Eu, você, todo mundo tem uma certa mania reclamar de tudo não é?
Se faz frio, se tá calor, se choveu, se não choveu, se o time perdeu, se o Chefe pegou no pé…
Nas tedes sociais, então, nossa, 90% é gente reclamando de alguém ou de alguma coisa…Virou moda, afirmação de inteligência..
Mas, sabia que reclamar faz mal ao cérebro?..é o que dizem os especialistas…
É claro que não está se falando aqui das reclamações “justas”, ou seja, sobre um atendimento ruim, insatisfação com um produto adquirido, servicos mau executados, etc…afinal, Complexo de Polyana também pode ser muito irritante (pessoas que vem só o lado bom em tudo).
Estamos a falar do vício da reclamação pura e simples.
A Ciência explica que uma enxurrada de reclamações, além de encher seu ouvido, atinge negativamente seu cérebro e o funcionamento do seu corpo. Pior: se você é a pessoa que tem o hábito de criticar tudo e todos, o efeito também se aplica à sua saúde mental.
O articulista e cientista da computação Steven Parton publicou um texto no site Curious Apes sobre como o fato de resmungar pode acabar com seu bem-estar e daqueles que o cercam, atingindo diretamente o cérebro dos indivíduos.
Ele explica que a cada pensamento que temos, nosso cérebro é remodelado, alterando a construção física da realidade.
A coach de alta performance e produtividade Patrícia Marinho dá 8 dicas comportamentais para escapar de gente “pra baixo”. Se você é uma pessoa assim, a especialista também orienta a melhor maneira de mudar sua forma de ver as experiências na vida:
1- “Somos o resultado das cinco pessoas que mais nos relacionamos”
“Se você está do lado de pessoas que só reclamam, em breve pode se tornar assim também”, comenta Patricia.
2 -A palavra tem muito poder
“Se você está no meio de uma crise e diz que vai ser assim até o final do ano, será”, comenta a especialista. “Leve otimismo para a conversa: ‘existe um crise, sim. Mas o que vamos fazer para mudar?”.
3- Esteja ao lado de pessoas que são altruístas e otimistas
“Uma âncora é apenas 10% do peso do navio e, mesmo assim, o prende. Não deixe que ninguém seja uma âncora”.
4- Reclamar é um hábito e, por isso, pode ser mudado
“Nosso cérebro demora 21 dias para entender que criamos um hábito. Depois, vira rotina”. Por isso, evite manter atitudes negativas, como respostas ríspidas e mau-humor.
5- Tente mudar o assunto sempre que quem reclama entrar em ação
“Você dá um bom-dia, e a pessoa responde ‘bom dia por quê?’; peça para ela respirar fundo e diga que o fato de ela estar viva já é motivo para um bom dia”.
6- Se alguém reclamar do seu lado, não faça coro à crítica
“Ela fala mal de alguém e você fala bem. Um dia essa pessoa mudará o comportamento”, pondera a coach.
7- Mude de assunto sempre que se sentir arrastado pelas energias negativas do interlocutor
Se a pessoa reclama de alguma coisa, pergunte algo como “você já viu como o céu está aberto hoje?”, para forçá-la a mudar de assunto.
8- Não tente chamar atenção da pessoa
Frases do tipo “você só reclama” ou “você fala tão mal” não funcionam, segundo a coach. “Quando alguém fizer uma crítica, fale uma coisa positiva”.
Tenha em mente que o vício da reclamação pode tirar o colorido da vida, abalar a autoestima, prejudicar as relações, manter-nos numa frequência não positiva, não feliz e
pode te esgotar emocionalmente e espiritualmente.
Mas, como combater o vício da reclamação?
- A gratidão pode ser um antídoto contra o vício da reclamação.
- A gratidão equilibra o jogo em seres eternamente insatisfeitos.
- A gratidão é um olhar que precisa ser estimulado e treinado
E a Dica de Ouro…a regra da água:
Ande com uma garrafinha de água e toda vez que pensar em falar mal de alguma coisa, beba a água e segure o líquido na boca.
É uma dica que traz benefício à saúde do corpo e da mente.