Sei que o que vou escrever hoje, não tem nada haver com os conteúdos do Ifood, mas acredito que seja muito importante o alerta e lembrete, ainda mais por se tratar de algo que passaremos mais adiante na vida, a terceira idade.
Cuidar dos pais idosos é um gesto de amor, gratidão e sim, muita responsabilidade. Com o passar dos anos, eles irão precisar de mais atenção, tanto para a saúde, companhia ou até para as simples e pequenas tarefas do dia a dia. Por isso é fundamental ter paciência, carinho e compreensão, respeitando a autonomia do idoso sempre que possível.
Também temos que pensar nos cuidados físicos, como alimentação equilibrada e consultas médicas regulares, é fundamental garantir também o bem-estar emocional dos idosos.
A solidão deles se torna um grande desafio nessa fase da vida, por isso é sempre bom ter momentos de conversas online e também buscar estar mais próximo, passeios e momentos de afeto, isso tudo, faz toda a diferença.
Cuidar de quem um dia cuidou de nós é uma forma de retribuir toda a dedicação e carinho que tiveram conosco, com respeito e dignidade, garantindo que essa etapa da vida deles, seja com conforto, saúde, felicidade e muito amor.
E para você, qual a melhor forma de garantir a qualidade de vida pensando na terceira idade?
Um tema que faz parte da nossa vida, se não agora, um dia certamente; envelhecer e precisar de cuidados como nossos pais, avós…pode precisar logo logo.
Meus avós estão nessa fase, além de pouca mobilidade, ainda esquecem as coisas, pegaram dengue e Chikunguya juntos recentemente, imagine o trabalho pela limitação de ambos, mas fico boquiaberta com a força que eles tem viu, muitos jovens não aguentaram a doença, minha tia jovem faleceu por isso, sou grata por serem tão fortes
Obrigada @MARCILIO, com certeza, um dia seremos idosos e se conseguirmos desde já cuidarmos da mente e do corpo da melhor forma, o amanhã será mais tranquilo.
E ela estava com o fêmur quebrado, era ruim pra dar banho, pra trocar a fralda, mas eu consegui sinto muita falta dela todos os dias, cuidaria dela para sempre se fosse necessário
Nossa @JoiceCosta pegar dengue e Chikunguya não é fácil nem para nós que somos mais jovens, imagino para seus avós, e que bom que eles tem muita força e tem você também para dar apoio.
Tenho certeza que pra você como neta, não foi nada fácil, e que bom que sua vó pôde sentir todo seu carinho através do seu cuidado e dedicação. É bom sempre termos bons exemplos para nos espelharmos.
Sim temos que cuidar muito bem, eles ficam fragilizados, a memória cada vez mais vai se apagando, a forças reduzidas, a visão, a audição… não é nada fácil envelhecer…
Me encontro nessa situação atualmente, tenho duas avós bem idosas (uma com 91 e outra com 89).
Uma delas inclusive está com duas fraturas no quadril e é a que demanda mais cuidado.
Não é nada fácil, mts vezes é exaustivo não só fisicamente mas mentalmente tbm. Só que eu não consigo me imaginar sem ajudar elas. Acho que o mínimo que temos que fazer é retribuir todo o cuidado que elas tiveram com a gente.
Amo minhas avós e faço tudo o que posso pra que elas sempre tenham conforto, carinho, atenção.
@RobertaM obrigada por dividir conosco sua situação, sinta meu abraço e minha admiração por você estar sendo forte neste momento, tenho certeza que suas avós sentem muito orgulho e admiração por tudo que vc tem feito por elas. Que Deus abençoe vcs imensamente.
Como cuidadora , posso afirmar que vai além do simples ato de cuidar.
Todos nós passaremos por essa fase e exige muita dedicação, amor , paciência.
E é extremamente maior do que eu e nem sei como expressar em palavras o quanto é importante esse processo e essa responsabilidade principalmente no caso da sua postagem ( nossos pais )
Se torna gratificante poder cuidar de quem sempre cuidou de nós, filhos por uma vida inteira.
Poder retribuir todo o carinho por quem sempre foi a nossa base e fonte de afeto .
Além de todos os cuidados básicos e adequados para o bem estar do idoso também não podemos nos esquecer da saúde mental/emocional de quem cuida , necessário o autocuidado .