Oi pessoal, entrei na comunidade hoje e vi um conteúdo sobre e quis trazer algumas informações interessantes
Desde o dia 11 de janeiro de 2024, todos os estados brasileiros devem disponibilizar a emissão do novo RG. Até agora, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da Carteira de Identidade Nacional (CIN), no entanto, o brasileiro passa a adotar apenas o CPFcomo número identificador.
O novo documento é considerado mais seguro, apresentando um QR Codeque permite verificar a autenticidade do documento, além de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes. No entanto, a novidade ainda desperta algumas dúvidas.
Um dos principais questionamentos sobre a Carteira de Identidade Nacional é se ela tem data de validade. A resposta é sim, mas esse prazo muda de acordo com a idade do titular quando tirou o documento, de acordo com um decreto do governo federal
Se a pessoa emitiu o documento com até 12 anos incompletos, a validade é de 5 anos. De 12 a 60 anos incompletos, ela aumenta para 10 anos. Já quem tirou a carteira com mais de 60 anos não precisa se preocupar, já que neste caso não há prazo de validade.
Bem vinda a comunidade @fehalves
Muitas mudanças né, vejo como positiva, só falta os órgãos emissores se adequarem pra que não demore tanto pra gente conseguir agendar né
Eu vou deixar um link abaixo que te da uma boa base dos primeiros passos na comunidade; também, percebi que nobres colegas aqui compartilharam esse assunto conosco sobre o novo RG recentes, se puder, dá uma conferida também , bora interagir e somar pra comunidade crescer agradavelmente pra todos; qualquer dúvida marca e a gente tenta ajudar viu
Seja bem-vinda à nossa comunidade ótimo conteúdo hoje foi surpreendida com essa novidade quando fui fazer o primeiro RG do meu filho mais novo. Também escrevi um pouquinho sobre