Fala galera, ultimamente eu mesmo tenho feito críticas sobre cupons não aceitos, cupons indisponíveis para locais afastados, estabelecimentos eternamente fechados e o valor do frete, ontem mesmo levantei essa questão, então resolvi fazer uma pesquisa na toca do lobo, na fonte mais confável de informação que é o site do i-Food para parceiros.
Não sei se descobri a pólvora e só eu não sabia ou se realmente o desconhecimento é geral, muita coisa que li lá, não achei aqui, então linkei acima o site e vou fazer um breve resumo da minha interpretação com os olhares do parceiro e tentar ser o mais impessoal e isento possível.
As informações no site são bem diretas e dissertam sobre o mundo do lado de lá, fazendo a apresentação do produto.
Pra ser direto, algumas coisas me chamaram bastante a atenção:
- Primeiro o site orienta na adequação fiscal e financeira, com a formalização da empresa junto ao FISCO e a abertura de uma conta corrente no i-Food e as formas de entrega
- Depois explica como são os pagamentos pelos clientes, direto ao parceiro ou pelo aplicativo e nesse último caso os recebimentos são contabilizados por sete dias e pagos após 30 dias ou quatro semanas, sempre às quartas e podendo ser antecipados e recebidos em dois dias, com um deságio como é comum nas vendas por cartão de crédito.
- Faz um breve resumo da dinâmica de montar a página, colocar fotos, valores, etc… interessante também
- Daqui pra frente é que a coisa pega e justifica muita coisa, inclusive os pedidos mínimos para uso de certos cupons, segue as instruções:
Plano Entrega
Neste plano, seu restaurante consegue focar no preparo do pedido enquanto os entregadores parceiros ficam responsáveis por levar os pedidos aos clientes.Porém, o serviço está disponível apenas em algumas regiões do Brasil. Antes de contratar, confira se a nossa operação já chegou no endereço do seu estabelecimento.
- A entrega dos pedidos é feita pelos entregadores parceiros do iFood
- Comissão de 23% sobre o valor de todos os pedidos e mais 3,5% nos pedidos com pagamento via iFood
- Mensalidade de R$ 150,00, apenas se faturar mais do que R$ 1.800 mensais
- Cancele o plano quando quiser
Plano Básico
Neste plano, você fica responsável por preparar os itens e realizar as entregas dos pedidos, além de informar os clientes sobre eventuais problemas durante o processo.Fora isso, você tem autonomia para determinar sua área, taxa e tempo de entrega, valor do pedido mínimo e formas de pagamento.
- Seu restaurante faz a entrega
- Comissão de 12% sobre o valor de todos os pedidos e mais 3,5% em pedidos com pagamento via iFood
- Mensalidade de R$ 110, apenas se faturar mais do que R$ 1.800 mensais
- Cancele o plano quando quiser
É obvio que eu não esperava que não tivevesse custos, mas confesso que achei as taxas e comissões bem salgadas, principalmente para pequenos comércios. Como empreendedor, eu considero a publicidade e amplitude de atendimento uma benesse que justifica esse custo marginal, mas sabendo como funcionam as pequenas empresas, que muitas vezes não tem uma contabilidade ferrenha, não separam os custos dos lucros, tudo entra em uma enorme caixa imaginária, dá para entender.
Mas as coisas podem ficar melhor para os consumidores sem ficar ruim para os fornecedores, tiveumaideia ajustar os valores de pedido mínimo e ofertar produtos que possam ser adquiridos isoladamente, sem ter que completar o pedido com outro produto para alcançar o mínimo e uma compra de R$ 59,99 com cupom de R$ 15,00, vira uma compra de R$ 119,98, porque a compra mínima é de R$ 60,00 e não tem nada exatamente nesse valor, caracterizando a venda casada.
O SEBRAE tem diversos cursos de empreendedorismo, além das instruções do próprio i-Food, então eu acho que o caminho, tiveumaideia seria auditorias constantes pelo próprio aplicativo e visitas de correção quando for identificada ser necessárias.
E aí? O que acharam, já sabiam ou não?