Não vim falar sobre comida hoje, vou falar sobre o mês de conscientização da prevenção ao su1cídio.
A iniciativa Setembro Amarelo acontece desde 2015 e fala sobre a importância de combater o estigma em torno da saúde mental, além de incentivar a busca por ajuda.
O CVV (Centro de Valorização da Vida) oferece atendimento gratuito através do número 188, funciona 24h/dia pra todo o Brasil. Tem também atendimento por e-mail e presencial.
As UBS (Unidades Básicas de Saúde), do SUS (Sistema Único de Saúde), oferecem acompanhamento psicológico inicial e encaminhamento ao CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) em casos mais graves.
Se estiver passando por algo ou conhecer alguém que esteja, procure ajuda.
Saúde mental é sério, não ignore, se cuide.
!! Ainda vou adicionar aqui que se a pessoa estiver em crise ou em sofrimento profundo, ela não precisa aguardar nenhum tipo de encaminhamento ou agendamento para ir ao CAPS, eles são portas abertas nesses casos e fazem todo um processo de acolhimento. Então, se precisar, não se acanhem e procurem ajuda. !!
Durante a pandemia… umas 6. pessoas no meu trabalho se suicidaram… trabalho há 36 anos na empresa e nunca tinha acontecido isso… precisamos nos cuidar e cuidar do próximo. Essas pessoas devem ter ficado muito isoladas e o pânico da doença, deve ter afetado mais ainda…
Todas as vidas importam, eu vi um vídeo sobre 8 minutos que seriam meio que “suficente” para ajudar algume a se acalma, distrair e evita.
Oito minutos podem parecer insignificantes, mas têm o poder de gerar mudanças profundas. Uma conversa, um apelo ou uma reflexão nesse curto período podem plantar a semente da transformação, influenciar decisões e até salvar vidas. A chave está na conexão humana, na mensagem clara e no impacto duradouro que podemos criar em tão pouco tempo. Lembre-se: oito minutos podem ser tudo o que você precisa para fazer a diferença.
Ainda vou adicionar aqui que se a pessoa estiver em crise ou em sofrimento profundo, ela não precisa aguardar nenhum tipo de encaminhamento ou agendamento para ir ao CAPS, eles são portas abertas nesses casos e fazem todo um processo de acolhimento. Então, se precisar, não se acanhem e procurem ajuda.
Tópico importantíssimo, eu tenho um primo q já salvei a vida dele, por várias vezes ele tentou se matar , já fiquei presa no banheiro com ele por horas, ele estava com uma faca enorme na mão querendo tirar a própria vida , foi muito difícil pois pra mim ele é como se fosse um filho ,ficamos conversando muito tempo , choramos juntos e aos poucos ele foi se acalmando até q eu consegui pegar a faca dele e jogar pela janela., ele tem várias cicatrizes nos braços ,pescoço e pernas pq sempre se cortava , é muito triste , mas graças a Deus hj em dia ele está melhorando aos poucos, mas não podemos nos descuidar.