Carteira de Identidade Nacional (CIN)

O fim do RG chegou desde o dia 11/01/2024, seguindo o prazo estabelecido pelo Governo Federal para que todos os 27 estados comecem a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

Este documento inovador no Brasil é padronizado nacionalmente e emitido com um número único vinculado ao CPF. Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados, a CIN fortalece a segurança pública e reduz fraudes. Além de ser um documento de identificação, ela integra dados ao longo da vida do cidadão, eliminando fragmentação em sistemas.

Incorporando tecnologias como QR Code e Machine Readable Zone, a CIN atende padrões internacionais e pode ser utilizada digitalmente no aplicativo GOV.BR, representando uma evolução na identificação e integração de dados no país.

rg

Como obter a Carteira de Identidade Nacional?

Você pode agendar a solicitação da nova carteira pelo site ou aplicativo. Vale ressaltar que a primeira via é gratuita. Cada estado terá uma plataforma diferente para agendamento. Aqui estão os links específicos:

Quais documentos são necessários?

Você precisa apresentar a Certidão de Nascimento ou de Casamento.

Obs: na nova Carteira de Identidade Nacional, é possível incluir informações como tipo sanguíneo, Cartão do SUS, Título de Eleitor e Certificado Militar. Esses dados estarão disponíveis apenas na versão digital da carteira no aplicativo gov.br.

A nova Carteira de Identidade tem prazo de validade?

Sim, o prazo varia conforme a idade da pessoa:

• De 0 a 12 anos incompletos: validade de 5 anos.
  • De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos.
  • Acima de 60 anos: validade indeterminada.

A substituição pelo novo RG é obrigatória?

Sim, todos devem solicitar a nova carteira, mas não há urgência. O prazo para realizar a troca se estende até fevereiro de 2032.

Curiosidade: você já solicitou a nova Carteira de Identidade Nacional? Gostou da atualização?

Fonte: Carteira de Identidade Nacional — Governo Digital

19 curtidas

Infelizmente ainda não liberou na minha região, valeu por compartilhar!

3 curtidas

Obrigada por compartilhar vou verificar se na minha região ja está fazendo

2 curtidas

Eita, o processo pelo visto estar lento. :scream::scream::scream:

Cheguei a fazer a minha ano passado, em janeiro já tava na mão

Fico feliz em ajudar, isso aí :clap:t5::clap:t5::clap:t5:

3 curtidas

Na Bahia ainda teve um atraso e foi um dos últimos estados, mas até hoje não chegou em todas as cidades da Bahia como a minha. :confused:

3 curtidas

Nossa, achei que já tinha em todos os estado, fico na torcida, acho que você estar doído pra ter ela :clap:t5::crossed_fingers:t5:

3 curtidas

@guilhermereistg Pelo menos ninguém vai poder reclamar que o Prazo foi curto :rofl:

3 curtidas

Já liberou aqui, inclusive em Mossoró mesmo, desde do ano passado. :clap:t2::clap:t2::clap:t2::clap:t2::wink:

3 curtidas

Eu curti a mudança do RG
O problema é que está muito complicado conseguir agendar, isso desde quando foi lançado o novo modelo.
Espero que melhore isso pra gente se adequar né :wink:

2 curtidas

Que sorte, viu! Tô esperando a tanto tempo por aqui e quero tirar porque assim centralizo os documentos em um só :sweat_smile:

3 curtidas

Se eu te falar… :woman_facepalming:t2::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl: esperei tanto, acho que começou pouco tempo depois de junho acho, não lembro. Quando chegou, estou tentando encontrar um horário pra ir tirar. :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::woman_facepalming:t2: eu sendo eu. Vai da certo. Heheheh quanto tirar venho aqui @guilhermereistg te atualizar e o @ranielreis também. Jaja chega por aí Raniel tenha calma.

3 curtidas

#topconteudo conteúdo de qualidade :clap:

3 curtidas

Inclusive Gui, #topconteudo :heart:

2 curtidas

Acredite, vai ter pessoa que vai dizer que o prazo tá curto :melting_face::melting_face::melting_face:

Aí sim :clap:t5::clap:t5::clap:t5:

A demanda tá bem alta, já foi emitido até então mais de 17 milhões de CNi

Tinha torcida, deste de ano passado ele tá na espera.

Valeu :heart_eyes:

Valeu :heart_eyes:

3 curtidas

@guilhermereistg Parabéns pelo post, gosto bastante de informação de utilidade pública.
Graças à Deus, já obtive a minha Carteira de Identidade Nacional-CIN.
Eu moro em Manaus-AM, e foi muito difícil conseguir agendar o atendimento on line, aqui. E não era problema de conexão de internet. Houve momentos que acordei nas madrugadas, outros que tentei logo após a zero hora, e nada, houveram mutirões com filas presenciais enormes mais as senhas acabavam cedo. Orei bastante, persistir e finalmente consegui agendar, levei todos os documentos, mais comprovante de regularização do CPF, inclusive número do Cartão Nacional de saúde-CNS, comprovante de tipagem sanguínea, comprovante de residência atualizado, e enfim consegui fazer o registro dos dados, e após um prazo recebi informação para ir obter meu documento, mais acompanhei semanalmente o site para não perder os prazos e obtive o documento.
Boa sorte à todos que pretendem obter o CIN.

3 curtidas

Heheheh jaja dá certo pra ele, e eu ajustar pra mim tirar a minha também. :woman_facepalming:t2::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl: vai da certo.

2 curtidas

Ano passado eu tive que renovar minha CNH e perguntei no poupa tempo sobre,
mas falaram que aquele em especifico ainda não estava fazendo.

mas agora só quando precisar renovar algo de novo que eu vou la.

3 curtidas

Muito bom

Estou renovando a minha agora

2 curtidas

Obrigada pelas informações, nao sabia

1 curtida

Informação ótima!!! Ainda não solicitei, vou esperar o ano começar de verdade (Carnaval) KkKk para ver isso

2 curtidas