🧹 Dicas de Produtos para Limpeza em Casa

Manter a casa limpinha e cheirosa é bom demais, né? Mas você sabia que alguns hábitos podem ser perigosos? E que o tipo de produto usado varia bastante entre culturas? Bora explorar o mundo da limpeza doméstica com segurança e eficiência! :house::sparkling_heart:

:warning: O Risco das “Misturinhas”

Muita gente adora criar receitas caseiras misturando produtos de limpeza, mas cuidado: algumas combinações podem ser super perigosas!

• Água sanitária + vinagre: Gera gás cloro, que é tóxico.
  • Água sanitária + amônia: Pode causar irritação nos olhos e pulmões.
  • Desinfetante + detergente: Reduz a eficácia de ambos e pode liberar vapores irritantes.

Dica de ouro: use cada produto separadamente, seguindo as instruções do rótulo. E lembre-se de manter os produtos longe das crianças e pets! :paw_prints:

:soap: Produtos Mais Usados no Brasil

Aqui no Brasil, alguns produtos são clássicos da limpeza doméstica:
:one: Água Sanitária: Multiuso para desinfetar banheiros, pisos e até frutas e verduras (diluída, claro).
:two: Sabão em Pó: Ótimo pra lavar roupas, mas também quebra um galho na limpeza de quintais e áreas externas.
:three: Detergente Neutro: Versátil, usado na cozinha e até em vidros.
:four: Desinfetantes: Aromáticos e eficientes para limpar banheiros e pisos.
:five: Lustra-Móveis: Deixa os móveis brilhando e protege a madeira.

:earth_africa: Como Outras Culturas Fazem Limpeza?

• Japão: Prefere produtos suaves e práticas minimalistas. Muito vinagre e bicarbonato na limpeza diária.
  • EUA: Produtos em spray e panos descartáveis são super comuns.
  • Europa: O sabão de Marselha (ou sabão natural) é muito usado pra quase tudo!

Cada cultura tem seus hábitos e preferências, mas o importante é sempre usar produtos com responsabilidade.

:shopping_cart: Peça Produtos de Limpeza no iFood Mercado pedeifoodjá

Sabia que dá pra pedir produtos de limpeza direto no iFood? :shopping: Nada de carregar sacolas pesadas! Aproveite pra garantir tudo que precisa com poucos cliques.

Minhas indignações próprias: - EUA: Produtos em spray e panos descartáveis são super comuns. (Eu acho o cúmulo o pessoal limpando banheiro com paninho sem esfregar, jogar água) kkk

:speech_balloon: E você?

• Qual é seu produto de limpeza indispensável?
  • Já se arriscou em alguma “misturinha”? Conta pra gente nos comentários!

Amantes de Mercado comunidade

15 curtidas

@PriTrevizan ótimas as dicas. Muito rekevante. Parabéns

2 curtidas

boa né amigo?
Nossa, quem nunca ficou tonto limpando o banheiro com uma misturinha né?
ahhh lembrei do nosso amigo químico! diz aí @LucianoRezende qual a misturinha de casa mais perigosa?

3 curtidas

Essa cultura de limpeza com spray ou lenco umedecido não é só nos EUA, mas em muitos outros países… acho que seja pelo estilo de construção das casas que são bem diferentes das nossas…
Eles usam muito madeiras e drywall…

3 curtidas

Em casa não pode faltar o Tira-limo X14 é tão prático aplicar o spray, sem precisar esfregar. E o Cif também, pra não fazer muita força pra dar brilho.

3 curtidas

Obrigada pelas dicas :slightly_smiling_face:

1 curtida

Obrigado pelas dicas, @PriTrevizan

1 curtida

noooossa, o x-14 é meu queridinho aqui também!

E esses dias eu peguei uma promo tão boa dele no ifood, que 3 sairam pela metade do preço!

1 curtida

sim sim, verdade!
o compensado usado no drywall não pode molhar que estufa, descola…
Mas pra nós que jogamos água em tudo é estranhão né?

Eu gosto muito de ver uns tiktoks de brasileiras que fazem limpeza na gringa haha

1 curtida

Veja limão em tudo e paninhos descartaveis !!

4 curtidas

moleeer, veja é tão útil né?
Mas vc acredita que não posso usar ele de jeito nenhum em casa? eu tenho alergia a algum componente dele e espirro sem parar!
aí eu uso esse:

2 curtidas

Já fiz bastante misturinhas mas hoje não faço mais!

2 curtidas

Os erros mais comuns é misturar produto ácido ou que contenha ácido com cloro, a mistura cria uma sinergia formando um vapor tóxico causando grande prejuízo do sistema respiratório.

Mas, jogar o produto diretamente no chão ao invés de diluir, usar limpa pedra em revestimentos que não são pedras, achar que o cloro ou água sanitária não tem contra indicações e por último comprar sem fazer uma consulta formal no fabricante, preferem acreditar nas correntes do Zap e redes sociais.

5 curtidas

ai que triste, eu limpo até o gato com esse veja.

mentira kkkkk

1 curtida

limpar banheiro sem candida nao d´a, é o melhor produto.

1 curtida

Produtos que indico para limpeza sem restrições:

• Vinagre de álcool, daquele mais vagabundo e barato, são os mais eficientes na desinfecção de geladeiras, armários e auxiliam na limpeza de box.
  • Sapólio líquido, eu indico sempre dois, o Ypê sem cloro e o Radium também sem cloro. Lembrando que sapólio se usa gotas e deve ficar agindo uns 5 minutos antes da remoção, muitas vezes é necessário um aux´lio mecânico (esfregar) para remover a mancha, inclusive manchas de alumínio em porcelanato.
  • Detergente neutro para louça e alcalino para remover gorduras (Veja limpa fogão), outro produto para ser usados em gotas e não em borrifadas, pois são produtos que diluema gordura e quanto mais se aplica, mas tempo demora para remover o excesso, então as famosas apertadas na bucha da cozinha é só grana pro ralo.
  • Álcool 40% para limpeza de vidros e superfícies das mesas de cozinha.
  • Por último desaconselho o uso da bucha verde e amarela, pois detona mais que limpa, indico a azul para utensícios com PTFE (Teflon) e a rosa e branca para todo resto de limpeza doméstica.

Vou abrir um parênteses para a bucha. A bucha verde serve para limpar pouquíssimas coisas, pois tem um poder de riscar enorme e costumam ser usadas na limpeza de tudo. É comum alimentos estragarem nos potinhos plásticos (Tuperware) mesmo dentro da geladeira ou na marmita e isso ocorre porque essa bucha cria micro fissuras no plástico, onde se abrigam as bactérias que em contato com o alimento “azedam”, então pode jogar fora e comprar a rosa e branca da 3M.

2 curtidas

Sim, os fabricantes de porcelanato e Marmorarias adoram também, eles adoram uma reposição. :joy: :joy: :joy: :joy: :joy: Detona as borrachas, canos e tubos de PVC, etc, etc, etc…

Ele realmente mata bactérias, tira mofo, etc, mas a quantidade usada é absurda, produtos de limpeza pode ser comparado à máxima do medicamento, a diferença entre o remédio e o veneno está na dose utilizada, essa é que é a questão. J´´á tive clientes que compravam 5 litros de cloro por mês outros oito, só prejuízo.

3 curtidas

Excelente publicação @PriTrevizan e com os comentários e observações do amigo @LucianoRezende ficou ainda melhor!!! Muito obrigada aos dois!!

2 curtidas

Só uma tampinha diluída em lt de água, pronto.
Porque pode até lavar salada com ela né ?
Deixar de molho.

Tudo depende da dosagem.

1 curtida

Sim, na proporção de 2,0 à 2,5% de hipoclorito de sódio.

2 curtidas