Pedidos cancelados por mau atendimento. Por que não é possível avaliar?

Ontem tive uma experiência desagradável.

Fiz um pedido, estimativa de entrega de aprox 1h. 40min depois do tempo máximo previsto, tentei contato com o restaurante. Por telefone, deu caixa postal. Pelo chat, fui ignorado. Pedi nova previsão de entrega e mais uma vez nenhuma resposta. Resultado, perdi 2h aguardando um pedido que não chegou apesar das tentativas de contato.

Acho que esse é um caso não considerado pela política de avaliação recém atualizada.
Você cancela o pedido mas fica tudo por isso mesmo. Nenhum direito de registrar uma reclamação ou relatar a situação que está toda registrada no app e só trouxe aborrecimento para o cliente. Para o restaurante, tudo certo. Não há nenhuma contrapartida já que o cancelamento impede a avaliação, uma crítica que, aliás, seria de interesse para outros usuários na hora de decidir qual loja escolher. Porque casos como esse certamente afetam a imagem do estabelecimento e isso não interessa a eles. Mas do jeito que está, podem prestar um serviço muito ruim sem que precisem dar nenhuma satisfação já que o cliente simplesmente não tem o que fazer.

Acredito que algo poderia ser incluído na política de avaliação para que cada parte assuma sua responsabilidade e não apenas uma delas saia prejudicada.

7 curtidas

Oii,acho interessante e pertinente sua ideia.
Mas teve um tópico aqui na comunidade falando sobre as entregas ,que não deve funcionar muito bem nesses 2 dias, acredito que deva ter acontecido isso com você .
Mas é uma situação chata em relação a atrasos,eu paro de pedir na loja imediatamente,e deveriam deixar avaliar até em questões de atraso, cancelamentos :clap:t2:

2 curtidas

Oi, já houve casos de atraso na entrega e as lojas avisaram, nesse caso tá tudo bem, tiveram o cuidado de informar. Mas ontem, essa loja me respondeu no chat alegando que estavam com problema para receber o pagamento no pix e pedindo para eu pagar na entrega. Cancelaram o pedido, fiz outro e simplesmente sumiram. Enfim, tudo meio estranho rs. Mas é isso, concordo com vc, melhor coisa é parar de pedir na loja.

1 curtida

mas leva em consideração que ontem e hoje ta acontecendo “gre ve” dos entregadores , e os poucos que estão trabalhando estão sofrendo represão dos outros entregadores, e muitas vezes o pedido retirado.

o suporte via chat deve está lotado de casos como esses.
então tenta de novo o contato com o chat e tenha um pouco de paciencia tambem.

eu recebi outro pedido ontem no mesmo horário normalmente. Tive 2h de paciência amigo, e se vc ler a resposta que dei para a Adriana acima, vai perceber que o problema não foi falta de entregador

2 curtidas

muitos entregadores estavam e estao sendo barrados por outros entregadores por causa da “gre ve” não da pra te certeza se o pedido vai chegar ou nao.

entao falar que recebeu outro pedido , não quer dizer absulutamente nada.

Acredito que não da pra avaliar pq o pedido não foi concluido,
agora porque ele nao foi concluido são inumeros fatores.

acho que talvez ao invez de avaliação, mostrar uma % de pedidos cancelados naquele restaurante ajude. ( isso daria uma visibilidade para o cliente )

a própria loja era responsável pela entrega, não o ifood. Moro no interior, a maior parte das entregas aqui é feita por entregadores autônomos e não há greve acontecendo. E mesmo que houvesse, a responsabilidade da loja seria informar sobre a situação e não deixar o cara esperando 2h sem resposta. Ele respondeu o chat na 1a vez que fiz o pedido, depois apenas ignorou

Sim nesse aspecto você tem razão, outras pessoas já postaram aqui casos semelhantes e pontuaram exatamente como você, me lembro que em todas elas me posicionei que o cliente do i-Food parece ser apenas os restaurantes e não os usuários, comparei a empresa a uma imobiliária, que tanto locadores como locatários são clientes, mas no i-Food o consumidor tem sido tratado como não muito importante, haja vista tantos golpes de motoqueiro sem que tenha havido uma única punição. Realmente você passa um nervoso e fica com cara de :clown_face:

2 curtidas

É bem por aí mesmo @lufepeper :thinking:
Por aqui e em outros muitos canais, há reclamações como esta sua, mesmo que haja um reembolso, a experiência frustrante fica.
Estava pensando aqui, será que se o @ifood fizer como o Reclame Aqui que deixa ao lado de cada empresa a sua % de satisfação, do tempo de resposta e se voltariam a fazer negócio de novo… não seria uma boa?
Medição essa que o próprio ifood conseguiria fazer com base nas finalizações ou não dos pedidos, resposta de chat…
Você não consegue deixar sua avaliação, mas deixaria de certa forma nessa porcentagem, sua insatisfação,duvido que os estabelecimentos não iriam se atentar a esses n°s.
Poderia ajudar não é :wink: tiveumaideia

2 curtidas

Sim a sensação é exatamente essa, a empresa protege as lojas e os consumidores que lidem com o mau atendimento.

Seria maravilhoso, só não sei se o i-Food toparia essa exposição.
Temos sempre que pensar que se aqui na comunidade usuários sinalizam as pessoas por maldade e o sinalizado fica meses exposto, imagine abrir essa mesma possibilidade para milhões de pessoas que podem muito bem sinalizar por pirraça, acho que não seria uma coisa fácil de controlar.

1 curtida

Sim, tem isso mesmo infelizmente.
Mas a ideia seria o próprio ifood fixar essas porcentagens no perfil de cada estabelecimento, baseado nos gráficos internos do app, obviamente sabem quem responde ou não o chat , quantos pedidos entregues ou não, taxa de reclamação,…etc.
A própria plataforma mediante a esses dados, poderia expor, com o tempo obviamente, ir alterando de acordo com o comportamento geral desses estabelecimentos.
Assim creio que seria justo né :oncoming_fist:

1 curtida

Seria feito por IA… a mesma que não atende os consumidores que chegam aqui falando cobras e lagartos. A sua ideia é genial, mas teria que ser acompanhada diariamente por pessoas e por isso acredito não ser aceita, mas caso seja, vai realmente ajudar e muito na decisão de adquirir uma refeição dos estabelecimentos que não tem o atendimento adequado.

1 curtida