Setembro Amarelo, você sabe o que é?

Oi comunidade,

Não vim falar sobre comida hoje, vou falar sobre o mês de conscientização da prevenção ao su1cídio.

A iniciativa Setembro Amarelo acontece desde 2015 e fala sobre a importância de combater o estigma em torno da saúde mental, além de incentivar a busca por ajuda.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece atendimento gratuito através do número 188, funciona 24h/dia pra todo o Brasil. Tem também atendimento por e-mail e presencial.

As UBS (Unidades Básicas de Saúde), do SUS (Sistema Único de Saúde), oferecem acompanhamento psicológico inicial e encaminhamento ao CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) em casos mais graves.

Se estiver passando por algo ou conhecer alguém que esteja, procure ajuda.

Saúde mental é sério, não ignore, se cuide.

!! Ainda vou adicionar aqui que se a pessoa estiver em crise ou em sofrimento profundo, ela não precisa aguardar nenhum tipo de encaminhamento ou agendamento para ir ao CAPS, eles são portas abertas nesses casos e fazem todo um processo de acolhimento. Então, se precisar, não se acanhem e procurem ajuda. !!

IMG_5367

27 curtidas

Um post que deveria ser fixado!!!

Viu alguém precisando de ajuda?

Ajude, não pense duas vezes!:clap::clap::clap::clap::clap:

12 curtidas

Isso mesmo @Flamenguista

7 curtidas

Tema importantíssimo @brunadob :clap:t2::clap:t2::clap:t2:
Infelizmente tem mais pessoas passando por situações difíceis ao nosso redor do que podemos imaginar

10 curtidas

Durante a pandemia… umas 6. pessoas no meu trabalho se suicidaram… trabalho há 36 anos na empresa e nunca tinha acontecido isso… precisamos nos cuidar e cuidar do próximo. Essas pessoas devem ter ficado muito isoladas e o pânico da doença, deve ter afetado mais ainda…

12 curtidas

Saúde mental é um assunto muito importante, e precisamos falar cada vez mais para que tenha a devida importância reconhecida.

6 curtidas

Todas as vidas importam, eu vi um vídeo sobre 8 minutos que seriam meio que “suficente” para ajudar algume a se acalma, distrair e evita.

Oito minutos podem parecer insignificantes, mas têm o poder de gerar mudanças profundas. Uma conversa, um apelo ou uma reflexão nesse curto período podem plantar a semente da transformação, influenciar decisões e até salvar vidas. A chave está na conexão humana, na mensagem clara e no impacto duradouro que podemos criar em tão pouco tempo. Lembre-se: oito minutos podem ser tudo o que você precisa para fazer a diferença.

9 curtidas

Caso precisem eu sempre vou ter 8 minutos ou forneça 8 minutos aos seus amigos, conhecidos e principalmente familiares.

6 curtidas

Meu Deus, nem imagino oque elas passaram para chegar a esse ponto, como a saúde mental é importante.
Depressão é um assunto muito sério.

6 curtidas

Ainda vou adicionar aqui que se a pessoa estiver em crise ou em sofrimento profundo, ela não precisa aguardar nenhum tipo de encaminhamento ou agendamento para ir ao CAPS, eles são portas abertas nesses casos e fazem todo um processo de acolhimento. Então, se precisar, não se acanhem e procurem ajuda.

7 curtidas

Infelizmente @Vanessahq

3 curtidas

Se cuida @Secrety , procure ajuda se precisar, e inspire outras pessoas com sua história.
Precisando conversar, só chamar! :wink:

4 curtidas

Nossa que triste @Crisrjbr1969
De fato o isolamento social, infelizmente, afetou muita gente.

4 curtidas

Isso @Bia ainda há um preconceito sobre saúde mental, e precisamos cada vez mais falar sobre.

4 curtidas

Que interessante @Lobertfrosr
Obrigada por compartilhar essa informação e a devida importância desse cuidado com o próximo.

3 curtidas

Isso mesmo @Vivi
Super importante seu ponto, obrigada por frisar isso aqui.

4 curtidas

Ainda mais em uma epoca que ta todo mundo meio assim sei la… saude emocional não é frescura !!!

4 curtidas

Tópico super importante. A saúde mental precisa ser levada a sério, pois há
muitas pessoas sorrindo mas no fundo sofrendo.

4 curtidas

Tópico importantíssimo, eu tenho um primo q já salvei a vida dele, por várias vezes ele tentou se matar , já fiquei presa no banheiro com ele por horas, ele estava com uma faca enorme na mão querendo tirar a própria vida , foi muito difícil pois pra mim ele é como se fosse um filho ,ficamos conversando muito tempo , choramos juntos e aos poucos ele foi se acalmando até q eu consegui pegar a faca dele e jogar pela janela., ele tem várias cicatrizes nos braços ,pescoço e pernas pq sempre se cortava , é muito triste :cry:, mas graças a Deus hj em dia ele está melhorando aos poucos, mas não podemos nos descuidar.

5 curtidas