Hoje fui emitir a 1° via do RG do meu filho mais novo e me deparei com essa novidade
Você sabia que o Brasil está adotando uma nova identidade nacional? A Carteira Nacional de Identidade (DNI) é um documento digital e físico que unificará RG, CPF, título de eleitor, carteira de motorista e outros.
Vantagens
Conveniência: acesso digital e físico.
Segurança: tecnologia anti-falsificação.
Unificação: substitui vários documentos.
Facilidade: renovação online.
Características
Formato digital no aplicativo.
Código QR com informações de segurança.
Foto e assinatura digital.
Validade: 10 anos.
Documentos necessários
RG atual.
CPF.
Certidão de nascimento ou casamento.
Comprovante de residência.
Como obter: Em qualquer Instituto de Identificação dos estados e do Distrito Federal.
Prazos
Implementação gradual (2023-2025).
RGs emitidos antes de 2023 permanecem válidos até o vencimento.
Fiz a minha em abril/24 e passei maior transtorno na Drogaria SP por causa dela. Faço uso de remédio controlado diário e minha receita fica retida, toda vez que vou comprar. Aí tenho que preencher a receita com os números dos documentos.
Essa nova CNI, não tem mais o número do RG, só consta o do CPF. Enfim, o farmacêutico não quis me vender, pq não tinha o número do RG. Toda vez que preciso comprar, tenho que levar a antiga, que está até vencida.
RG é um número que é meio obsoleto. Geralmente pedem CPF. Pelo menos comigo é o que ocorre. Que farmacêutico chato. Mesmo que esteja apenas cumprindo ordens, CPF também é documento.
É que ao retirar o remédio controlado, precisamos preencher o formulário e nele consta como obrigatório tanto o CPF qt o RG. Eles precisam se atualizar e rever esse formulário, né?
Sim, Re. Já comprei e sei como funciona mas se no documento válido nacionalmente foi alterado, eles têm que se adaptar, como vc falou. Muitas vezes preenchi e nem me pediram documento comprovando.
Exatamente, hoje no Poupatempo me falaram que não tem mais o número do RG, (e até tem mas não aparece no documento para gente, aí ela me mostrou lá o número falou para mim tirar foto que caso eu precisasse usar em algum lugar eu usasse aquele número) Mas eu achei estranho porque você ainda tem era para aparecer no documento né. Coloquei o número do SUS dele também mas também não aparece no documento só no online
Sim mas para muitos órgãos o único número que serve é o do RG. Por exemplo quando eu trabalhava como a professora no estado eu só conseguia fazer login na sede da secretaria da educação com meu RG ( foi aí que decorei o número kkkkk)
Pois é, nem tipo sanguíneo, Cartão do SUS, nada…nenhum dos documentos que sugerem para levarmos aparecem né? Só mesmo no digital, mas eu nem baixei o app dele.
Eu também não baixei ainda, usa CNH então vou demorar para passar para esse documento. Mas achei inconveniente não aparecer os outros números que poderiam constar para nós facilitar a vida