Carteira de Identidade Nacional: validade depende da faixa etária

Oi pessoal, entrei na comunidade hoje e vi um conteúdo sobre e quis trazer algumas informações interessantes

Desde o dia 11 de janeiro de 2024, todos os estados brasileiros devem disponibilizar a emissão do novo RG. Até agora, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), no entanto, o brasileiro passa a adotar apenas o CPFcomo número identificador.

O novo documento é considerado mais seguro, apresentando um QR Codeque permite verificar a autenticidade do documento, além de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes. No entanto, a novidade ainda desperta algumas dúvidas.

Um dos principais questionamentos sobre a Carteira de Identidade Nacional é se ela tem data de validade. A resposta é sim, mas esse prazo muda de acordo com a idade do titular quando tirou o documento, de acordo com um decreto do governo federal

Se a pessoa emitiu o documento com até 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos. De 12 a 60 anos incompletos, ela aumenta para 10 anos. Já quem tirou a carteira com mais de 60 anos não precisa se preocupar, já que neste caso não há prazo de validade.

Fonte: Carteira de Identidade Nacional: validade depende da faixa etária

8 curtidas

Bem vinda a comunidade @fehalves :wave:
Muitas mudanças né, vejo como positiva, só falta os órgãos emissores se adequarem pra que não demore tanto pra gente conseguir agendar né :wink:
Eu vou deixar um link abaixo que te da uma boa base dos primeiros passos na comunidade; também, percebi que nobres colegas aqui compartilharam esse assunto conosco sobre o novo RG recentes, se puder, dá uma conferida também , bora interagir e somar pra comunidade crescer agradavelmente pra todos; qualquer dúvida marca e a gente tenta ajudar viu :handshake:

1 curtida

Seja bem-vinda à nossa comunidade :star_struck: ótimo conteúdo hoje foi surpreendida com essa novidade quando fui fazer o primeiro RG do meu filho mais novo. Também escrevi um pouquinho sobre :heart_eyes::heart_eyes:

5 curtidas

que maravilha, dps vou da uma lida @Andressa.santosfs

1 curtida