Vocês sabiam que setembro é o mês com mais cores relacionadas à conscientização de assuntos diferentes. O mês de setembro não é somente o mês amarelo, existe mais duas campanhas tão importante quanto o setembro amarelo.
Há também o Setembro Vermelho que é destinado a conscientizar sobre os cuidados com o coração.
Vocês sabiam que o dia 24 de setembro (vulgo hoje) é o Dia do e no dia 29 de setembro é o dia Mundial do Coração.
O dia do coração é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares.
Um estudo da Associação Brasileira de Cardiologia, realizado em 2018, mostrou que mais de 300 mil pessoas apresentam problemas cardiovasculares.
A melhor forma de prevenção é a realização de exames de rotina e a consulta médica periódica. Além disso, também é importante a prática de um estilo de vida saudável, que contemple dieta alimentar equilibrada e exercícios físicos.
Eu disse que setembro é multicolor né, já citei acima sobre o vermelho, agora vamos conhecer um pouco sobre o Setembro Verde que é voltado à doação de órgãos e à luta das pessoas com deficiência.
A campanha do Setembro Verde surgiu para reforçar a importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Esse dia foi instituído em 1982 por movimentos sociais que lutavam pelos direitos de PcDs. Entretanto, só em 2005 que o dia 21 de setembro foi oficializado para marcar essa data, por meio da Lei [nº 11.133/2005].
Já a campanha “Setembro Verde voltada a doação de órgãos” foi criada a partir da Lei 15.463/2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, e tem o dia 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos.
O Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda. Desde 2015, quando ocorreu a primeira edição, ano a ano este movimento vem crescendo com mais pessoas reconhecendo que falar sobre suicídio é fundamental, mas exige cuidados. Desde 2003 o dia 10 de setembro é o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O lema da campanha desse ano é “Se precisar, peça ajuda!”
Então caso alguém necessite conversar não se isole, acredito que muitos aqui estarão dispostos a ajudar nem que seja conversando. E não esqueçam de incentivar a doação de órgãos para salvar mais vidas, cuidar mais do coração e respeitar os PcDs, todos merecem respeito e oportunidades.