Manter a casa limpinha e cheirosa é bom demais, né? Mas você sabia que alguns hábitos podem ser perigosos? E que o tipo de produto usado varia bastante entre culturas? Bora explorar o mundo da limpeza doméstica com segurança e eficiência!
O Risco das “Misturinhas”
Muita gente adora criar receitas caseiras misturando produtos de limpeza, mas cuidado: algumas combinações podem ser super perigosas!
Água sanitária + vinagre: Gera gás cloro, que é tóxico.
Água sanitária + amônia: Pode causar irritação nos olhos e pulmões.
Desinfetante + detergente: Reduz a eficácia de ambos e pode liberar vapores irritantes.
Dica de ouro: use cada produto separadamente, seguindo as instruções do rótulo. E lembre-se de manter os produtos longe das crianças e pets!
Produtos Mais Usados no Brasil
Aqui no Brasil, alguns produtos são clássicos da limpeza doméstica: Água Sanitária: Multiuso para desinfetar banheiros, pisos e até frutas e verduras (diluída, claro). Sabão em Pó: Ótimo pra lavar roupas, mas também quebra um galho na limpeza de quintais e áreas externas. Detergente Neutro: Versátil, usado na cozinha e até em vidros. Desinfetantes: Aromáticos e eficientes para limpar banheiros e pisos. Lustra-Móveis: Deixa os móveis brilhando e protege a madeira.
Como Outras Culturas Fazem Limpeza?
Japão: Prefere produtos suaves e práticas minimalistas. Muito vinagre e bicarbonato na limpeza diária.
EUA: Produtos em spray e panos descartáveis são super comuns.
Europa: O sabão de Marselha (ou sabão natural) é muito usado pra quase tudo!
Cada cultura tem seus hábitos e preferências, mas o importante é sempre usar produtos com responsabilidade.
Peça Produtos de Limpeza no iFood Mercadopedeifoodjá
Sabia que dá pra pedir produtos de limpeza direto no iFood? Nada de carregar sacolas pesadas! Aproveite pra garantir tudo que precisa com poucos cliques.
Minhas indignações próprias: - EUA: Produtos em spray e panos descartáveis são super comuns. (Eu acho o cúmulo o pessoal limpando banheiro com paninho sem esfregar, jogar água) kkk
E você?
Qual é seu produto de limpeza indispensável?
Já se arriscou em alguma “misturinha”? Conta pra gente nos comentários!
boa né amigo?
Nossa, quem nunca ficou tonto limpando o banheiro com uma misturinha né?
ahhh lembrei do nosso amigo químico! diz aí @LucianoRezende qual a misturinha de casa mais perigosa?
Essa cultura de limpeza com spray ou lenco umedecido não é só nos EUA, mas em muitos outros países… acho que seja pelo estilo de construção das casas que são bem diferentes das nossas…
Eles usam muito madeiras e drywall…
Em casa não pode faltar o Tira-limo X14 é tão prático aplicar o spray, sem precisar esfregar. E o Cif também, pra não fazer muita força pra dar brilho.
moleeer, veja é tão útil né?
Mas vc acredita que não posso usar ele de jeito nenhum em casa? eu tenho alergia a algum componente dele e espirro sem parar!
aí eu uso esse:
Os erros mais comuns é misturar produto ácido ou que contenha ácido com cloro, a mistura cria uma sinergia formando um vapor tóxico causando grande prejuízo do sistema respiratório.
Mas, jogar o produto diretamente no chão ao invés de diluir, usar limpa pedra em revestimentos que não são pedras, achar que o cloro ou água sanitária não tem contra indicações e por último comprar sem fazer uma consulta formal no fabricante, preferem acreditar nas correntes do Zap e redes sociais.
Vinagre de álcool, daquele mais vagabundo e barato, são os mais eficientes na desinfecção de geladeiras, armários e auxiliam na limpeza de box.
Sapólio líquido, eu indico sempre dois, o Ypê sem cloro e o Radium também sem cloro. Lembrando que sapólio se usa gotas e deve ficar agindo uns 5 minutos antes da remoção, muitas vezes é necessário um aux´lio mecânico (esfregar) para remover a mancha, inclusive manchas de alumínio em porcelanato.
Detergente neutro para louça e alcalino para remover gorduras (Veja limpa fogão), outro produto para ser usados em gotas e não em borrifadas, pois são produtos que diluema gordura e quanto mais se aplica, mas tempo demora para remover o excesso, então as famosas apertadas na bucha da cozinha é só grana pro ralo.
Álcool 40% para limpeza de vidros e superfícies das mesas de cozinha.
Por último desaconselho o uso da bucha verde e amarela, pois detona mais que limpa, indico a azul para utensícios com PTFE (Teflon) e a rosa e branca para todo resto de limpeza doméstica.
Vou abrir um parênteses para a bucha. A bucha verde serve para limpar pouquíssimas coisas, pois tem um poder de riscar enorme e costumam ser usadas na limpeza de tudo. É comum alimentos estragarem nos potinhos plásticos (Tuperware) mesmo dentro da geladeira ou na marmita e isso ocorre porque essa bucha cria micro fissuras no plástico, onde se abrigam as bactérias que em contato com o alimento “azedam”, então pode jogar fora e comprar a rosa e branca da 3M.
Sim, os fabricantes de porcelanato e Marmorarias adoram também, eles adoram uma reposição. Detona as borrachas, canos e tubos de PVC, etc, etc, etc…
Ele realmente mata bactérias, tira mofo, etc, mas a quantidade usada é absurda, produtos de limpeza pode ser comparado à máxima do medicamento, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose utilizada, essa é que é a questão. J´´á tive clientes que compravam 5 litros de cloro por mês outros oito, só prejuízo.