Recusa de cancelamento

No dia 17/12/2025 às 20h23, solicitei o cancelamento de um pedido feito à loja Buona Massa - Shopping Grande Rio através do aplicativo iFood, menos de 3 minutos após a realização do pedido. A loja recusou o cancelamento alegando que o pedido já havia saído para entrega, o que considero uma justificativa incompatível com o tempo decorrido.

Segundo informações disponíveis sobre a Política de Cancelamento do iFood, o restaurante tem até cinco minutos para responder à solicitação de cancelamento. A recusa em menos de três minutos, sem comprovação de que o pedido realmente saiu para entrega, fere essa política e configura desrespeito ao direito do consumidor.

Além disso, ao tentar resolver a situação, fui submetida a um atendimento extremamente insatisfatório, sem qualquer empatia ou solução por parte da loja. Essa postura demonstra falta de compromisso com o cliente e com os princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor, como o direito à informação clara, atendimento adequado e possibilidade de arrependimento.

Diante disso, solicito:

- Reembolso integral do valor pago;

- Apuração da conduta da loja;

- Medidas corretivas para evitar reincidência.

Caso não haja resolução, reservo-me o direito de acionar os órgãos competentes, como o Procon e o Juizado Especial Cível, por descumprimento contratual e danos morais.

- Art. 49 do Código de Defesa do Consumidor: garante o direito de arrependimento em até 7 dias para compras feitas fora do estabelecimento comercial.

- Art. 6º, III e IV: assegura o direito à informação adequada e à proteção contra práticas abusivas.

- Política do iFood: restaurantes têm até 5 minutos para aceitar ou recusar cancelamentos.

5 curtidas

Oi @Mlandi, bem vinda à comunidade!

Sinto muito pela situação que você passa. Apesar de ser uma comunidade do iFood, só pra ressaltar que aqui não temos atendimento ao cliente, somos na maioria usuários clientes trocando experiências.

Li o seu relato e imagino o quão seja chato passar por este problema. Mas, pra te ajudar com o que sei, eu oriento a entrar em contato com o suporte técnico de atendimento ao cliente através do seu aplicativo, lá na parte de Perfil, depois em Ajuda!

Se a loja não aceitou prosseguir com sua solicitação, você acionando o suporte técnico poderá contar com a ajuda do atendimento humano que vai investigar melhor a situação do caso e te atender com assertividade. Vale tentar pra ver se a ajuda será válida!

Como somos uma comunidade, se puder, depois de toda a resolução do seu caso, nos informe como foi o desfecho, vai que seu relato ajude outros clientes. Obgdo!

3 curtidas