O Janeiro Branco é uma campanha nacional dedicada a promover a conscientização sobre a importância da saúde mental e bem estar, buscando destacar a necessidade de cuidar da mente com a mesma atenção dedicada à saúde física.
A relevância dessa campanha é evidenciada por dados alarmantes. Estudos indicam que, entre 2011 e 2022, a taxa de suicídio entre jovens brasileiros cresceu 6% ao ano, enquanto as notificações de autolesões aumentaram 29% ao ano na faixa etária de 10 a 24 anos. Além disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente em todo o mundo, representando uma morte a cada 100 ocorrências registradas.
Por isso caso vocês conheçam alguém que precise de ajuda, indiquem o CVV Centro de Valorização da Vida 188 (24 horas e sem custo de ligação), pessoalmente (nos mais de 120 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br, por chat e e-mail.
Algumas dicas para ajudar:
Demonstrar apoio
A pessoa com depressão pode pensar que ninguém se importa com ela, por isso é importante demonstrar apoio.
Acolher e ouvir
Escute a pessoa com atenção, sem julgar, dar conselhos ou opiniões.
Incentivar o tratamento
Explique que a depressão é uma doença que pode ser tratada e que é importante buscar ajuda profissional. Você pode oferecer-se para marcar consultas, acompanhar a pessoa e lembrá-la de tomar os medicamentos.
Ajudar a criar uma rotina
Uma rotina estruturada pode ajudar a pessoa a se sentir no controle e menos estressada.
Encorajar o autocuidado
Lembre a pessoa de se alimentar bem, ( comprar aquela comida que aquece o coração pelo @ifood para animar o dia) dormir bem e praticar atividades físicas.
Evitar frases que minimizam os sentimentos
Não diga coisas como “isso logo vai passar”, “você tem que se esforçar mais” ou “minha amiga teve depressão e melhorou fazendo isso ou aquilo”.
Saber o momento de ficar em silêncio
Um abraço e um momento de acolhimento e carinho pode ser o suficiente em alguns momentos.
Que possamos ser sempre luz e amor na vida das pessoas ao nosso redor.
Um incrível tópico o seu @Marcelagobi
Manter a sanidade mental tem sido desafiador.
Principalmente com tantas redes sociais, status, ego,críticas…e por aí vai.
É super importante estarmos atentos e pausarmos pra colocar tudo em ordem
As vezes uma palavra amiga já faz super diferença num momento crítico na vida de alguém.
Por mais empatia
Assunto muito relevante para o momento, assim como a Joice destacou acima. Oferecer o ouvido e papear um pouco com quem está precisando, pode não parecer nada, mas é uma forma de ajudar alguém a amenizar a dor da alma e mente
A nossa vida é sempre tão corrida, muitos afazeres e todos temos nossas lutas e dores para superar…
Cuidar da saúde mental hoje em dia precisa se tornar prioridade!!
Com certeza por mais palavras acolhedoras, empatia e amor ao próximo.
Exatamente , um abraço pode fazer a diferença e até mesmo a palvra cera melhora o dia de uma pessoa. A gente pode não saber , mas quem recebe sempre sabe
Excelente tópico.
Eu sou mãe de todos e todas por onde passo e achava que a tristeza e angústia nunca iam me atingir. O erro e esse tambem, achar que somos invencíveis, hoje estou melhor que ontem e tento ser uma pessoa melhor a cada dia.
As vezes a pessoa nem sabe a diferença que faz. Recebi mensagens suas em momentos muito delicados e posso te dizer o quanto foram importantes Espero que também tenha essa minha sorte
Muito importante essa reflexão sobre a saúde mental, especialmente com os dados alarmantes apresentados. Vamos todos nos unir para apoiar e conscientizar sobre a importância do cuidado com a mente. Obrigado por compartilhar essa mensagem de amor e acolhimento.
Que bom saber que as mensagens de apoio que você recebeu fizeram diferença para você. Espero que você continue cercada de pessoas que te tragam luz e conforto, assim como você merece.