessoas soubessem o que realmente seja a química quântica, não se davam o trabalho de ouvir esses verdadeiros charlatões que exploram na caruda a fé das pessoas, mas aí é outra história.

2 curtidas

CARAMBAAAA. @LucianoRezende seu conhecimento é digno de quem é da área. Parabéns. Eu só sabia do binário por conhcer gente de TI

2 curtidas

Já tinha ouvido falar mas com essa explicação ficou mais fácil de entender

3 curtidas

Cara, como programador, eu uso o sistema binário todo santo dia e sou completamente apaixonado por isso. Parece simples e até bobo quando você aprende na escola, mas na prática, esse “Tico e Teco” é a base de tudo o que eu faço.

Desde a lógica básica até o funcionamento mais profundo de computadores, tudo depende dessa “dança” entre 0 e 1. Por exemplo, quando estou escrevendo código, compilando programas, ou até mesmo otimizando um sistema, o que está rolando por baixo dos panos é binário puro: dados sendo processados, decisões lógicas sendo tomadas, energia fluindo de um estado para outro.

E não para por aí! Quando vou trabalhar com cores no CSS, lá está o hexadecimal (#FFF, #000, etc.). Se estou mexendo com tabelas de caracteres ou analisando bytes, a boa e velha ASCII entra em cena. Até no uso de lógica booleana, aquele “verdadeiro ou falso”, estou traduzindo ideias para 0 e 1.

Pensa nisso: a coisa que parece mais abstrata e “inútil” quando a gente aprende é, na verdade, o alicerce do mundo moderno. Tudo o que você toca no celular, no computador, na internet… é binário puro. E eu, como programador, sou praticamente um tradutor entre o mundo humano e o mundo dessas duas letrinhas mágicas: 0 e 1.

Aí você me pergunta: “Você ama o que faz?” E eu respondo: sou completamente fascinado. Transformar lógica e energia em soluções reais, criar e ver as coisas ganharem vida é simplesmente incrível. Sem o sistema binário, nada disso seria possível.

8 curtidas

Muito interessante mesmo

4 curtidas

@anaka com essa maquiagem e falando assim , me lembrou o Grinch :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

7 curtidas

Verdade, @MARCILIO …eu mesma não entendo bulufas qd envolve números :grimacing::grimacing: exatamente como o @LucianoRezende disse “cabeça funde” :rofl:

4 curtidas

Um dia um sujeito chamado Bill Gates, pediu uma audiência com a diretoria da IBM para apresentar seu protótipo de PC feito em madeira na garagem da casa dele. O diretor da IBM perguntou o que exatamente servia aquilo e Bill respondeu:

• Um dia todo mundo vai ter uma caixa dessa em casa.
    E o diretor respondeu:
  • Quando isso acontecer você volta aqui com seu projeto.

Tempos depois Bill comprou o sistema MS-DOS por US$ 50.000 e vendeu para a mesma IBM por US$ 8.000.000,00 e ainda manteve a licença do produto.
Um verdadeiro gênio.

5 curtidas

@ReMaruta e como funde…msou de humanas…kkk

4 curtidas

Mas alguma coisa da explicação conseguiu assimilar, né?
Diga que sim, não me deixe em depressão. :joy: :joy: :joy:

2 curtidas

Muito bom, meu amigo! Ótima informação

3 curtidas

Post muito legal @LucianoRezende
Realmente o sistema binário é muito interessante, e proporciona maravilhas tecnológicas pra gente!

Será que a galera ainda aprende na escola mesmo?!

3 curtidas

Deveria, né? A tecnologia hoje na palma da mão, a área de TI contratando à milhão, seria um verdadeiro desperdício não ensinar os fundamentos.

3 curtidas

Com certeza! Deveria ser matéria básica preparando os jovens para tantas oportunidades nesse mundo tecnológico que cresce exponencialmente

3 curtidas