🥘 Escolhendo a panela ideal pro nosso lar!

Aliás, todas essas embalagens que lembram um tubo de ensaio, geralmente em temperos, são as pré-formas das garrafas, que alguém lá atrás vislumbrou outro uso e ganhou mercado.

2 curtidas

O velho e o novo sempre lado a lado👏
Evolução é sempre relembrar as origens né, em tudo na vida.

1 curtida

Eu vi dessa na Shopee @PriTrevizan🔝 , tem de outras cores também, uma versão da panela de pressão, linda por sinal, quero testar um dia.

3 curtidas

Em termos de reciclar , você preferiria o vidro né? Será que não existe um meio termo pra não custar tanto e atrair os fabricantes? tá aí algo que eu queria realmente saber mais , dessas possibilidades futuras :recycle:

2 curtidas

Interessante isso

2 curtidas

siiim, eu vi na shopee, na americanas e uma loja específica online tmb…
Queria muito a panela comum e uma chapa pra fritura

2 curtidas

isso é legal!
Gosto de ver o Manual do Mundo, e eles já mostraram como esses “tubos” não inflados para virar garrafa

3 curtidas

Sim, o vidro pode ser reciclado puro ou como carga em novas aplicações, como revestimento de pisos e paredes. O problema é o peso específico que limita o volume transportado e o preço de R$ 0,20 o quilo triturado, uma carga de 500 quilos, limite de transporte de uma Saveiro, por exemplo paga R$ 100,00, o mesmo peso em alumínio amassado que paga R$ 6,50 o quilo garante um retorno de R$ R$ 3.250,00, precisa ser um investimento institucional mesmo, sem fins de lucrativos, mas quem vai peitar isso?

2 curtidas

Quando foi colocado no mercado em 1988 revolucionou o mercado de refrigerantes e de lá prá cá, reduziu e muito a espessura das garrafas, as primeiras eram extremamente rígidas e tinha fundo à parte, pois ainda era um projeto novo e o fundo da garrafa era côncavo arredondado.

3 curtidas

acho que as eletricas sao as melhores, tanto panela de arroz eletrica nunca mais queimei o arroz com ela, e fritadeira eletrica (air fryer) onde nao preciso de olho pra fritar as carnes, batata e outros, so esta faltando ter panela de pressao eletrica ai sim kkkkk

4 curtidas

As super modernas são tão práticas né, a cozinha do futuro :sparkles:

3 curtidas

Nossa eu lembro dessas garrafas…. Da coca era preto ……

3 curtidas

@JoiceCosta graças ao seu tópico, assisti o filme “O preço da Verdade”, fiquei chocada! Com tantos anos nas costas, eu nunca tinha ouvido sobre isso ( afff q mundo q eu estava! :thinking:)
Pior que eu toda feliz qd recebi pagamento de pesquisa e comprei essas benditas panelas, até postei no Instagram, achando q tava arrasando :sunglasses: já vou providenciar a troca! Obg pela informação e pela indicação do filme.

4 curtidas

Fico muito feliz mesmo que tenha assistido ao filme @ReMaruta :blush: também tive o mesmo sentimento que você, o de ’ como não sabia disso antes’ :face_with_open_eyes_and_hand_over_mouth:
Acho que os fatos tristes como essa história, tendem a encaminhar a maioria das pessoas pro esquecimento , é mais conveniente sabe,; por isso muita coisa, mesmo documentada e exposta como o filme, é varrida pra debaixo do tapete ‘social’ , imagine as novas gerações então, se não pesquisarem a história, pouco saberão do já aconteceu.
Quanto as panelas de hoje antiaderentes, fico receosa, sinceramente não entendo de composições sabe, a substância tóxica no teflon é proibida e de uso restrito, mas como saber realmente se não tem nas nossas né :thinking:
Por via das duvidas eu tô usando as de cerâmicas, se Deus abençoar vou comprar umas de pedra e ferro também., mais saúde né :smiling_face_with_three_hearts:

5 curtidas

Vc está certa, eu não entendo nadinha e agora fiquei com receio desse material ser ou não tóxico. Vou esforçar e pegar as de cerâmica mesmo.

2 curtidas

O Politetrafluoretileno (PTFE), Teflon é a marca da Du Pont, libera o ácido perfluorooctanoico (PFOA) apenas em altas temperaturas, como esquecer a panela ou frigideira no fogo e entrar com o alimento nessa temperatura, embora meio raro, pode haver sim a liberação, entretando as panelas de alumínio e cobre também se usadas de maneira errônea liberam alumínio e cobre.

No caso do alumínio, que é um metal pesado, os riscos são de afetar o sistema nervoso, ósseo e o hematopoiético, além de risco de osteoporose, aluminose (contaminação de alumínio nos pulmões) e os sintomas são alterações intestinais, inchaço abdominal, má digestão, problemas de pele… Aliás é muito mais provável uma intoxicação em panelas de alumínio que com PTFE, principalmente para quem usa utensílios ferrosos para manusear os alimentos, literalmente arrancando alumínio da panela e contaminando o alimento.

Já no caso das panelas de Cobre e vou incluir aqui também o Ferro, o corpo humano não produz cobre e nem ferro, por isso é preciso ingerir alimentos ricos com esses minerais ou suprir com complementos alimentares, o cobre é fundamental para o sistema nervoso, cardiovascular e imunológico, a falta de cobre pode causar anemia, fraqueza muscular, cansaço e abatimento, já o excesso de cobre pode ser causado por uma anomalia genética ou pelo consumo excessivo de cobre.

Ferro é mais complexo devido sua função agir principalmente na corrente sanguínea, sua função é transportar oxigênio, produzir células vermelhas do sangue, e atua no sistema nervoso. Outras funções são transporte de oxigênio pelo sangue, produção de hemácias, equilíbrio hormonal, síntese de DNA, transporte de elétrons, construção de músculos, etc…

A deficiência de ferro causa fadiga, perda de estamina (capacidade de manter o esforço físico ou mental por longos períodos de tempo), falta de ar, fraqueza, tontura, palidez (antigamente se olhava por dentro das pálpebras para uma análise visual), Síndrome das pernas inquietas (SPI)…

Já o excesso de ferro causa a diminuição da libido, atrofia testicular ou impotência em homens, alterações do ciclo menstrual ou ausência de menstruação em mulheres, falência de alguns órgãos, como fígado, pâncreas, coração e tireoide, favorecimento do surgimento do câncer de fígado.

Por isso é de extrema importância os exames sanguíneos para acompanhar a situação de nosso corpo semestralmente, embora a maioria associe a ideia que exame de sangue seja para verificar colesterol e até é, mas não só.

4 curtidas

Vc é uma biblioteca humana! Cheio de conhecimentos vastos, obg por mais essas informações. Ser químico deve ser o máximo, saber e entender cada elemento e suas propriedades, funções, etc. :star_struck:

4 curtidas

Tudo na vida tem explicação e normalmente a química explica e os nomes esquisitos que são quase impronunciáveis, também são associativos, parece difícil, mas é só prática.
:wink:

4 curtidas

Tenho dessa panela, comprei em 2020 e ainda funciona normalmente.

3 curtidas

Muitooooooo interessante esse seu tópico, nunca tinha parado para pensar na quantidade e tipos de panelas que há! Vou procurar depois o filme, adoroooooooo o ator que interpreta o advogado, obrigado pela indicação!

7 curtidas