Os entregadores andam pedindo o código antes de mostrar o pedido, então não tem como saber se ele está lacrado ou não, gostaria de saber se eu posso mostrar o código pro entregador antes dele me mostrar o pedido, e aí se o pedido não estiver lacrado pedir reembolso, pode dar algum problema pedir reembolso pelo fato de não estar lacrado após dar o código pro entregador? Ou eu só devo dar o código pro entregador depois de analisar a embalagem, para não correr risco de ficar sem reembolso em caso de embalagem violada?
Oi @Manoel11, boas vindas à comunidade de clientes!
Realmente é um tópico interessante esse seu. Vou falar sobre mim tá. Onde eu moro dificilmente tenho problemas com o iFood, entregadores e/ou até restaurantes. De modo geral tudo o que eu peço pelo aplicativo chega certinho do jeito que eu gosto ou às vezes sou até surpreendido pela loja/restaurante.
Você pode passar o seu código no ato da entrega, claro, nunca pelo chat do entregador ou da loja. O código é o meio principal que você fornece e que o sistema vai saber que foi de fato entregue com sucesso o pedido, MAS, você pode pedir pra ver o seu pedido primeiro, conforme é cliente e deseja analisar a parte externa do pedido e, em seguida, passar o código pra pessoa entregadora. Porém, cada entrega tem sua particularidade e cada caso é um caso.
Quando esses casos acontecem, é uma situação delicada, mas o iFood realiza minuciosamente uma investigação pra de fato entender o que aconteceu e resolver da melhor maneira e com assertividade.
Olá @Manoel11 tudo bem? Seja bem-vindo à comunidade de clientes do i-food, já houve no passado essa discussão e aí precisamos ser coerentes com o processo. A entrega do código, que deve ser entregue apenas no recebimento do pedido não assegura as condições em que o pedido chegou e para ter o reembolso é necessária a efetivação da entrega.
Aos clientes, o i-food recomenda não receber o pedido, se o lacre estiver violado e aos entregadores recomenda pedir o código para confirmar a entrega, então…
Colei aqui um vídeo das instruções do i-food aos entregadores e abaixo coloquei o texto, caso não consiga acessar o vídeo.
Segue as instruções:
O entregador do iFood usa um código para confirmar a entrega, que só pode ser inserido após receber o código do cliente. O entregador informa o código localizador do pedido (8 dígitos) ao chegar no local, e o cliente, por sua vez, fornece um código de confirmação de 4 dígitos para finalizar a transação. Esta medida visa aumentar a segurança, pois garante que o pedido foi entregue à pessoa certa.
Etapas do processo
- Entregador: ao chegar no destino, o entregador informa o código localizador do pedido, que está disponível no aplicativo, para a conferência.
- Cliente: o cliente informa ao entregador um código de confirmação de 4 dígitos que está no seu aplicativo.
- Entregador: o entregador insere o código de 4 dígitos no aplicativo para confirmar a entrega.
O que acontece no caso de entregas realizadas por restaurantes?
- Entrega Própria: em algumas entregas próprias, o restaurante envia um link único de confirmação para o entregador. O entregador confirma a chegada e insere o código de 8 dígitos da comanda. O cliente, então, fornece o código de 4 dígitos para finalizar a entrega.
Novidades e segurança
- O código de confirmação pode ser personalizado pelo cliente, que pode criar o seu próprio código de 4 dígitos. Caso contrário, o código continuará sendo os quatro últimos dígitos do número do celular.
- O código de entrega é uma medida de segurança para todos, uma vez que garante que o pedido foi entregue corretamente.
- Essa medida é especialmente importante para evitar cancelamentos de pedidos que foram entregues com sucesso.
Para saber mais sobre como o código de entrega funciona, você pode assistir a vídeos explicativos como este do YouTube e ler sobre a confirmação de entrega para restaurantes, que é explicada no blog do iFood. Além disso, você pode consultar as respostas para entregadores no iFood Entregadores.
Fonte: I-food entregadores.
Pow cara, mas aí nem você viu o vídeo direito. Isso é para entregadores contratados pela loja, não os entregadores do ifood. Fora que esse canal do youtube com 2 mil inscritos não é oficial do ifood.
Vi sim e o vídeo embora não seja de uma fonte oficial do i-food, mostra uma real situação.
E só para constar, aqui também não ê um canal oficial do i-food, nem para clientes e parceiros e nem para entregadores, respondi apenas por que achei conveniente e ao final coloquei o canal oficial de entregadores é só clicar e resolver por lá.
![]()