Insônia... como vencer e como lidar. 💤

Fala galera, esta semana conversando com as @Marcelagobi ela mencionou que sofre com a insônia e para contornar essa situação ela tem jogado o Word Game, do Doofi e embora seja divertido é um dos erros mais comuns que levam à insônia e aumentam a ansiedade, que normalmente caminham juntas.

Para quem sofre de insônia e ansiedade, a rotina é uma coisa recomendada, pois é justamente o desarranjo de uma rotina que aumentam a incidência desses problemas. Existem algumas dicas de procedimentos que ajudam regular o sono e reduzir a ansiedade, mas tem que se ter a consciência que é uma atividade de persistência, como sempre digo, "o hábito do cachimbo que faz a boca torta, então não será na primeira noite que você dormirá nos braços de Morfeu, mas será um início, o primeiro passo de uma longa jornada.

De início já vou elencar quais são os inimigos do sono:

• Cigarro
  • Vipe
  • Álcool
  • Celular
  • TV
  • Energérticos
  • Alimentos de difícil digestão

Agora, quais são os coleguinhas do bom sono:

• Exercícios físicos
  • Alimentação leve
  • Hidratação
  • Meditação
  • Massagens

Aqueles que sofrem de insônia e ansiedade, um truque legal são as listas de tarefas, faça uma lista de todas as coisas que pretende ou precisa fazer no dia seguinte, mas faça durante o dia, nunca no final e no dia seguinte vá eliminando as feitas e acrescentando as que vão surgindo, assim você sentirá que detém o controle sobre as atividades, mas precisa ter consciência que não detém o controle dos resultados, como tudo na vida.

Exercitar o corpo é fundamental, assim como hidratar-se também, então atividades físicas, como caminhadas, dança e bicicleta ergométrica são super aconselhadas, liberam dopamina que relaxa nosso corpo e dá sensação de prazer, assim como o relaxamento, isso porque a meditação reduz o estresse, que pode afetar os níveis da dopamina no corpo. Para fazer meditação, é recomendado praticar diariamente exercícios como yoga, tai-chi-chuan ou meditação guiada , por exemplo.

Muita gente não sabe o que fazer quando não consegue pegar no sono. Confira algumas dicas de como acabar com a insônia:

• Evite realizar atividades muito estimulantes perto da hora de dormir. Este é o momento de procurar relaxar, tomar um banho morno, aplicar uma automassagem e preparar o corpo para o repouso.
  • Não consuma bebidas com cafeína; prefira infusões de frutas ou ervas e tome bem morninha. Também vale a pena fazer uma refeição leve três horas antes de dormir, deixando de lado doces e carboidratos.
  • Busque deitar-se sempre na mesma hora, estabelecendo uma rotina para o seu organismo.
  • Não use a cama para trabalhar, separar papéis ou organizar objetos. Crie no seu quarto um ambiente acolhedor, longe de televisão, rádio e, até mesmo do celular. Evite deixar o telefone ao lado da cabeceira ou acessar a internet quando estiver deitado.

E então? Quem aí sofre para dormir, fica rolando na cama e nada de dormir?
Bora tentar levar uma vida mais regrada e mais tranquila e finalmente dormir?

Deixe sua opinião aí nos comentários de como é sua hora de dormir, você é daqueles bons de cama que deitam e dormem ou mais um que não consegue dormir?

19 curtidas

Eu sofro desse mal :woman_facepalming:t4:

5 curtidas

E da relação das coisas que não devem ser feitas, quantas faz?
:thinking:

1 curtida

Eu sou assim desde criança, me lembro até que minha mãe acordava e ficava me questionando pq eu não dormia.
E assim seguiu
Eu ate consigo dormir cedo e a noite inteira, se eu me esgotar todos os dias trabalhando, mas esgotar tb nao faz muito bem

4 curtidas

Já tentou alguma tévnica de relaxamento @TatiGeronimo7?

1 curtida

Não

2 curtidas

Dá uma olhada lá nas dicas e tenta se adaptar, dormir mal ninguém merece…

1 curtida

Sim ninguem merece
Pode deixar vou tentar :heart_hands:t4:

2 curtidas

1:28 AM Obrigada pelas dicas @LucianoRezende
Acho que o meu caso é mais o emocional mesmo, sempre fui muito preocupada com tudo…
@TatiGeronimo7 acredita que eu também sou assim desde criança, acordo, fico pensando na vida e custo pra dormir novamente…
Já tentei a técnica da respiração mas pra mim só serve pra ficar mais ansiosa :sweat_smile:

4 curtidas

Oi @Marcelagobi foi comi eu escrevi, acaba sendo um processo de adaptação e mudança na rotina, o sono relaxado é fundamental para nossa saúde.

3 curtidas

Tenho tido muita insônia com o passar dos anos meu amigo…

3 curtidas

Já fez alguma das dicas que dei?

1 curtida

Dormir é para os fracos…
Mesmo seguindo todas as recomendações, a ansiedade vence sempre…

4 curtidas

Quando chega a esse ponto, aí precisa de ajuda médica e medicamentos.

2 curtidas

Sim…começo essa semana

3 curtidas

Faça caminhadas ao final da tardezinha, sempre ajuda, os exercícios físicos complementam as interações medicamentosas.

2 curtidas

Eu faço caminhada pela manhã…a tarde por aqui é muito movimentado

4 curtidas

Excelentes dicas @LucianoRezende, não sofro desse mal porém vou acrescentar algumas das dicas para melhorar ainda mais a hora do sono :yawning_face::sleeping_face:

2 curtidas

Boa tarde.
Interassante sua publicação.
Bom final de semana. :smiley:

2 curtidas

Obrigado @Andreia007 bom final de semana prá você também.

2 curtidas