A polêmica começou com um vídeo publicado pelo influenciador Dario Centurione , do canal Almanaque SOS, que mostrou bolos e sobremesas com brilho intenso por causa do Glitter e questionou a segurança desse tipo de material. Após o vídeo viralizar, a Anvisa se manifestou condenando o uso do produto nas receitas.
O debate sobre esse tema tomou conta das redes sociais e do setor de confeitaria nos últimos dias, depois que a Anvisa reforçou que o glitter com Polipropileno (PP), Polietileno Teraftalato (PET) e outras substâncias plásticas não deve ser ingerido.
Então, fica a pergunta, quem aqui é fã desses doces e comia com frequência ou então em algumas oportunidades nas festinhas de aniversário e casamento?
Agora… eu fico aqui imaginando qual era a matéria prima daquelas bolinhas prateadas de quando a gente era criança…
Eu vi! Mas não cheguei a consumi nenhum bolo desses.. agora aqueles com bolinhas de alumínio kkk mas confesso que não gostava muito não, achava duro kkk
Tem algumas que são feitas com gelatina, mas daí precisa tomar cuidado com o pigmento que usam… Tá osso viver, viu? É cahaça batizada, pó de plástico no bolo…
Eu sou químico especialista em polímeros, sempre soube que o Glitter era feito de Polipropileno e Poliéster, mas nunca tive a curiosidade de saber se eram os usados em alimentos, até por não gostar desses enfeites em bolos e doces.
Tô bem desatualizada das redes viu ainda bem que a comunidade é informação também, fui saber aqui e dei uma pesquisada pra me inteirar mais sobre.
De fato os comércios de produtos pra festa, não separam bem as categorias, infelizmente muita gente também não tem o hábito de ler a composição do que está comprando.
Eu nunca consumi ou fiz algum bolo ou doce com glitter, acho muito artificial em excesso também nas decorações.
Que as pessoas não nutram o desespero há sim os seguros pra consumo.
Vou deixar um vídeo que vi sobre