Mudança nas regras pra cancelar pedidos. Vem ver!

Exatamente! Pensei que com essa porcentagem contra eles voltaria atrás na implantação. Já naquele tópico eu já tinha falado sobre a dificuldade de contato com os restaurantes e agora comprovei msis uma vez na prática. Não tem como dar certo e só os clientes serão prejudicados

2 curtidas

Essa estória está muito mal contada, tá não?

1 curtida

Qual história está mal contada?

1 curtida

Essa mudança nas regras que claramente favorece mais o restaurante que o consumidor, @Tupolev.

1 curtida

Ah sim! Seria bom se pudesse ser mais detalhada essa mudança

1 curtida

Apesar da publicidade da mudança nas regras para cancelar pedidos, na noite do dia 19 de novembro tive um problema de qualidade com o meu pedido que veio consigo um corpo estranho, similar a um arame. Fiz a reclamação pela propria plataforma onde o restaurante afirmou que entraria em contato para resolver o problema, o que não aconteceu. Em seguida o ifood tambem entrou em contato pelo chat para confirmar se o problema havia sido efetivamente resolvido pelo restaurante e a partir dai comecei a minha tratativa com a plataforma, que mesmo com registros fotograficos do objeto, negou o reembolso indo totalmente contra a publicidade feita nessa pagina. Pois segundo o que é repassado aqui, pedidos que há falha na segurança alimentar são passíveis de reembolso.

2 curtidas

Seja bem-vindo à comunidade @jotaniicolau se a plataforma já recusou o cancelamento, o caminho agora é o Reclame Aqui. Abra uma reclamação, anexe as fotos e muito provavelmente será resolvido, lá inclusive o atendimento é humano e rápido.

2 curtidas

Também acho !!! Tem outros fatores importantes

1 curtida

Sou entregador parceiro Ifood, e sei que vcs clientes, assim como nós entregadores, sofremos com este descaso da embalagem de refrigerante do mc donalds. Ela cria uma pressão por conta do gás e explode, ou simplesmente transborda, ensopando toda a embalagem, os lanches e a bag do motoca fica toda melada. Por conta disso eu ando na moto cm um pano de microfibra e um borrifador de álcool, pois sempre que tem refri no pedido, ele sempre mela a bag. Causando frustração pra mim e pro cliente. O ifood deveria proibir o MC de fornecer refri em copo no delivery. Algumas lojas do mc, mandam em lata, assim cmo o BK e outros restaurantes. Eh muito triste essa situação que 99% dos motocas e clientes passam. #ifoodProibaRefriDoMc

9 curtidas

É isso aí @AndreSalla, nada como ouvir a outra parte do problema, agora basta o @ifood ouvir as sugestões dos entregadores. tiveumaideia

3 curtidas

Pior que nem tem meios de eles ouvir nós né… Dificil

1 curtida

Oi @AndreSalla tudo bem?
Aqui na comunidade não é dado nenhum tipo de atendimento, mas existe uma maneira de chamar a atenção marcando o @iFood e as hash sobre algum assunto e na pior das hipóteses abrir uma reclamação no site Reclame Aqui, inclusive fiz até um tópico sobre isso outro dia. Essas denúncias que você fez são muito sérias, criminosas e envolvem vários artigos, inclusive falsidade ideológica.
O assunto precisa chegar até a diretoria comercial do aplicativo e os Foodlovers também são o caminho para isso.

3 curtidas

Cabe ao iFood esclarecer sua nova política de cancelamento frente ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), à qual está submetido.

O CDC estabelece no Art. 18 que os fornecedores são responsáveis por vícios de qualidade que tornem os produtos impróprios ou inadequados ao consumo a que se destinam, ou que lhes diminuam o valor.

Embora o iFood alegue que a política de reembolso é aplicável apenas a casos de insegurança alimentar (como alimentos estragados ou contaminados) e danos materiais (como embalagens rompidas), o conceito de inadequação inclui alimentos que não cumprem sua função principal. Alguns alimentos são tradicionalmente consumidos quentes, e sua chegada fria prejudica a experiência do consumidor, sendo um defeito de qualidade.

Conforme o CDC:

Art. 6, Inciso VI: O consumidor tem direito à reparação por danos materiais e morais em caso de descumprimento de obrigação pelo fornecedor.

Art. 35: Caso o fornecedor não cumpra com a entrega conforme combinado, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto equivalente, ou rescindir o contrato com direito à devolução do valor pago.

Embora o iFood atue como intermediário, ele é solidariamente responsável pela falha na prestação do serviço, de acordo com o Art. 7, único, do CDC. Assim, mesmo que o problema tenha ocorrido na logística ou no preparo pelo restaurante, o iFood deve intervir para solucionar a situação em prol do consumidor.

Além disso, o CDC é categórico ao proibir cláusulas ou políticas que limitem direitos básicos do consumidor:

Art. 51, inciso I: São nulas de pleno direito cláusulas ou práticas que impliquem renúncia aos direitos fundamentais inerentes à natureza do contrato.

Inciso IV: É abusiva qualquer cláusula que estabeleça obrigações consideradas iníquas, abusivas ou que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada.

A exclusão de responsabilidade em relação à temperatura dos alimentos coloca o consumidor em uma situação de desvantagem, já que ele paga por um serviço que não é entregue conforme esperado.

Por fim, a expectativa do consumidor também deve ser levada em consideração. O CDC considera que o produto deve atender à expectativa legítima do consumidor:

Art. 30: Toda oferta (explícita ou implícita) vincula o fornecedor. No caso de alimentos entregues via delivery, há uma expectativa implícita de que sejam entregues quentes ou conforme o prometido, a menos que explicitamente informado de outra forma.

Se o produto não atende a essa expectativa, mesmo que não haja risco à saúde, ele é considerado inadequado e está fora das especificações prometidas. Entregar alimentos frios ou fora do que fora anunciado, além de frustrar a experiência, configura descumprimento do contrato, conforme o Art. 35 do CDC.

7 curtidas

Pior que nao é assim nao , comprei a comida estava estragada e nao quiseram fazer meu reembolso pq a loja alegou que estava otima

2 curtidas

Fiz um pedido no domingo no McDonald’s o pedido na minha primeira mordida achei um fio de cabelo reclamei fiz um pedido de solicitação e vcs negaram falaram que analisaram mas não analisou direito joguei o hambúrguer fora e acabei perdendo 62,50 reais
@iFood @iFood @iFood @iFood

2 curtidas

Oi @BrenoSacramento8 se o chat do aplivativo encerrou o atendimento, abra uma reclamação aqui, será atendido por uma equipe do i-Food em atendimento humano e poderá enviar prints se ainda tiver.

2 curtidas