Parceiros i-Food, entendendo o outro lado da moeda. 🤔

Fala galera, ultimamente eu mesmo tenho feito críticas sobre cupons não aceitos, cupons indisponíveis para locais afastados, estabelecimentos eternamente fechados e o valor do frete, ontem mesmo levantei essa questão, então resolvi fazer uma pesquisa na toca do lobo, na fonte mais confável de informação que é o site do i-Food para parceiros.

Não sei se descobri a pólvora e só eu não sabia ou se realmente o desconhecimento é geral, muita coisa que li lá, não achei aqui, então linkei acima o site e vou fazer um breve resumo da minha interpretação com os olhares do parceiro e tentar ser o mais impessoal e isento possível.

As informações no site são bem diretas e dissertam sobre o mundo do lado de lá, fazendo a apresentação do produto.

Pra ser direto, algumas coisas me chamaram bastante a atenção:

• Primeiro o site orienta na adequação fiscal e financeira, com a formalização da empresa junto ao FISCO e a abertura de uma conta corrente no i-Food e as formas de entrega
  • Depois explica como são os pagamentos pelos clientes, direto ao parceiro ou pelo aplicativo e nesse último caso os recebimentos são contabilizados por sete dias e pagos após 30 dias ou quatro semanas, sempre às quartas e podendo ser antecipados e recebidos em dois dias, com um deságio como é comum nas vendas por cartão de crédito.
  • Faz um breve resumo da dinâmica de montar a página, colocar fotos, valores, etc… interessante também
  • Daqui pra frente é que a coisa pega e justifica muita coisa, inclusive os pedidos mínimos para uso de certos cupons, segue as instruções:

Plano Entrega

Neste plano, seu restaurante consegue focar no preparo do pedido enquanto os entregadores parceiros ficam responsáveis por levar os pedidos aos clientes.Porém, o serviço está disponível apenas em algumas regiões do Brasil. Antes de contratar, confira se a nossa operação já chegou no endereço do seu estabelecimento.

• A entrega dos pedidos é feita pelos entregadores parceiros do iFood
  • Comissão de 23% sobre o valor de todos os pedidos e mais 3,5% nos pedidos com pagamento via iFood
  • Mensalidade de R$ 150,00, apenas se faturar mais do que R$ 1.800 mensais
  • Cancele o plano quando quiser

Plano Básico

Neste plano, você fica responsável por preparar os itens e realizar as entregas dos pedidos, além de informar os clientes sobre eventuais problemas durante o processo.Fora isso, você tem autonomia para determinar sua área, taxa e tempo de entrega, valor do pedido mínimo e formas de pagamento.

• Seu restaurante faz a entrega
  • Comissão de 12% sobre o valor de todos os pedidos e mais 3,5% em pedidos com pagamento via iFood
  • Mensalidade de R$ 110, apenas se faturar mais do que R$ 1.800 mensais
  • Cancele o plano quando quiser

É obvio que eu não esperava que não tivevesse custos, mas confesso que achei as taxas e comissões bem salgadas, principalmente para pequenos comércios. Como empreendedor, eu considero a publicidade e amplitude de atendimento uma benesse que justifica esse custo marginal, mas sabendo como funcionam as pequenas empresas, que muitas vezes não tem uma contabilidade ferrenha, não separam os custos dos lucros, tudo entra em uma enorme caixa imaginária, dá para entender.

Mas as coisas podem ficar melhor para os consumidores sem ficar ruim para os fornecedores, tiveumaideia ajustar os valores de pedido mínimo e ofertar produtos que possam ser adquiridos isoladamente, sem ter que completar o pedido com outro produto para alcançar o mínimo e uma compra de R$ 59,99 com cupom de R$ 15,00, vira uma compra de R$ 119,98, porque a compra mínima é de R$ 60,00 e não tem nada exatamente nesse valor, caracterizando a venda casada.

O SEBRAE tem diversos cursos de empreendedorismo, além das instruções do próprio i-Food, então eu acho que o caminho, tiveumaideia seria auditorias constantes pelo próprio aplicativo e visitas de correção quando for identificada ser necessárias.

E aí? O que acharam, já sabiam ou não?

Deixem aí nos comentários a sua opinião, vamos tentar afinar essa questão para que a conta não fique injusta pra ninguem.

13 curtidas

Eu não sabia, achei carinho tb. Tem compras que até prefiro fazer fora do iFood, pq sai mais em conta pedir diretamente.
Não sabia tb o que é benesse kkkkk fui no Google procurar. :sweat_smile::sweat_smile: @LucianoRezende tb é cultura

7 curtidas

Às vezes esqueço que não estou em ambiente corporativo e tropeço, deveria ter usado “vantagem”. :joy:

5 curtidas

Mas é bom, pq assim aprendemos coisas diferentes! Uma troca mútua

5 curtidas

Pois é @MARCILIO, depois de ler muito achismo aqui, resolvi me informar em fonte confiável e confesso que alguma coisa me surpreendeu.

3 curtidas

Muito bom saber esses dados que poucos têm acesso!

2 curtidas

E que são importantes para todos compreenderem como fecha o ciclo, conhecendo todo o processo, né?

1 curtida

O meu amigo tinha uma pequena pizzaria e quando eu perguntei porque ele não entrava no iFood, ele respondeu exatamente isso: “não valia a pena”. Acho que equacionar toda essa contabilidade, para que o App continue crescendo e os comerciantes faturando não é algo simples de ser feito. Por isso, parabenizo a empresa por sempre fazer imersões com os comerciantes e os consumidores, para que ideias surjam e possam sempre aprimorar o serviço oferecido.

Sobre as taxas, penso que poderia haver uma diferenciação a depender do tamanho da cidade, não é justo que um pequeno comércio de uma cidade de 15 mil habitantes pegue o mesmo que um grande comércio em uma capital. Bom, sou de humanas e conta não é o meu forte, mas fica algumas indagações no ar!

1 curtida

Oi @Ale90, excelente observação, hoje até o Mc Donald’s tem preços variados entre suas lojas, o preço que pago na avenida Pulista não é o mesmo que aqui em Bragança. A questão X é muito comum quando se fala em investimentos em Marketing e Logística, lembrando o “Dilema de Tostines”, vender mais para investir em Logística e Marketing ou investir em Logística e Marketing para vender mais?

Da parte do i-Food, acho que peca pelo não acompanhamento pontual, visitar as lojas constantemente fechadas porque não querem pagar a taxa, não contribuem em nada, ao contrário, deveria ter um limite para esse processo, uma coisa é fechar para poder atender a demanda, outra é nunca abrir.

As promoções de primeira compra, frete grátis e descontos ajuda divulgar o ponto de venda, acho um ponto positivo do i-Food, mas a qualidade do alimento, do atendimento, embalagem e entrega também faz a diferença para a fidelização do usuário do aplicativo, mas é muito comum o logista tentar driblar a promoção de um cupom, vendendo seu produto mais barato por R$ 19,99 e fixar o valor mínimo em R$ 20,00, o cliente reage negativamente e não compra, toda logística aí do i-Food foi por água abaixo e o ponto de venda não vendeu, com medo de ganhar menos não ganhou nada.

Quando se tem ou se inicia um pequeno negócio, o retorno do capital investido e o início da distribuição de lucros é sempre um longo caminho a percorrer, o empreendedor precisa ter uma reserva financeira para não sangrar a empresa no início do empreendimento e precisa ter conhecimento mínimo para não achar que todo valor da venda é lucro e se preparar para as sazonalidades oferecendo produtos alternativos ao foco principal, vender sorvetes no verão é fácil, já no inverno… O SEBRAE tem cursos que fazem esse suporte, mas poucos acham isso importante.

Sempre repito que para alguém ganhar, alguém precisa perder e hoje o dilema é esse, o cliente quer pagar o mínimo e ter o máximo, o fornecedor quer ganhar o máximo oferecendo o mínimo e no meio o i-Food vendo isso tudo e não encontrando um meio termo de conciliar as expectatívas entre clientes e fornecedores, porque na prática, consumidores e parceiros são clientes do i-Food e para não desagradar nem Maomé e nem a Montanha, faz-se muitas vezes a egípcia.

2 curtidas

Quando eu digo que eu tenho aulas de comércio, de empreendedorismo, de marketing e de vendas aqui eu não estou exagerando, heheheheheheh… Que comentário perfeito, não acrescentaria ou tiraria uma linha sequer dele.

O que você falou sobre a questão do cupom é algo que realmente irrita! Eu não me importaria de pagar 25 reais para utilizar o desconto, agora, deixar o cupom com um consumo mínimo de 20 reais e o prato custar 19,99 é tratar o consumidor como trouxa!

Por fim, a questão da capacitação é algo que precisa ser debatido no Brasil. Não entrarei em polêmicas, mas está claro que de uns anos para cá, adquirir conhecimento é visto como perda de tempo e dinheiro, quem precisa estudar se eu posso faturar fazendo dancinhas no TicTok, uma pena! Eu já fiz alguns cursos do Sebrae e são MUITOOOOOOO bons, vários são gratuitos e entregam material de ALTA qualidade, mas a galera prefere ir no intuitivo, não é por acaso que o número de pequenas empresas fechando no Brasil nunca esteve tão alto, mas esse é um papo para outra hora, hehehehehehe…

1 curtida

Olha esta publi que esta loja fez, ensina inclusive como usar a busca, simples e objetiva.
Está no Instagram do @ifood, inclusive.

4 curtidas