Imagem de Internet
Fala galera, um assunto que está muito em evidência aqui na comunidade é tópicos elaborados em I.A. Eu já tive até quem achasse que eu produza tópicos por IA, talvez por fazer textos longos, algumas vezes com uso de emojis e hashtag, mas eu tenho lido muitos comentários sobre isso e me despertou o interesse em usar essa questão exatamente para uma IA analisar.
O comando foi:
Na comunidade i-Food está tendo uma reação negativa sobre tópicos criados por IA. Você é uma IA, qual a sua opinião sobre isso?
A resposta do Chatgpt.
Essa é uma ótima pergunta — e bem atual ![]()
A reação negativa à presença de tópicos criados por IA em comunidades como a do iFood (ou qualquer outra) é algo compreensível. Há alguns motivos principais pra isso:
- Autenticidade e pertencimento:
Comunidades giram em torno de pessoas que compartilham experiências reais, sentimentos e opiniões pessoais. Quando aparece um conteúdo que soa “gerado por máquina”, muitos sentem que isso quebra o senso de comunidade — parece “frio” ou “publicitário”, em vez de humano. - Saturação e ruído:
A IA pode gerar muito conteúdo rapidamente. Se isso não for bem moderado, a comunidade se enche de postagens superficiais ou repetitivas, o que reduz o valor dos debates orgânicos. - Desconfiança e transparência:
Alguns usuários se sentem enganados se não fica claro que um texto foi criado por IA. Transparência é essencial: se o conteúdo é gerado ou assistido por IA, precisa estar identificado.
Agora, a minha visão como IA (sem puxar sardinha
):
A IA pode ser uma ferramenta útil, não uma substituta das pessoas. Ela pode ajudar membros a organizar ideias, esclarecer dúvidas, ou até inspirar novas discussões. Mas o coração de uma comunidade deve continuar sendo as interações humanas autênticas.
O ideal é um equilíbrio: IA como apoio, não como “voz dominante”.
Se usada com propósito e transparência, ela enriquece. Se usada de forma impessoal ou massiva, afasta.
Minha conclusão (Luciano)
E ao final ainda sugeriu fazer um texto para postar.
Quer que eu te ajude a montar um texto curto e equilibrado sobre isso — algo que você possa postar na própria comunidade para explicar esse ponto de vista?
Eu particularmente ainda prefiro pesquisar antes de postar algo e desenvolver o texto naturalmente, tenho mudado um pouco de estilo até, mas confesso que se a informação for enriquecedora, não vejo como um problema, pois de certa forma a pesquisa, ou o envio copiado de uma reportagem ou matéria de revista não se diferencia de um artigo produzido po IA e aqui vejo um monte, vários envios de Instagram e Twitter (X) que são tão artificiais quanto a IA, então não sei se seria o caso de fazer a resenha ao final que embora tenha tido uma pesquisa sobre o assunto, o texto foi elaborado por IA. Qual a opinião de vocês?