Posts feitos por Inteligência Artificial 🤖

Imagem de Internet

Fala galera, um assunto que está muito em evidência aqui na comunidade é tópicos elaborados em I.A. Eu já tive até quem achasse que eu produza tópicos por IA, talvez por fazer textos longos, algumas vezes com uso de emojis e hashtag, mas eu tenho lido muitos comentários sobre isso e me despertou o interesse em usar essa questão exatamente para uma IA analisar.

O comando foi:
Na comunidade i-Food está tendo uma reação negativa sobre tópicos criados por IA. Você é uma IA, qual a sua opinião sobre isso?

:backhand_index_pointing_down: A resposta do Chatgpt.
Essa é uma ótima pergunta — e bem atual :eyes:

A reação negativa à presença de tópicos criados por IA em comunidades como a do iFood (ou qualquer outra) é algo compreensível. Há alguns motivos principais pra isso:

1. Autenticidade e pertencimento:
    Comunidades giram em torno de pessoas que compartilham experiências reais, sentimentos e opiniões pessoais. Quando aparece um conteúdo que soa “gerado por máquina”, muitos sentem que isso quebra o senso de comunidade — parece “frio” ou “publicitário”, em vez de humano.
  2. Saturação e ruído:
    A IA pode gerar muito conteúdo rapidamente. Se isso não for bem moderado, a comunidade se enche de postagens superficiais ou repetitivas, o que reduz o valor dos debates orgânicos.
  3. Desconfiança e transparência:
    Alguns usuários se sentem enganados se não fica claro que um texto foi criado por IA. Transparência é essencial: se o conteúdo é gerado ou assistido por IA, precisa estar identificado.

Agora, a minha visão como IA (sem puxar sardinha :sweat_smile:):
A IA pode ser uma ferramenta útil, não uma substituta das pessoas. Ela pode ajudar membros a organizar ideias, esclarecer dúvidas, ou até inspirar novas discussões. Mas o coração de uma comunidade deve continuar sendo as interações humanas autênticas.

O ideal é um equilíbrio: IA como apoio, não como “voz dominante”.
Se usada com propósito e transparência, ela enriquece. Se usada de forma impessoal ou massiva, afasta.

:backhand_index_pointing_down: Minha conclusão (Luciano)
E ao final ainda sugeriu fazer um texto para postar.
Quer que eu te ajude a montar um texto curto e equilibrado sobre isso — algo que você possa postar na própria comunidade para explicar esse ponto de vista?

Eu particularmente ainda prefiro pesquisar antes de postar algo e desenvolver o texto naturalmente, tenho mudado um pouco de estilo até, mas confesso que se a informação for enriquecedora, não vejo como um problema, pois de certa forma a pesquisa, ou o envio copiado de uma reportagem ou matéria de revista não se diferencia de um artigo produzido po IA e aqui vejo um monte, vários envios de Instagram e Twitter (X) que são tão artificiais quanto a IA, então não sei se seria o caso de fazer a resenha ao final que embora tenha tido uma pesquisa sobre o assunto, o texto foi elaborado por IA. Qual a opinião de vocês?

11 curtidas

Você é incrível Luciano! Adorei a ideia de perguntar a IA sobre o tema! Top!

7 curtidas

O engraçado é que achei a resposta bem humanizada.

7 curtidas

Uso muito criação de imagem, agora texto eu nunca fiz rsrs

6 curtidas

Concordo, a IA pode ser muito interessante para corrigir erros do português ou de coesão textual. Mas as ideias e construções orgânicas certamente torna as trocas mais reais.

4 curtidas

Eu já tentei fazer, mas todas as vezes tenho que corrigir as informações, tornar mais popular as frases e aí dava mais trabalho, acabava sendo mais fácil eu escrever, até porque para sair o texto, o prompt fica quase o texto.
:joy::rofl::rofl:

3 curtidas

Deixa eu me posicionar a respeito disso assim como já falei em outro tópico, a própria IA trouxe uma resposta bem interessante e é o caminho que sigo, o problema em si não é auxílio de IA na criação de tópicos, até porque pode ser uma grande ferramenta tanto nos ajustes de textos como no alinhar de ideias, o ponto é quando o tópico por inteiro passa a ser escrito por IA, coisa que de fato tá acontecendo na comunidade.

A escrita é notória quando é um tópico feito por IA e um feito por ser humano, a IA deixa uns vestígios que entregam uso total da mesma, num espaço onde valoriza a troca de interação humana não deveria ter espaço pra esse tipo de conteúdo que é fácil de replicar em massa, o tempo que alguém leva pra criar um tópico em relação a quem crie utilizando IA é totalmente desfavorável e me surpreende ver apoio em tópicos assim, já que é totalmente contraditório ler tanta afirmação que a comunidade tá morrendo, só que ao mesmo tempo dar moral a esses tópicos que colabora com a “morte da comunidade”, igual a falecida antiga moda “isso ou aquilo” que por um tempo se tornou enjoativo.

Hoje ainda tá de uma forma bem controlada, mas ninguém sabe depois, por isso é importante informar as preocupações, mesmo assim todo tipo de mecanismo que tente burlar a gamificação tem que ser alertado justamente porque pessoas são imprevisíveis e tendem a nos decepcionar em boa parte das vezes.

5 curtidas

Então @anon58874209, indo diretamente ao ponto da discussão. Um texto por IA, pode ou não ter sido um tema imaginado por uma pessoa que não tenha um bom texto ou uma facilidade de escrita e então recorre à IA, ficamos com a ideia humana e o texto de uma máquina, que ao seu ver, não traz autenticidade e nisso eu concordo. Mas qual a autenticidade de um compartilhamento de Instagram ou de do X, onde nem a ideia e nem o texto é de quem compartilha e no entanto você curtiu massivamente?

São duas questões aí, se você é contra a originalidade do conteúdo ou se você é contra a IA… e tá tudo bem, nem todo mundo precisa ter a mesma opinião, mas coerência, sim.

Imagine que você tenha uma redação para fazer com tema livre, alguém tem a ideia e pede para a IA desenvolver e a outra busca algo na internet, recorre ao Instagram e Ctrl+C, Ctrl+V… ambas disponibilizaram 5 segundos de tempo, uma entregou sua ideia desenvolvida por uma máquina, então o texto não é original e o Ctrl+C, Ctrl-V não é da mesma forma algo que não foi nem vislumbrado e muito menos produzido por quem entregou e portanto também faltou autenticidade? Qual é a diferença?

3 curtidas

Só que isso são propostas totalmente diferentes, na rede social de fato tem zero controle quanto a isso, mas tem uma diferença enorme entre redes sociais estilo o X ou Insta e um fórum super nichado pra um público específico.

Não tem isso contra a IA, isso não foi dito em nenhuma parte da opinião, querer ir contra o que revolucionou a tecnologia e trás a acessibilidade pra muitas pessoas não faria muito sentido. Tudo é questão de bom senso… O uso equilibrado não existe nenhum malefício, só que o uso contínuo em tudo sem o toque humano é a problemática.

Não gosto do termo “burro”, mas já existe milhares de pesquisas que comprova que a dependência de IA faz uma pessoa perder o senso crítico de saber fazer as coisas sem pedir o auxílio de IA pra tudo.

Não entendi onde quis chegar com isso, de fato se a pessoa não fez não é autêntico e é isso. Questão não é a autenticidade visto que se alguém quiser recortar matéria e trazer para comunidade zero problema, o ponto é o excesso disso justo pra querer subir no ranking. O que eu acho incoerente é ver o mar de criticas e deboches sobre tópicos “Isso ou aquilo” que é um copia e cola de internet, mas apoiar IA que independente de trazer mil notícias úteis, ainda é um copia e cola, eu sou crítico dos dois, o excesso sempre é prejudicial

2 curtidas

Confesso q não me incomoda textos em IA, sabe o q me incomoda demais? São as marcações de @ em todas as postagens. Isso sim, NA MINHA OPINIÃO, não é conteúdo útil para lermos

4 curtidas

Concordo!!!

3 curtidas

Nem sempre vejo desta maneira, tem posts obviamente elaborados por IA que trouxeram além de boas risadas e espanto, muita informação, que da mesma maneira que o ser humano usa o Ctrl+C, Ctrl+V, a IA não faz nada diferente disso, a IA não produz, ela replica, organiza o que encontra na internet e elabora a resposta. Quando do início do uso domiciliar de PCs, as pessoas me diziam que o computador é inteligente e u sempre repeti que computador é um idiota estremamente veloz e traz aquilo pelo qual foi programado, compario isso com a IA hoje, ela não produz, mas sim busca, filtra, ajeita e entrega o texto ou seja lá o que foi solicitado. Eu vejo essa pecha como via em passado remoto a implicância com o uso da calculadora em sala de aula, o que interessa é saber aplicar a fórmula e utilizar corretamente a aritmética. A diferença hoje é que o tão massacrado Báscara, pode ser entregue pela IA, já na calculadora se não souber aplicar a fórmula ou saber identificar sua aplicação, a calculadora será apenas um juntado de diodos e capacitores, com uma tela de cristal líquido, ou seja um peso de papel.
Claro, evidente e óbvio que eu prefiro um post autêntico e interessante, que amplie meu conhecimento e stimule a discussão… SEMPRE.

3 curtidas

Então concordamos com isso, apesar que durante o diálogo teve uma visão um pouco diferente ao “apoiar” o uso, mas existe um consenso nosso que a criação própria é sempre um excelente caminho, isso estimula a pessoa a pensar de forma crítica e se precisar de auxílio de IA pra tirar uma dúvida ou até corrigir algo, tudo bem. Questão não é nem o uso recreativo, mas o uso total da mesma e isso se aplaudido de pé, enquanto o mesmo critica os tópicos “Isso ou aquilo” que é um copiar e colar de internet.

4 curtidas

Uso as vezes para imagem, p/ texto, história ainda nao usei.

4 curtidas

Eu não disse isso, eu disse que não vejo problemas sérios no uso que traga informação e conhecimento verdadeiro aqui na comunidade, muito diferente de fazer uso (como já fazem) em uma análise como se estivesse conversando com Psicólogo, o uso de sugerir medicamentos ou coisas que possasm inteferir negativamente na vida das pessoas, agora, trazer um texto, dizendo qua na antiga Roma se comia carne de pterodáctilo retirado congelado da cordilheira dos Andes (viajei nessa), não tem comparação.
Muito diferente alias, da pergunta, carne de pterodáctilo ou de frango? (pela milionésima vez)

3 curtidas

Outro ponto ainda mais alarmante pra esses conteúdos gerados por IA que são aplaudidos… O que garante que todos são fiéis a informação verídica? Engajamento não é tudo, nada vai garantir que fizeram o fact check da informação trazida e quem comenta duvido que tem paciência de pesquisar no Google a informação trazida, tá confiando na hombridade do próximo que pesquisou e não só copiou e colou um conteúdo.

Por isso não é uma preocupação atoa, é extremamente danoso a utilização desenfreada de IA para produção de conteúdo, por isso reforcei e trouxe estudos que comprovam tais perigos, uma coisa é uso recreativo e outro é uso total

E eu sei que uso de IA e copiar/colar informação de internet sem verificar é a mesma coisa mas o ponto que IA é mais suscetível a isso do que uma notícia que outros jornais podem confirmar que é desinformação bem rápido.

Não consigo achar algum argumento que justifique alguém usar uma IA para produção de conteúdo e as pessoas apenas aplaudir como se fosse comum.

3 curtidas

@anon58874209 boatos e falta de consulta e até de bom senso não é uma coisa contemporânea, jornais já fizeram isso no passado e o caso mais claro daquilo que você expõe, fez milhares de pessoas acreditar em histórias mirabolantes, venderam milhões de edições e a única diferença foi o meio de divulgação. E aí, a resposta seria acabar com os jornais em 1975?

VEJA SÃO PAULO

A manchete que mexeu com São Paulo nos anos 70 – o bebê-diabo | Memória

A lenda urbana que surgiu em 1975 e é comentada até hoje

Desde que a internet se popularizou que essa lu-ta pelo conteúdo verificado existe, se a IA ampliou isso, a culpa é do smartphone, que deixou a internet mais popular e mais democrática?

Ontem, minha sogra me mostrou um Instagram que dizia que ovos fabricados com plástico estavam sendo vendidos como ovos de galinha e tinha até um vídeo chinês com uma produção disso, sem IA, pois a notícia é de uma matéria de 2018 e ela veio me mostrar horrorizada, por que sou químico com especialização em polímeros, agora quantas pessoas se dispuseram buscar a informação? Não mudou nada, só temos mais um problema, pois como eu disse lá em cima, a Inteligência Artificial não produz pensamento próprio, ela busca na rede e entrega o resultado.

3 curtidas

Aliás, @ranielreis o vídeo é esse…

2 curtidas

Sim, desde que a internet existe de fato a desinformação é algo a se lutar, mas existe sites como o G1 que tem “Fato ou Fake” que desmentem notícias na internet antes mesmo da IA.

O ponto que notícia falsa não surge a cada milissegundos como uma IA que conseguem alucinar e criar milhares de informações antes mesmo de alguém conseguir pensar em elaborar

Então sim um cuidado é importante ter com tudo que trazem pra comunidade, até porque além de um claro interesse no ranking de quem o produz, ainda tem o dano de tal informação não ser verídica e ainda assim receber engajamento.

3 curtidas

O problema que ue particularmente senti, foi ter que reajustar, além de que tive que refazer o prompt várias vezes, para limpar o texto e deixarmais popular, ou seja, pra mim deu mais trabalho do que fazer o texto, fora as pontuações usadas pela IA, muitas eu não acho legal, como u uso de vígulas antes de “e”, além do uso de travessão para isolar um trecho em uma frase, pefiro o uso de vírgulas ou parênteses, enfim, não rolou.

4 curtidas