Setembro o mês multicolor 🌈

image

Vocês sabiam que setembro é o mês com mais cores relacionadas à conscientização de assuntos diferentes. O mês de setembro não é somente o mês amarelo, existe mais duas campanhas tão importante quanto o setembro amarelo.

Há também o Setembro Vermelho que é destinado a conscientizar sobre os cuidados com o coração.
Vocês sabiam que o dia 24 de setembro (vulgo hoje) é o Dia do :heart: e no dia 29 de setembro é o dia Mundial do Coração.

O dia do coração é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares.

Um estudo da Associação Brasileira de Cardiologia, realizado em 2018, mostrou que mais de 300 mil pessoas apresentam problemas cardiovasculares.

A melhor forma de prevenção é a realização de exames de rotina e a consulta médica periódica. Além disso, também é importante a prática de um estilo de vida saudável, que contemple dieta alimentar equilibrada e exercícios físicos.

Eu disse que setembro é multicolor né, já citei acima sobre o vermelho, agora vamos conhecer um pouco sobre o Setembro Verde :green_heart: que é voltado à doação de órgãos e à luta das pessoas com deficiência.

A campanha do Setembro Verde surgiu para reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Esse dia foi instituído em 1982 por movimentos sociais que lutavam pelos direitos de PcDs. Entretanto, só em 2005 que o dia 21 de setembro foi oficializado para marcar essa data, por meio da Lei [nº 11.133/2005].
Já a campanha “Setembro Verde voltada a doação de órgãos” foi criada a partir da Lei 15.463/2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, e tem o dia 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos.

O Setembro Amarelo :yellow_heart: surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Desde 2015, quando ocorreu a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados. Desde 2003 o dia 10 de setembro é o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O lema da campanha desse ano é “Se precisar, peça ajuda!”

Então caso alguém necessite conversar não se isole, acredito que muitos aqui estarão dispostos a ajudar nem que seja conversando. E não esqueçam de incentivar a doação de órgãos para salvar mais vidas, cuidar mais do coração e respeitar os PcDs, todos merecem respeito e oportunidades.

23 curtidas

Desculpa se tem algum erro no texto, estava criando ele dentro do trem a caminho do trabalho

1 curtida

Que interessante @rafadias

1 curtida

Temos que trazer outras informações além de comidas aqui para conscientizar todos mundo né rs

2 curtidas

Não sabia, bem interessante :grin:

1 curtida

Fico feliz em trazer informações que outras pessoas não sabia

1 curtida

Adorei às informações

1 curtida

Nossa! Que interessante achava que era so setembro amarelo

1 curtida

Que post legal :sunglasses: gostei de ler

1 curtida

Acho que deviam separar, os outros assuntos não tem tanto destaque tanto que até esse mês, eu nem sabia das outras causas…

1 curtida

Pois é, muita gente não sabe. Eu sei porque a empresa que trabalho faz campanhas sobre os temas para que todos da empresa saibam a importância dessas campanhas

2 curtidas

A mídia só foca no setembro amarelo, mas as outras campanhas são tão importante quanto essa

2 curtidas

Sim! Por isso acho que seria melhor separar, pra cada uma ter o seu destaque

2 curtidas

Sem contar que é o melhor mês do ano, eu amo Setembro :smiling_face_with_three_hearts:

1 curtida

Já tinha visto aqui no comunidade do Setembro verde que não conhecia também, agora fiquei sabendo do Setembro vermelho :heart: valeu pelas informações

1 curtida

Obrigada pelas informações @rafadias . Sempre bom trazer estes temas pra qualquer que seja a comunidade.

1 curtida

Eu também amo setembro pois é o mês do meu aniversário :joy:

2 curtidas

O setembro vermelho não é muito falado né

2 curtidas

São três campanhas importantíssimas que precisamos sempre trazer a tona por mais que o setembro amarelo seja o mais falado, o verde e o vermelho são tão importante quanto o amarelo

2 curtidas

Que incrivel, eu só conhecia o setembro amarelo

1 curtida