Crise de Ansiedade: Como Reconhecer e Ajudar

Uma crise de ansiedade pode ser assustadora, mas você pode agir para aliviar o momento. Durante a crise, a pessoa pode sentir falta de ar, coração acelerado, tremores, suor e até um medo intenso de algo que nem consegue explicar.

Se estiver passando por isso:

1. Respire devagar: Inspire pelo nariz por 4 segundos, segure o ar por 4, e solte pela boca por 4. Isso ajuda a acalmar o corpo.
  2. Foque no agora: Olhe ao seu redor, toque objetos ou repita frases como “vai passar, estou seguro(a)”.
  3. Converse com alguém: Falar com uma pessoa de confiança pode aliviar o peso do momento.

Se alguém ao seu redor estiver em crise:

1. Fique calmo: Não minimize a situação dizendo “é só nervosismo”. Valide os sentimentos.
  2. Ajude na respiração: Guie a pessoa com respirações lentas. Faça junto se necessário.
  3. Ofereça conforto: Diga que está ali e que a crise vai passar. Evite tocar sem permissão.

Lembre-se: crises de ansiedade não são frescura e buscar ajuda profissional é essencial para quem sofre com isso frequentemente. Juntos, podemos lidar com a ansiedade de forma mais leve e acolhedora. :blue_heart:

12 curtidas

Eu tenho ansiedade, e tenho asma então eu tenho que cuidar muito pra não desencadear uma crise asmática, é horrivel :sob:
Obrigada pelas dicas :sparkling_heart:

5 curtidas

Não sei diferenciar uma crise de ansiedade de uma crise de pânico, principalmente quando estou passando mal. Além disso, percebo que muitos profissionais de saúde com quem lido também têm dificuldade em identificar a diferença. Já fui ao hospital durante uma crise de ansiedade e, devido à avaliação médica, acabei sendo intubado, pois acreditaram que eu estava tendo um ataque cardíaco.

2 curtidas

Que perigoso, você faz acompanhamento medico?

1 curtida

Sim faço.

1 curtida

Muito bom abordar @Larys !!!

1 curtida

Temho uma dica boa!!!

Quando estiver sentindo que vai ter uma crise…

Respira, conta até 10" e depois comece a observar em volta e falar os objetos que tem em volta e fazer uma história, mesmo que seja sem nexo! Isso foi uma tática de uma psicóloga, ela me passou e eu faço isso, já fiz muitooo antigamente.

Espero que te ajude, :raised_hands:t2:

2 curtidas

Obrigada pela dica, acho que vai ajudar bastante :smiling_face:

2 curtidas

Muito importe seu tópico, obrigada por compartilhar conosco.
Infelizmente esse é um mal que muitos enfrentam, inclusive eu.
Por mais empatia e acolhimento :heart:

2 curtidas

Dá um aperto no peito parecendo um infarto! Ninguém merece…

2 curtidas