Exatamente! Pensei que com essa porcentagem contra eles voltaria atrás na implantação. Já naquele tópico eu já tinha falado sobre a dificuldade de contato com os restaurantes e agora comprovei msis uma vez na prática. Não tem como dar certo e só os clientes serão prejudicados
Essa estória está muito mal contada, tá não?
Qual história está mal contada?
Essa mudança nas regras que claramente favorece mais o restaurante que o consumidor, @Tupolev.
Ah sim! Seria bom se pudesse ser mais detalhada essa mudança
Apesar da publicidade da mudança nas regras para cancelar pedidos, na noite do dia 19 de novembro tive um problema de qualidade com o meu pedido que veio consigo um corpo estranho, similar a um arame. Fiz a reclamação pela propria plataforma onde o restaurante afirmou que entraria em contato para resolver o problema, o que não aconteceu. Em seguida o ifood tambem entrou em contato pelo chat para confirmar se o problema havia sido efetivamente resolvido pelo restaurante e a partir dai comecei a minha tratativa com a plataforma, que mesmo com registros fotograficos do objeto, negou o reembolso indo totalmente contra a publicidade feita nessa pagina. Pois segundo o que é repassado aqui, pedidos que há falha na segurança alimentar são passíveis de reembolso.
Seja bem-vindo à comunidade @jotaniicolau se a plataforma já recusou o cancelamento, o caminho agora é o Reclame Aqui. Abra uma reclamação, anexe as fotos e muito provavelmente será resolvido, lá inclusive o atendimento é humano e rápido.
Também acho !!! Tem outros fatores importantes
Sou entregador parceiro Ifood, e sei que vcs clientes, assim como nós entregadores, sofremos com este descaso da embalagem de refrigerante do mc donalds. Ela cria uma pressão por conta do gás e explode, ou simplesmente transborda, ensopando toda a embalagem, os lanches e a bag do motoca fica toda melada. Por conta disso eu ando na moto cm um pano de microfibra e um borrifador de álcool, pois sempre que tem refri no pedido, ele sempre mela a bag. Causando frustração pra mim e pro cliente. O ifood deveria proibir o MC de fornecer refri em copo no delivery. Algumas lojas do mc, mandam em lata, assim cmo o BK e outros restaurantes. Eh muito triste essa situação que 99% dos motocas e clientes passam. #ifoodProibaRefriDoMc
É isso aí @AndreSalla, nada como ouvir a outra parte do problema, agora basta o @ifood ouvir as sugestões dos entregadores. tiveumaideia
Pior que nem tem meios de eles ouvir nós né… Dificil
Oi @AndreSalla tudo bem?
Aqui na comunidade não é dado nenhum tipo de atendimento, mas existe uma maneira de chamar a atenção marcando o @iFood e as hash sobre algum assunto e na pior das hipóteses abrir uma reclamação no site Reclame Aqui, inclusive fiz até um tópico sobre isso outro dia. Essas denúncias que você fez são muito sérias, criminosas e envolvem vários artigos, inclusive falsidade ideológica.
O assunto precisa chegar até a diretoria comercial do aplicativo e os Foodlovers também são o caminho para isso.
Cabe ao iFood esclarecer sua nova política de cancelamento frente ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), à qual está submetido.
O CDC estabelece no Art. 18 que os fornecedores são responsáveis por vícios de qualidade que tornem os produtos impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam, ou que lhes diminuam o valor.
Embora o iFood alegue que a política de reembolso é aplicável apenas a casos de insegurança alimentar (como alimentos estragados ou contaminados) e danos materiais (como embalagens rompidas), o conceito de inadequação inclui alimentos que não cumprem sua função principal. Alguns alimentos são tradicionalmente consumidos quentes, e sua chegada fria prejudica a experiência do consumidor, sendo um defeito de qualidade.
Conforme o CDC:
Art. 6, Inciso VI: O consumidor tem direito à reparação por danos materiais e morais em caso de descumprimento de obrigação pelo fornecedor.
Art. 35: Caso o fornecedor não cumpra com a entrega conforme combinado, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto equivalente, ou rescindir o contrato com direito à devolução do valor pago.
Embora o iFood atue como intermediário, ele é solidariamente responsável pela falha na prestação do serviço, de acordo com o Art. 7, único, do CDC. Assim, mesmo que o problema tenha ocorrido na logística ou no preparo pelo restaurante, o iFood deve intervir para solucionar a situação em prol do consumidor.
Além disso, o CDC é categórico ao proibir cláusulas ou políticas que limitem direitos básicos do consumidor:
Art. 51, inciso I: São nulas de pleno direito cláusulas ou práticas que impliquem renúncia aos direitos fundamentais inerentes à natureza do contrato.
Inciso IV: É abusiva qualquer cláusula que estabeleça obrigações consideradas iníquas, abusivas ou que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada.
A exclusão de responsabilidade em relação à temperatura dos alimentos coloca o consumidor em uma situação de desvantagem, já que ele paga por um serviço que não é entregue conforme esperado.
Por fim, a expectativa do consumidor também deve ser levada em consideração. O CDC considera que o produto deve atender à expectativa legítima do consumidor:
Art. 30: Toda oferta (explícita ou implícita) vincula o fornecedor. No caso de alimentos entregues via delivery, há uma expectativa implícita de que sejam entregues quentes ou conforme o prometido, a menos que explicitamente informado de outra forma.
Se o produto não atende a essa expectativa, mesmo que não haja risco à saúde, ele é considerado inadequado e está fora das especificações prometidas. Entregar alimentos frios ou fora do que fora anunciado, além de frustrar a experiência, configura descumprimento do contrato, conforme o Art. 35 do CDC.
Pior que nao é assim nao , comprei a comida estava estragada e nao quiseram fazer meu reembolso pq a loja alegou que estava otima
Fiz um pedido no domingo no McDonald’s o pedido na minha primeira mordida achei um fio de cabelo reclamei fiz um pedido de solicitação e vcs negaram falaram que analisaram mas não analisou direito joguei o hambúrguer fora e acabei perdendo 62,50 reais
@iFood @iFood @iFood @iFood
Oi @BrenoSacramento8 se o chat do aplivativo encerrou o atendimento, abra uma reclamação aqui, será atendido por uma equipe do i-Food em atendimento humano e poderá enviar prints se ainda tiver.